O que é a terceirização da CLT?

Perguntado por: Doriana Fonseca  |  Última atualização: 6. März 2025
Pontuação: 4.8/5 (15 avaliações)

Terceirização é a contratação de serviços por meio de empresa, intermediária (interposta) entre o tomador de serviços e a mão-de-obra, mediante contrato de prestação de serviços. A relação de emprego se faz entre o trabalhador e a empresa prestadora de serviços, e não diretamente com o contratante (tomador) destes.

O que é terceirização CLT?

Terceirização é a contratação de empresa para a realização de serviços específicos dentro do processo produtivo da empresa contratante.

Qual a diferença entre CLT é terceirizado?

Em resumo, a principal diferença entre CLT e terceirização é o tipo de vínculo que se estabelece entre o profissional e a empresa. A CLT cria um vínculo empregatício direto, enquanto a terceirização envolve a contratação de empresas ou profissionais externos para realizar atividades específicas.

O que a lei diz sobre a terceirização?

A lei estabelece que é possível, atualmente, terceirizar tanto as atividades-meio quanto as atividades-fim. Isso, então, não gera um risco à empresa. Contudo, não dispensa cuidados. Esses cuidados se referem à idoneidade da empresa que atua como intermediadora.

O que é terceirização do trabalho exemplos?

O exemplo mais comum de terceirização é a contratação de empresas de limpeza para realizar faxina em lojas, escritórios e fábricas. Nesse caso, os profissionais são enviados aos locais dos contratantes e realizam o serviço lá, porém são pagos pelas empresas terceirizadas, que recebem dos contratantes.

“QUERO SAIR DO CLT, POR ONDE COMEÇAR?”

23 questões relacionadas encontradas

Quais são os tipos de terceirização?

Quais são os tipos de terceirização?
  • Terceirização operacional.
  • Terceirização de manutenção e correção.
  • Terceirização da produção e instalação.
  • Terceirização de serviços profissionais.

O que é terceirização e quais situações são permitidas?

Terceirização é a contratação de serviços por meio de empresa, intermediária (interposta) entre o tomador de serviços e a mão-de-obra, mediante contrato de prestação de serviços. A relação de emprego se faz entre o trabalhador e a empresa prestadora de serviços, e não diretamente com o contratante (tomador) destes.

Quais são os direitos do trabalhador terceirizado?

Os trabalhadores terceirizados têm direito a todos os direitos trabalhistas previstos na CLT ( Consolidação das Leis do Trabalho), como férias remuneradas, décimo terceiro salário, FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), horas extras, adicional noturno e seguro-desemprego.

Qual artigo CLT fala sobre a terceirização?

Isso é confirmado pelo art. 5º-B da Lei 6.019/1974, incluído pela Lei 13.429/2017, no sentido de que o contrato de prestação de serviços deve conter: qualificação das partes; especificação do serviço a ser prestado; prazo para realização do serviço, quando for o caso; valor.

Como funciona a terceirização de uma empresa?

Empresa terceirizada é uma entidade especializada que fornece serviços ou realiza atividades em nome de outra empresa, conhecida como a empresa contratante. Esses serviços podem abranger diversas áreas, incluindo TI, recursos humanos, limpeza, segurança, e até mesmo processos de produção.

Porque a terceirização é ruim para o trabalhador?

Os críticos, por outro lado, afirmam que isso transferiria direitos para empresas menos qualificadas economicamente e haveria, portanto, maiores riscos de não pagamentos de salários e encargos, intensificando o processo de diminuição dos direitos dos trabalhadores.

Quem paga o trabalhador terceirizado?

Quem paga o salário do trabalhador terceirizado? Quando acontece de o trabalhador atuar na empresa cliente, a dúvida mais comum é quem, efetivamente, paga seu salário. Neste caso, sempre será a empresa que o contratou e fez o registro de sua carteira, ou seja, a de terceirização.

O que o funcionário terceirizado não tem direito?

Outros direitos não obrigatórios por lei, eventualmente fornecidos pelos empregadores aos seus funcionários, como vale-alimentação, Participação nos Lucros e Resultados (PLR) e plano de saúde e/ou odontológico não são obrigatórios aos terceirizados.

Quem trabalha terceirizado tem direito ao décimo terceiro?

Da mesma forma, os trabalhadores terceirizados têm direito ao décimo terceiro salário proporcional ao período trabalhado. A remuneração deve ser calculada com base no tempo de serviço prestado ao longo do ano.

Quanto é o salário de um terceirizado?

Qual é o salário de Terceirizado? O salário médio nacional de Terceirizado é de R$1.900 em Brasil. Filtre por localização para ver os salários de Terceirizado na sua região. As estimativas de salários têm como base os 25 salários enviados de forma sigilosa ao Glassdoor por funcionários com o cargo de Terceirizado.

O que muda com a nova lei da terceirização?

Como já vimos, a principal mudança da nova lei de terceirização é a liberdade que as empresas terão para delegar a outrem qualquer uma das suas atividades. Mas isso não indica que algumas regras devam ser ignoradas. Os direitos dos trabalhadores permanecem alinhados ao regime da CLT, por exemplo.

Quantas horas um terceirizado pode trabalhar?

– Terceirizados têm jornadas de trabalho definidas

Seja no regime normal (44 horas semanais) ou parcial de tempo (26 horas semanais), os trabalhadores terceirizados também precisam registrar o ponto, sob a responsabilidade da prestadora.

Sou terceirizado posso ser contratado pela empresa?

Responsabilização efetiva. Contratar um funcionário terceirizado permite que eles sejam responsabilizados efetivamente caso eles não cumpram os requisitos e exigências da empresa. Isso garante que eles entreguem um trabalho de alta qualidade e que eles mantenham o alto padrão de serviço e produtividade.

Quando a empresa terceirizada não paga quem paga?

No caso de inadimplência da terceirizada, a Empresa Contratante é Responsável. Infelizmente é comum que empresas de construção civil, sejam terceirizadas, contratem funcionários, e após a obra (ou mesmo antes de acabar) baixam as portas e não arcam com os direitos trabalhistas de seus funcionários.

Quais as vantagens do serviço terceirizado?

6 vantagens da terceirização às empresas
  • Foco no core business da empresa.
  • Eliminação do vínculo trabalhista.
  • Redução de custos operacionais.
  • Menos burocracia.
  • Garantia de equipe capacitada.
  • Reserva técnica.
  • Terceirização de atividade-meio.
  • Terceirização de atividade-fim.

De quem é a responsabilidade sobre o empregado terceirizado?

A contratação de funcionários fica a cargo das empresas terceirizadas. É de responsabilidade delas entrevistar, escolher, treinar e especializar os novos trabalhadores, garantindo que eles tenham as capacidades e habilidades necessárias para exercer, com excelência, suas funções nas companhias contratantes.

Quais as vantagens e desvantagens da terceirização de serviços?

Uma das principais vantagens da terceirização é a redução de custos, trazendo para as empresas grandes crescimentos econômicos; já as desvantagens é o risco de precarização do trabalho, como redução na remuneração, benefícios e garantias dos trabalhadores.

Quais são as desvantagens da terceirização para o trabalhador?

Sendo assim, uma das desvantagens da terceirização notada por muitas empresas, é que equipes terceirizadas podem não seguir o padrão de qualidade ou serviço da empresa contratante. Isso pode descaracterizar, e em muitos casos prejudicar a qualidade e a entrega de serviços de um negócio.

Qual a diferença entre terceirização e prestação de serviços?

O prestador de serviço, apenas ficará “alocado” no cliente para a execução das suas atividades. A terceirização ocorre, principalmente, com atividades que não fazem parte do escopo da empresa, como por exemplo, limpeza e segurança.

Como a terceirização precariza o trabalho?

Para além de uma prática administrativa e empresarial, a terceirização causa diversos prejuízos aos trabalhadores, como a precarização do ambiente de trabalho, a dificuldade de construção de uma identidade coletiva e ataques à dignidade dos obreiros.

Artigo anterior
Quais os reflexos da escravidão na sociedade brasileira?
Artigo seguinte
O que fazer com cachorro que come fezes?