O que é a teoria do desenvolvimento?

Perguntado por: Joana Maria de Miranda  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (55 avaliações)

A teoria do desenvolvimento humano combina antigas idéias da economia ecológica, desenvolvimento sustentável, economia do bem-estar e economia feminista.

O que são as teorias do desenvolvimento?

Teorias contemporâneas do desenvolvimento aceitam que as mudanças são mais marcadas em períodos de transição rápida, mas mudanças ocorrem ao longo de toda a vida do indivíduo, não só nestes períodos. Portanto, é preciso se ampliar o escopo do entendimento do que é o estudo do desenvolvimento humano.”

O que são teorias do desenvolvimento e da aprendizagem?

As teorias de aprendizagem buscam reconhecer a dinâmica envolvida nos atos de ensinar e aprender, partindo do reconhecimento da evolução cognitiva do homem, e tentam explicar a relação entre o conhecimento pré-existente e o novo conhecimento.

O que é teoria do desenvolvimento infantil?

As teorias de desenvolvimento infantil concentram-se em explicar como as crianças mudam e crescem ao longo da infância. Tais teorias centram-se em vários aspectos do desenvolvimento, incluindo o crescimento social, emocional e cognitivo. O estudo do desenvolvimento humano é um assunto muito diversificado.

O que é a Teoria de Piaget?

Segundo sua teoria denominada "epistemologia genética", a partir do nascimento os seres humanos são submetidos a fases de desenvolvimento cognitivo, do qual ele descreveu quatro estágios de desenvolvimento: sensório, pré-operacional, operacional concreto e operacional formal.

RESUMÃO - O que é a Teoria do Desenvolvimento Organizacional?

21 questões relacionadas encontradas

Qual a teoria de aprendizagem de Piaget?

De acordo com Piaget, as crianças possuem um papel ativo na construção de seu conhecimento, de modo que o termo construtivismo ganha muito destaque em seu trabalho. O desenvolvimento cognitivo, que é a base da aprendizagem, se dá por assimilação e acomodação. Quando na assimilação, a mente não se modifica.

Qual o principal foco da teoria de Piaget?

Segundo a Teoria de Piaget, o crescimento cognitivo da criança se dá por assimilação e acomodação. O indivíduo constrói esquemas de assimilação mentais para abordar a realidade. “No caso de modificação, ocorre o que Piaget chama de "acomodação".

Quais são as teorias do desenvolvimento infantil?

Podemos dividi-las em: 1) Teorias psicanalíticas, discutidas por Sigmund Freud e Erik Erikson; 2) Perspectiva da Aprendizagem que se subdivide em condicionamento clássico, condicionamento operante e teoria da aprendizagem social; 3) A perspectiva Cognitiva de Piaget e Vygotsky.

Quais são as 4 fases do desenvolvimento infantil?

Dito isso, veja a seguir quais são as fases do desenvolvimento infantil e suas principais características.
  • Fase 1 – Sensório-motor. ...
  • Fase 2 – Pré-operatório. ...
  • Fase 3 – Operatório concreto. ...
  • Fase 4 – Operatório formal. ...
  • Desenvolvimento físico, intelectual, social e emocional. ...
  • Bebês – zero a 1 ano e 6 meses.

O que o Wallon defende?

Wallon defende que o processo de evolução depende tanto da capacidade biológica do sujeito quanto do ambiente, que o afeta de alguma forma. Ele nasce com um equipamento orgânico, que lhe dá determinados recursos, mas é o meio que vai permitir que essas potencialidades se desenvolvam.

Quais são as teorias da aprendizagem?

Teorias da Aprendizagem
  • Teoria Experiencial. ...
  • Teoria Cognitiva da Aprendizagem. ...
  • Teoria Social Cognitiva. ...
  • Andragogia. ...
  • Teoria da carga cognitiva. ...
  • Teoria de Fitts e Posner.

Quais são as teorias do aprendizado?

Para estruturar a enquete, destacamos as seguintes teorias de aprendizagem, a saber: Comportamentalista, Construtivista, Sociointeracionista, Racionalista e Aprendizagem Significativa.

O que é desenvolvimento e aprendizagem?

Desenvolvimento e aprendizagem são forças complementares dentro da esfera organizacional. A aprendizagem dota o colaborador da capacidade de executar, enquanto o desenvolvimento o dota da habilidade de fazer suas tarefas com desenvoltura e qualidade.

Quais são os teóricos do desenvolvimento humano?

Neste artigo, propõe-se apresentar as concepções de quatro autores fundamentais - Skinner, Piaget, Vygotski e Wallon -, que influenciaram decisivamente as compreensões do humano ao longo do século XX.

Qual é o conceito de desenvolvimento?

Desenvolvimento é toda ação ou efeito relacionado com o processo de crescimento, evolução de um objeto, pessoa ou situação em uma determinada condição. O ato de se desenvolver resulta na ação de estar apto para o próximo passo, direção, indicação ou etapa superior a que se encontra na fase atual.

Quais são os teóricos da psicologia do desenvolvimento?

Enfocamos também, de forma sintética, ideias centrais de seis impor- tantes teóricos da Psicologia, para compreensão do desenvolvimento huma- no: Sigmund Freud, Anna Freud, Erik Erikson, Jean Piaget, L. S. Vigotski e Henri Wallon.

O que Jean Piaget fala sobre as 4 fases do desenvolvimento infantil?

O desenvolvimento infantil para a teoria de Piaget considera 04 fases no que diz respeito a cognição, que são: sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal. Nessa fase a criança desenvolve a competência de manter a concentração em sensações e movimentos.

Quais os principais estudiosos do desenvolvimento infantil?

Principais diferenças

Piaget e Wallon focaram suas analises sobre o desenvolvimento cognitivo e afetivo do nascimento à adolescência. Já Vygotsky pensou o desenvolvimento e aprendizagem como algo que ocorre por toda vida. Para Piaget, conhecimento é construído do individual para o social.

Quais os principais fatores do desenvolvimento infantil?

Dentre os fatores que influenciam o desenvolvimento, ressaltam-se as condições nutricionais, ambientais, a estimulação que pode ser favorecida pela relação familiar com a rotina da criança e, além desses, o padrão cultural, o nível educacional e socioeconômico da família.

Quais os principais conceitos da teoria piagetiana?

Confira abaixo os principais conceitos piagetianos.
  • Sujeito epistêmico.
  • Esquemas de ação.
  • Conhecimento prévio.
  • Adaptação e equilibração.

Qual a importância da teoria de Piaget?

Com base na teoria de Piaget, a educação deve oferecer à criança a descoberta e a construção do conhecimento através de atividades desafiadoras que provoquem desequilíbrios e reequilíbrios sempre respeitando sua maturação.

Quais as principais contribuições da teoria de Piaget para a educação?

"A grande contribuição de Piaget foi estudar o raciocínio lógico-matemático, que é fundamental na escola mas não pode ser ensinado, dependendo de uma estrutura de conhecimento da criança", diz Lino de Macedo, professor do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.

O que é a teoria construtivista?

Construtivismo é uma teoria sobre a origem do conhecimento que considera que a criança passa por estágios para adquirir e construir o conhecimento. Tem como objeto de estudo da alfabetização a língua escrita (Nunes, 1990).

O quê Piaget fala sobre as dificuldades de aprendizagem?

Para Piaget, uma criança só pode se apropriar de um conhecimento se compreender seu modo de construção, isto é se puder reconstruí-lo. Portanto agindo no mundo, a criança experimenta situações que desafiam seu raciocínio, e é a partir desse desequilíbrio cognitivo que ocorre a verdadeira aprendizagem.

O que vem primeiro o desenvolvimento ou a aprendizagem?

Segundo Vygotsky o aprendizado vem antes do desenvolvimento, ou seja, a aprendizagem é fundamental para o desenvolvimento desde o nascimento da criança , o que esta aprende é a base fundamental para o seu desenvolvimento.

Artigo anterior
O que implica a ética na ciência?
Artigo seguinte
O que é uma região factível?