Quais evidências comprovam a Teoria da Endossimbiose?

Perguntado por: Luciana Letícia de Gonçalves  |  Última atualização: 1. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (53 avaliações)

ALGUMAS EVIDÊNCIAS QUE REFORÇAM A TEORIA ENDOSSIMBIÓTICA:
- Os ribossomos das mitocôndrias e dos cloroplastos são muito semelhantes aos dos procariotos; - Mitocôndrias e cloroplastos são capazes de produzir parte de suas proteínas (enzimas), independentemente do material genético nuclear.

O que propõe a Teoria da Endossimbiose?

A teoria endossimbiótica foi proposta por Lynn Margulis, em 1981, e admite que algumas organelas (mitocôndrias e cloroplastos) existentes nas células eucarióticas surgiram graças a uma associação simbiótica.

O que defende a Teoria da Endossimbiose e quais evidências que reforçam esta teoria?

A teoria endossimbiótica afirma que mitocôndrias e cloroplastos são organelas que se originaram a partir da interação de um organismo procarionte com um organismo eucarionte. Essa interação provocou uma associação simbiótica estável, ou seja, uma interação em que todos os envolvidos são beneficiados com o processo.

Quais são os argumentos que servem como base para a teoria endossimbiótica?

Segundo a teoria endossimbiótica, mitocôndrias e cloroplastos eram organismos procariontes que viviam de modo livre. Essas estruturas foram englobadas por células eucariontes, o que resultou em uma relação simbiótica, em que ambos os envolvidos eram beneficiados com a associação.

Quais são as principais informações que corroboram a hipótese de Robertson?

As células eucarióticas teriam ocorrido a partir das células procarióticas que sofreram "dobras" na membrana plasmática. ... Isso é o que propõe a hipótese de Robertson sobre a origem das células eucarióticas - a teoria da invaginação da membrana.

Teoria da Endossimbiose - Mitocôndria e Cloroplasto | Biologia com Samuel Cunha

39 questões relacionadas encontradas

Qual a importância da contribuição da teoria endossimbiótica para a manutenção da vida?

Teoria Endossimbiótica: essa teoria sugere que uma célula “pré-eucariótica” desenvolveu uma invaginação na membrana citoplasmática. ... Quando um simbionte bacteriano era um aeróbio não fotossintético, funcionava como mitocôndria (fornecendo energia) e um tipo de célula animal ou protista evoluiu.

Qual a organela que apoiam a Teoria da Endossimbiose?

A teoria endossimbiótica é a mais aceita para explicar a origem dos cloroplastos, uma organela relacionada com a fotossíntese. Segundo essa teoria, os cloroplastos s são ancestrais de: a) procariontes heterotróficos que foram capturados por um organismo multicelular.

Quais são as organelas e qual a função de cada uma delas?

As principais organelas celulares e suas funções são: Mitocôndrias – respiração, Ribossomos – ligação de aminoácidos, Retículo Endoplasmático (liso e rugoso) – produção de proteínas, Complexo de Golgi – armazenamento, Lisossomos – digestão, Peroxissomos – oxidação, Vacúolos – reservas e Plastos.

O que diz a teoria endossimbiótica secundária?

Endossimbiose secundária ocorre quando uma célula eucariótica engole e absorve outra célula eucariótica. O teoria endossimbiótica é assim que os cientistas pensam que mitocôndrias e cloroplastos evoluíram em organismos eucarióticos.

Qual é a função do cloroplasto?

Nos cloroplastos ocorre a reação da mais fundamental importância para a vida das plantas e, indiretamente, para a vida dos animais, a fotossíntese. ... Os cloroplastos são geralmente discoidais e sua cor é verde devido à presença de um pigmento denominado clorofila.

Quais são os tipos de organelas?

Elas são as mitocôndrias, os peroxissomos, o retículo endoplasmático rugoso (RER), o retículo endoplasmático liso (REL), o complexo de Golgi e os lisossomos.

Quais são todas as organelas celulares?

Entre as organelas celulares existentes, podemos citar a mitocôndria, os ribossomos, o retículo endoplasmático, o complexo golgiense, os lisossomos, os peroxissomos, os plastídios e os vacúolos.

Quais são as principais organelas de uma célula?

Organelas celulares
  • retículo endoplasmático;
  • complexo golgiense;
  • lisossomo;
  • peroxissomo;
  • mitocôndria;
  • centríolos.

Qual das organelas a seguir pode ter sua origem explicada de acordo com essa teoria?

Qual das organelas a seguir pode ter sua origem explicada de acordo com essa teoria? Alternativa “d”. Cloroplastos e mitocôndrias podem ter sua origem explicada de acordo com a teoria endossimbiótica.

Qual é a função das mitocôndrias?

A mitocôndria também tem importante função na produção de calor para o organismo. Na formação de energia (ATP) pela mitocôndria, pode ocorrer também a formação de calor como um subproduto gerado durante a transformação de energia. Quase todo o calor biológico é gerado pelos processos da síntese e da hidrólise de ATP.

Qual a importância da organela lisossomo?

Função dos lisossomos

Os lisossomos são organelas responsáveis pela digestão intracelular, promovendo a degradação de várias partículas extracelulares e moléculas ingeridas pelas células.

Qual a vantagem da compartimentalização das estruturas celulares?

A compartimentalização interna trouxe vantagens evolutivas muito grandes, pois apenas as células eucarióticas conseguiram alcançar níveis de complexidade morfológica e, principalmente, funcional, incomparáveis quando comparadas com os procariotos.

Que importante processo de metabolismo celular ocorre nas mitocôndrias?

Respiração celular é um processo pelo qual os organismos obtêm energia para realizar as mais diversas atividades. A respiração celular ocorre nas mitocôndrias, em presença de oxigênio, e é divida em três etapas: a glicólise, o ciclo do ácido cítrico (ou ciclo de Krebs) e a fosforilação oxidativa.

Qual a grande vantagem evolutiva que as células com Peroxissomos adquiriram em relação as que não possuíam está organela?

Elas possuem enzimas digestivas que são responsáveis por degradar gorduras e aminoácidos no interior das células sem prejudicar os tecidos.

O que são organelas celulares Cite exemplos?

As organelas celulares são como pequenos órgãos que realizam as atividades celulares essenciais para as células. São estruturas compostas pelas membranas internas, com formas e funções diferentes, sendo as principais: os retículos endoplasmáticos lisos e rugosos, o aparelho de Golgi e as mitocôndrias.

Quais são as principais organelas presentes nas células eucariontes?

Entre as principais organelas encontradas, podemos citar o retículo endoplasmático, o complexo golgiense, os lisossomos, as mitocôndrias, o peroxissomo, centríolos e cloroplastos (ausente em células animais).

Quais são as duas principais regiões da célula?

Em todas as células eucariontes (ou eucarióticas ou eucariotas) encontram-se duas regiões fundamentais: o núcleo e o citoplasma. Envolvendo ambos e isolando a célula do meio extracelular, existe a membrana plasmática.

Quais são os tipos de células?

As células se classificam basicamente em dois grandes grupos:
  • Procariontes: bactérias e arqueobactérias;
  • Eucariontes: protista, plantas, fungos e animais.

Quais são as organelas do citoplasma?

Organelas celulares
  • Mitocôndrias: nelas ocorre a respiração celular;
  • Complexo golgiense: relacionado com a secreção celular;
  • Retículo endoplasmático: pode ser dividido em duas porções, o retículo endoplasmático liso e o retículo endoplasmático rugoso. ...
  • Lisossomo: responsável pela digestão intracelular;

Artigo anterior
Quais as consequências da resistência bacteriana aos antibióticos?
Artigo seguinte
Como se inscrever para o vestibular da Unicamp?