Qual foi a principal novidade evolutiva dos Nematelmintos?

Perguntado por: Rui Afonso Andrade Guerreiro Vieira  |  Última atualização: 31. Januar 2025
Pontuação: 4.2/5 (20 avaliações)

Novidades evolutivas dos nematelmintos: Entre as principais características que surgiram nos nematelmintos estão o sistema digestório completo, possuem boca e uma abertura referente à cloca – engloba os sistemas digestório e reprodutor.

Qual a principal inovação evolutiva apresentada pelos nematódeos?

Ao contrário dos platelmintos, os nematelmintos apresentam sistema digestório completo, ou seja, com boca e ânus. Esta é a principal novidade evolutiva dos nematelmintos.

Qual foi a principal novidade evolutiva dos platelmintos?

Os Platelmintos são os primeiros a apresentarem um sistema excretor. O sistema excretor dos Platelmintos, além de ser uma novidade evolutiva, apresenta um grupo de células especializadas denominadas células-flama. Essas células são flageladas e se organizam em estruturas denominadas protonefrídios.

Qual a característica que aparece pela primeira vez nos nematelmintos?

Outra característica fundamental dos nematelmintos é a presença de sistema digestório completo, sendo, portanto, os primeiros animais a possuírem boca e ânus (alguns estudiosos chamam a segunda abertura de cloaca).

Quais as características evolutivas dos nematelmintos em relação aos platelmintos?

Como vimos, os nematelmintos são um filo de animais invertebrados de corpo cilíndrico, alongado, não segmentado e semelhante a um fio. No caso dos platelmintos, também são invertebrados não segmentados, mas seu corpo é achatado, como uma fita, como nas tênias.

Resumo - NEMATELMINTOS

21 questões relacionadas encontradas

Qual é a grande novidade evolutiva no grupo dos anelídeos?

No caso dos anelídeos, observa-se um crescimento triblástico, de forma que todas as estruturas são derivadas de ectoderme, mesoderme e endoderme. Além disso, o sistema digestório do filo é formado a partir da boca, em direção ao ânus. Assim, eles são considerados animais protostômios.

Quais são as principais novidades evolutivas dos moluscos?

O sistema nervoso passa a ser centralizado em ganglios, sendo possível o desenvolvimento de estruturas sensoriais que possibilitou a conquista de diversos ambientes. Os moluscos passam a apresentar sistema circulatório. Nos cefalópodes, o sistema circulatório é fechado, enquanto nos demais moluscos é aberto.

Qual a novidade evolutiva presente nos moluscos ausente nos vermes Qual a importância dessa estrutura?

O exoesqueleto duríssimo (concha), que apareceu nos moluscos durante a evolução desempenha várias funções: confere resistência ao organismo; permite que o corpo se sustente contra a ação da gravidade; serve como ponto de inserção dos músculos; protege contra a dessecação e representa como uma armadura que protege o ...

Quais as características dos nematelmintos escolha uma opção?

Alternativa “d”. Os nematódeos são vermes cilíndricos, com extremidades afiladas, corpo geralmente revestido por cutícula, sistema digestório completo, sistema circulatório ausente, respiração cutânea e sistema nervoso e excretor presentes.

Qual o tipo de desenvolvimento dos nematelmintos?

O ciclo de desenvolvimento costuma ser complexo, com diversos estágios, às vezes passando o organismo parasita por mais de um hospedeiro. Transmissão - ocorre através da ingestão dos ovos infectantes do parasita, procedentes do solo, água ou alimentos contaminados com fezes.

Quais são as características gerais dos nematódeos?

Nematoides são vermes microscópios e geralmente abundantes no solo, água doce e salgada e muitas vezes são parasitas de animais, insetos e também de plantas. Plantas do gênero Capsicum podem ter sua safra prejudicada por fitopatógenos, inclusive os fitonematoides.

Como é o sistema nervoso dos nematelmintos?

O sistema nervoso dos nematódeos é parcialmente centralizado, sendo possível observar um anel nervoso ao redor da faringe. Nos nematódeos, o sistema respiratório está ausente, e as trocas gasosas ocorrem por difusão através do tegumento. Também não possuem sistema circulatório.

Qual a diferença entre os platelmintos e nematelmintos?

Enquanto os nematelmintos possuem ânus e boca, os platelmintos possuem somente a boca. A embriologia desses dois tipos de vermes também é diferente. Os nematelmintos são pseudocelomados (possuem uma cavidade, mas que não é igual àquela dos celomados) enquanto os platelmintos são acelomados (que não possuem celoma).

Qual é a classe dos nematelmintos?

Os nematelmintos provocam debilitação dos animais, retardam o crescimento, condenam as carcaças. As principais ordens dessa classe são Strongylida, Ascaridida, Oxyurida, Rhabditida, Spirurida, Enoplida.

Qual a importância econômica dos nematoides?

Nematoides estão entre as principais pragas agrícolas da atualidade. Estima-se que os nematoides parasitos de plantas consomem aproximadamente 10% da produção agrícola global, levando a perdas econômicas anuais avaliadas, cautelosamente, em mais de U$125 bilhões.

Qual das seguintes afirmações é verdadeira sobre os nematelmintos?

Resposta verificada por especialistas

A afirmação verdadeira sobre os nematelmintos é que são vermes cilíndricos, de corpo alongado, não segmentado, com simetria bilateral.

Quais são as principais características que diferenciam os platelmintos dos nematódeos?

A mais marcante de todas é a presença de tubo digestório completo, com ânus e boca. Essa é uma característica presente nos nematelmintos e ausente nos platelmintos, que possuem apenas a boca. Além disso, a embriologia também é diferente. Enquanto os nematelmintos são pseudocelomados, os platelmintos são acelomados.

Quais são as parasitoses humanas causadas unicamente pelo filo Nematelminto?

As principais verminoses causadas por nematelmintos são: ascaridíase, ancilostomose, larva migrans cutânea, filariose, enterobíase ou oxiurose, estrongiloidíase e tricuríase.

Como podemos distinguir os nematelmintos pela forma de seu corpo?

Nematódeos são animais de simetria bilateral, de corpo geralmente fusiforme, às vezes subcilíndricos ou esféricos, com tubo digestivo com- pleto, sem traços de metamerisação, com musculatura interrompida nas linhas medianas e laterais, campos longitudinais, e geralmente com sexos separados, acarretando algumas vezes ...

Como os nematelmintos eliminam os resíduos do corpo?

Filo Nematoda – nos nematódeos as excretas podem ser eliminadas pela superfície do corpo, ou por meio de canais coletores contendo células especializadas denominadas renete.

Quais são as doenças causadas pelos nematelmintos?

Esses pequenos organismos, pertencentes ao filo Nematoda, podem se infiltrar em nosso corpo de várias maneiras, trazendo consigo sintomas desagradáveis e, em alguns casos, complicações graves para a saúde. Dentre as principais doenças causadas por esses parasitas estão: Enterobiose. Elefantíase.

Quais são as novidades evolutivas dos equinodermos?

Os equinodermos destacam-se ainda por serem um grupo deuterostômio. Nesses animais, portanto, durante seu desenvolvimento embrionário, o blastóporo dá origem ao ânus. Essa característica torna o filo dos equinodermos mais relacionado com o filo dos cordados do que os outros filos de invertebrados.

Qual a função do opérculo nos moluscos?

Nos Strombidae, marinhos, o opérculo, em forma de garra, é usado para empurrar o substrato de uma forma saltitante, realizando sua locomoção. Muitas famílias os possuem reduzidos em seu tamanho, tornando-se estruturas vestigiais e não sendo mais capazes de fechar a abertura da concha.

Qual foi o primeiro molusco?

Os moluscos mais antigos datam do período Cambriano, há 570 milhões de anos, e a maioria das espécies é aquática, mas existem espécies amplamente distribuídas em ambientes terrestres.

Artigo anterior
O que significa o nome Ayla na Bíblia?
Artigo seguinte
O que fazer com as rosas depois do banho?