É possível reabrir um processo transitado em julgado?
Perguntado por: Matheus Joel Correia de Baptista | Última atualização: 1. April 2022Pontuação: 4.1/5 (34 avaliações)
IMPOSSIBILIDADE. Diante do trânsito em julgado da decisão que extinguiu a execução em razão do integral cumprimento da obrigação por parte das executadas, impossibilitada fica a pretensão de reabrir-se a execução, sob pena de ofensa à coisa julgada.
Como reabrir um processo transitado em julgado?
Em 2015, uma sentença transitou em julgado. Ela não poderá ser modificada por uma lei que entre em vigor em 2020, mesmo que contrária a ela.
Como reverter sentença transitada em julgado?
O trânsito em julgado pode ser revertido através de uma ação rescisória, nos termos do artigo 966 a 975 do CPC.
Pode recorrer depois do trânsito em julgado?
Torna o julgamento definitivo, não cabendo mais recurso. O termo jurídico “trânsito em julgado” refere-se ao momento em que uma decisão - sentença ou acordão - torna-se definitiva, não podendo mais ser objeto de recurso.
O que fazer quando o processo transitou em julgado?
A ação transitou em julgado; e agora? A aplicação da sentença não é executada enquanto ainda houver recursos cabíveis para as partes. Então, uma vez que a ação transita em julgado, pode ser feita a solicitação de execução da sentença, seja ela qual for.
Sentença Transitada em Julgado: O que é possível fazer? ? Não Cabe Recurso? E Ação Rescisória? ?
Quanto tempo demora depois de transitado em julgado?
O trânsito em julgado ocorre automaticamente quando, intimados os advogados das partes, passam-se 15 dias sem a interposição de recurso ordinário próprio. A data em que se inicia a contagem do prazo é a da intimação do último advogado da parte.
Qual prazo para pagamento após trânsito em julgado?
Assim, basta a simples ocorrência do trânsito em julgado (quando não cabem mais recursos e a decisão é definitiva) para que se inicie o prazo de 15 dias para o cumprimento voluntário da condenação. Se isso não ocorrer, aplica-se multa de 10% sobre o valor estipulado na sentença.
Qual o recurso cabível contra decisões transitadas em julgado?
AGRAVO - Recurso interposto contra decisão já transitada em julgado - Erro grosseiro - Recurso cabível, se cabível, é a ação rescisória - Recurso desprovido.
É possível reverter uma decisão judicial?
Na grande maioria dos casos, o recurso cabível é a apelação. Dependendo do seu caso e da área do Direito em que seu problema está envolvido, esse recurso pode ter um nome diferente e o processo andará de outra maneira. Desse modo, seu advogado entrará então com a apelação a partir de uma petição no primeiro grau.
Qual o prazo para se recorrer de uma sentença judicial?
Dessa maneira, o prazo para interposição de Embargos de Declaração são 5 dias após a publicação da sentença e o prazo para interposição do Recurso Ordinário são 8 dias após a publicação da sentença.
É possível anular uma sentença transitada em julgado?
- A nulidade da sentença transitada em julgado somente pode ser declarada a qualquer tempo, independentemente de procedimento especial, quando tal ato decisório for nulo de pleno direito, pois neste caso considera-se inexistente a sentença.
É possível desfazer a coisa julgada?
O mesmo sistema jurídico positivo que garante o caráter imutável e indiscutível da sentença transitada em julgado, prevê mecanismos excepcionais para a sua desconstituição. Esta é garantia, repita-se, do vencido. Ao vencedor falece interesse de desconstituir a coisa julgada.
Tem como anular uma sentença?
II - O juiz por simples decisão não pode anular a sentença para dar novo seguimento à execução, isto porque, ao aderir à sentença o atributo do trânsito em julgado só é possível alterá-la para lhe corrigir inexatidões materiais, retificar erros de cálculos ou por meio de embargos de declaração, consoante o art.
Quando um processo pode ser reaberto?
O processo arquivado pode ser reaberto desde que tenha sido arquivado temporariamente. Se o motivo do arquivamento for dado pelo trânsito em julgado da ação, quando de sua finalização após decisão do juízo, o processo estará arquivado definitivamente, não podendo mais ser reaberto.
O que quer dizer processo desarquivado com reabertura?
Indica que um processo, que estava arquivado, voltou a tramitar. Isso pode acontecer, por exemplo, se o processo tiver sido arquivado por engano ou quando uma das partes pede o desarquivamento.
O que acontece quando o processo volta para a vara de origem?
Que o processo já foi julgado no Tribunal em se estava e que agora ele voltou para onde se iniciou a discussão. ... Desta forma, o termo "remetidos os autos para a vara de origem" quer dizer que os recursos apresentados já foram apreciados, tendo o processo retornando ao Juízo onde teve início.
Quantas vezes uma pessoa pode recorrer em um processo?
Parte não pode apresentar dois recursos sobre mesma decisão
Apresentar dois recursos contra uma mesma decisão, ainda que formulados por advogados diferentes, contraria o Código de Processo Civil. O entendimento é da 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça, que julgou dois recursos da Caixa Econômica Federal.
Quando não cabe mais recurso no processo?
Decisões de instâncias inferiores baseadas em posições do Supremo Tribunal Federal sobre assuntos com Repercussão Geral reconhecida não podem ter recurso admitido na corte. A exceção é quando o juiz se retrata para seguir a decisão do STF.
É possível recorrer a um acórdão?
Para cada espécie de decisão, há previsão de um recurso adequado: contra a sentença cabe apelação; contra decisão interlocutória cabe agravo de instrumento; contra acórdão unânime cabe recurso especial ou recurso extraordinário, e assim por diante. Não é possível utilizar-se um recurso por outro.
É cabível recurso do acórdão que julgar a ação rescisória?
É cabível o recurso especial que, interposto contra acórdão de ação rescisória, impugna os fundamentos do acórdão rescindendo, com base em violação literal de dispositivo de lei. ... Em suma, o REsp atacou a sentença transitada em julgado, não o acórdão que negou provimento à ação rescisória.
Qual seria o instituto jurídico cabível após trânsito em julgado de uma decisão judicial?
O inciso V do citado artigo determina que caberá ação rescisória quando a decisão judicial foi proferida em violação à literal disposição de lei.
Como fazer uma reclamação ao STF?
A reclamação pode ser proposta perante qualquer tribunal, e seu julgamento compete ao órgão jurisdicional cuja competência se busca preservar ou cuja autoridade se pretenda garantir. A reclamação deverá ser instruída com prova documental e dirigida ao presidente do tribunal.
Quanto tempo leva para um juiz assinar um alvará de pagamento?
O prazo para esse processo, normalmente, é de 5 a 15 dias.
Quando começa a contar o prazo para pagamento da execução?
Art. 829. O executado será citado para pagar a dívida no prazo de 3 (três) dias, contado da citação.
O que acontece se o réu não pagar?
Se não houver o pagamento, o juiz vai determinar a expedição de mandado e o oficial de justiça irá avaliar e penhorar bens do devedor. ... Neste caso, em 15 dias após o término do prazo de pagamento (aquele prazo que também é de 15 dias), o devedor poderá apresentar a Impugnação em Cumprimento de Sentença.
Pode usar trema?
Como fazer mix de músicas no Spotify?