Qual é a característica peculiar da organização do corpo de um anelídeo?

Perguntado por: Nuno Enzo Faria  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (1 avaliações)

As principais características dos anelídeos são atribuídas à sua morfologia corporal. Os anelídeos possuem corpo alongado, geralmente cilíndrico e, o mais importante: segmentado, também chamado de corpo metamerizado, que nada mais é que um corpo organizado em segmentos chamados de metâmeros ou anéis.

Qual a característica marcante do corpo dos anelídeos?

Os anelídeos (Filo Annelida) são animais invertebrados que apresentam como característica marcante o corpo formado por vários segmentos que lembram vários anéis unidos entre si. Esses invertebrados apresentam corpo dividido em três regiões: prostômio, tronco e pigídio.

Quais as características principais dos anelídeos?

Os anelídeos são animais caracterizados pela presença de segmentos em seu corpo. Os anelídeos (Filo Annelida) são animais triblásticos, que apresentam celoma (cavidade revestida pela mesoderme) e possuem o corpo composto por segmentos (metameria).

Qual a principal característica que surge nos anelídeos que os tornam mais complexos do que o Filo anterior?

Este nome faz referência a uma das principais características do grupo: o corpo segmentado numa série de anéis chamados de metâmeros. Os anelídeos são animais celomados, ou seja, a cavidade de cada metâmero é totalmente revestida por um tecido mesodérmico.

Quais características diferenciam principalmente os três grupos de anelídeos?

A classificação dos anelídeos baseia-se principalmente na quantidade de cerdas que cada um dos organismos possui. Eles podem ser classificados em oligoquetas, poliquetas e hirudíneos. Os anelídeos são animais incluídos no filo Annelida e compreendem seres que possuem corpo cheio de anéis (corpo segmentado).

Anelídeos- características gerais

28 questões relacionadas encontradas

Quais são os três grupos principais de anelídeos descreva cada um deles?

Os anelídeos são classificados em três grupos, conforme a presença e ausência de cerdas.
  • Oligoquetas: Apresentam cerdas curtas e em pouca quantidade. São hermafroditas, encontrados meio terrestre úmido ou aquático. ...
  • Hirudíneos ou Aquetas: Não apresentam cerdas. ...
  • Poliquetas: Apresentam cerdas evidentes.

Qual a diferença entre os poliquetas oligoquetas e Hirudineas?

São os anelídeos que possuem como principal característica a existência de muitas cerdas (parapódios) nas regiões laterais do corpo. A maioria dos poliquetas vive no mar e algumas espécies tem as águas doces como habitat. Os poliquetas, ao contrário dos oligoquetas, não possuem clitelo.

Qual é a característica dos anelídeos que dá o nome ao grupo?

Os Anelídeos são os seres do Filo Annelida, pertencentes ao Reino Animal. O nome do Filo vem do latim, “Anellum”, que significa “anéis”. Por esse motivo, a característica mais marcante dos animais deste grupo é ter o corpo todo segmentado em anéis.

Qual a função da Rádula presente em certos moluscos?

c) A rádula nos moluscos tem a função de proteger o animal contra predadores.

Quais são as principais características dos moluscos?

Moluscos (Filo Mollusca) são animais que apresentam um corpo mole, que, em grande parte dos representantes, está protegido por uma concha. Algumas espécies, como lesmas e polvos, não apresentam conchas. Nas lulas, por sua vez, a concha está reduzida e apresenta-se internamente em seus corpos.

Quais são as principais representantes dos anelídeos?

Como representantes mais conhecidos, podemos citar as minhocas e as sanguessugas. Os anelídeos são agrupados em três classes: Polychaeta, Oligochaeta e Hirudínea.

O que é um anelídeos?

Anelídeos são animais que apresentam o corpo segmentado, isto é, dividido em anéis. Dentre os animais pertencentes a essa classificação, o mais conhecido do filo Annelida é a minhoca.

Como é o corpo dos anelídeos?

O corpo de um anelídeo apresenta três regiões, denominadas prostômio, tronco e pigídio. A parte anterior do corpo é chamada de prostômio e é onde o cérebro do animal está. O tronco é formado pelos segmentos do animal e é onde se encontra a maioria dos sistemas.

Como é o corpo de uma minhoca?

Caracterizam-se pelo seu corpo cilíndrico, alongado e dividido em anéis. Podem medir até 30 cm de comprimento e têm a capacidade de regenerar partes do seu corpo.

Qual é o aspecto da pele da minhoca?

Passando o dedo na sua região ventral, de trás para a frente, é possível sentir que a pele do animal é áspera, devido à presença de fileiras de microscópicas cerdas de quitina. As minhocas fixam as pontas das cerdas no solo, facilitando o seu deslocamento, quando contraem a forte musculatura da parede do corpo.

Qual é a função da rádula?

A rádula é como se fosse a língua dos moluscos, tem inúmeros dentículos voltados para trás que são usados para raspar ou cortar o alimento. O número de dentes presentes na rádula pode ser usado para identificação e classificação dos animais do filo.

Qual a função da rádula é em qual filo está presente?

Rádula é uma estrutura presente na cavidade bocal de algumas classes do filo dos moluscos. Sua estrutura possui várias fileiras de dentes feitos de quitina. Funciona como uma língua com vários dentículos.

Em quais grupos de moluscos a rádula está presente?

A rádula (do latim radŭla-, «lima; raspador») é uma estrutura que se situa na base da boca dos moluscos (exceto no caso dos bivalves) com a qual estes raspam o alimento.

Qual é o grupo da minhoca?

As minhocas são animais pertencentes ao filo Annelida (apresentam corpo dividido em segmentos ou metâmeros em forma de anel), classe Clitellata, pois apresentam clitelo (estrutura glandular que secreta substâncias para a produção do casulo, que abriga os ovos na reprodução) e subclasse Oligochaeta.

Quais os exemplos de anelídeos?

Entre os principais exemplos do filo Annelida estão as sanguessugas e as minhocas. São animais dotados de simetria bilateral, possuindo um trio de folhetos embrionários, denominado triblásticos. Além disso, estes invertebrados ainda apresentam o que se chama celoma (cavidade principal do organismo).

O que é um animal invertebrado?

O que difere os animais invertebrados dos vertebrados é uma característica muito marcante: a ausência de coluna vertebral e de crânio: Ausência de coluna e de crânio: esta é a característica marcante dos animais invertebrados. Diferentemente dos animais vertebrados, eles não possuem coluna ou crânio.

O que são os oligoquetas?

Classe de animais do filo dos anelídeos com mais de 3000 espécies com uma grande variedade de tamanho e habitats. Estas espécies vivem em quase todas as zonas da Terra, incluindo as ilhas oceânicas e as regiões paleárticas.

Qual a diferença do sistema reprodutor dos poliquetos e dos hirudíneos?

A reprodução é sexuada, sendo as espécies frequentemente (oligoquetos e hirudíneos) hermafroditas e com desenvolvimento direto. Existem, no entanto, formas com sexos separados e desenvolvimento indireto, através de uma larva trocófora e alguns casos de reprodução assexuada (poliquetas). A fecundação é sempre externa.

Quais são os animais hirudíneos?

Os Hirudíneos: Sugadores de Sangue

As sanguessugas pertencem à classe dos hirudíneos e são encontradas no mar, na água doce e em meio terrestre úmido. Do mesmo modo que as minhocas, possuem corpo segmentado, clitélo e não tem cabeça diferenciada e muito menos parapódios.

Como se locomovem os anelídeos?

A locomoção é feita por contrações rítmicas da musculatura, auxiliada pelo esqueleto hidrostático. Nos oligoquetos, na face ventral do corpo, estão presentes estruturas quitinosas que auxiliam na locomoção – as cerdas.

Artigo anterior
Quantos pontos preciso para viajar pela Azul?
Artigo seguinte
O que é mindfulness Jon Kabat-Zinn?