O que é a vida útil de um produto?

Perguntado por: Adriana Matos Gaspar  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (20 avaliações)

Ao comprar um produto, o consumidor deve saber que, sobre a garantia legal, o Código de Defesa do Consumidor prevê: será de 30 (trinta) dias para os produtos não duráveis e 90 (noventa) dias para os duráveis.

O que é a vida útil do produto?

O que significa exatamente a vida útil? Que há uma estimativa de quanto tempo pode ser usado sem perder suas características essenciais. Esta estimativa muitas vezes é proporcionada às empresas fabricantes para fornecer informação ao consumidor.

O que é vida útil?

Vida útil: é o período no qual um bem novo pode ser considerado útil e proveitoso às suas atividades, não significando, contudo, sua provável duração física.

Como saber a vida útil de um produto?

Esse artigo estabelece prazo de 90 dias para bens duráveis e de 30 dias para produto não durável, para o consumidor apresentar reclamação quando o vício é aparente.

O que significa fim de vida útil?

“Final da vida útil” ou “final do ciclo de vida” de um produto significa que o produto foi descontinuado e não é mais oferecido “para venda”.

Ciclo de Vida do Produto

32 questões relacionadas encontradas

Qual é o tempo de vida útil de um carro?

Sobre a depreciação de carros, especificamente, conforme a tabela da Receita Federal, os automóveis destinados ao transporte de pessoas têm vida útil de 5 anos e taxa de depreciação de 20% ao ano.

O que é a vida útil de um projeto?

A NBR 15575 (ABNT, 2013) define Vida Útil de Projeto (VUP) como o período estimado de tempo para o qual um sistema é projetado, a fim de atender aos requisitos de desempenho estabelecidos nessa norma, considerando o atendimento aos requisitos das normas aplicáveis, o estágio do conhecimento no momento do projeto e ...

Como descobrir o shelf life de um produto?

Existem duas formas diferentes de calcular o shelf life dos produtos armazenados.
...
Como calcular o shelf life?
  1. O monitoramento do produto exposto ou estocado;
  2. A classificação de elementos que podem reduzir o shelf life dos produtos;
  3. Identificação de fatores que não contribuem com a preservação dos itens.

O que é Ciclo de Vida do produto suas 5 fases?

O Ciclo de Vida de um Produto mostra a sua jornada completa, com começo, meio e fim. Suas 5 fases são: Desenvolvimento, Introdução, Crescimento, Maturidade e Declínio.

Qual é o tempo de vida útil de um HD?

Qual a vida útil de um HD? Os HDs duram, em média, de 5 a 10 anos.

O que é vida útil de uma estrutura?

Segundo a ISO 13823:2008 entende-se por vida útil “o período efetivo de tempo durante o qual uma estrutura ou qualquer de seus componentes satisfazem os requisitos de desempenho do projeto, sem ações imprevistas de manutenção ou reparo”.

O que vem a ser vida útil de um ativo?

A vida útil econômica de um ativo é o período durante o qual se espera que ele seja utilizado pela empresa nas suas operações, portanto deve ser avaliado considerando as reais condições de uso e outros fatores que possam aumentar ou diminuir sua vida útil.

O que é vida útil econômica?

A vida útil econômica seria a vida útil real, estabelecida pela empresa, tempo em que o bem prestaria utilidade à mesma.

O que tem acontecido com a vida útil dos produtos?

O produto acaba se tornando ultrapassado ou não-funcional propositalmente, com o intuito de forçar a compra das suas novas gerações, fazendo aumentar a circulação e o consumo de produtos.

Qual a importância de conhecer o ciclo de vida de um produto?

Sua importância está em auxiliar o negócio nas tomadas de decisão de acordo com a fase em que o produto se encontra dentro de seu ciclo. Por exemplo, ao se identificar que o produto chegou à fase final, a empresa o retira do mercado ou promove uma melhoria?

Qual o tempo de vida útil de um celular?

Seguindo cuidados, os smartphones podem durar de 3 a 6 anos. Além disso, algumas pessoas cuidam tão bem do smartphone que às vezes ele chega a durar até 10 anos.

Quais são as fases do ciclo de vida do produto?

O Ciclo de Vida de um produto tem quatro estágios: Introdução, Crescimento, Maturidade e Declínio.

Quais são os estágios do ciclo de vida de um produto?

De acordo com o modelo de ciclo de vida do produto (CVP) as quatro etapas para descrever a trajetória de um produto ou marca são: introdução, crescimento, maturidade e declínio.

Quais são as 4 fases do ciclo de vida de um produto?

O ciclo de vida do produto é composto por 4 etapas (ou 5, se você considerar a "gestação", o Desenvolvimento): Introdução, Crescimento, Maturidade e Declínio.

Como determinar a validade de um produto?

Para determinar a data de validade de um produto são realizadas análises em laboratórios, onde as características sensoriais, físicas e microbiológicas são examinadas. Os testes são realizados em condições controladas de temperatura e umidade.

Como calcular shelf life no Excel?

1. Na fórmula = EDATE (B3,3), 3 significa "3 meses". 2. Às vezes, o período de expiração pode não ser medido como Mês, como 45 dias, 2 anos ou 10 semanas.

Como saber a data de validade de produtos caseiros?

O prazo de validade começa a contar a partir do momento em que o alimento é preparado ou fabricado e deve ser informado no rótulo dos alimentos embalados observando as terminologias e regras para declaração das datas fixadas na RDC n.

Qual a vida útil das edificações?

Normalmente, a Vida útil é expressa em anos, sendo estabelecida pela maioria das Normas e Códigos do concreto (ver Tabela 2) uma vida útil de projeto (VUP) mínima de 50 anos para a maioria das estruturas e 100 anos para estruturas civis, como obras de infraestrutura, pontes, viadutos, barragens entre outras.

Qual a vida útil das edificações justifique?

A ideia corrente de que a vida útil de uma edificação é de aproximados 50 anos, significa que, ao projetá-la, quero que todas as cláusulas de desempenho sejam, pelo menos, aceitáveis.

Como pode ser estimada a vida útil de projeto de um sistema de impermeabilização?

Contudo, os processos de impermeabilização mais simples começam com uma durabilidade média estimada de 5 a 7 anos, e conforme a complexidade e necessidade da situação, esse tempo aumenta. Já os processos mais sofisticados já conseguem oferecer uma durabilidade maior, de 10 a 20 anos.

Artigo anterior
O que é o agente de risco?
Artigo seguinte
Para que serve o ++ em C?