Porque Estroncio 90?

Perguntado por: Carlota Melo de Matias  |  Última atualização: 10. Februar 2022
Pontuação: 4.9/5 (59 avaliações)

O estrôncio-90 é um produto da fissão nuclear e é altamente radioativo. O estrôncio radioativo é prejudicial para humanos, pois é facilmente absorvido pelo corpo humano, acumulando-se nos ossos e dentes. A exposição aos isótopos radioativos do estrôncio também pode aumentar o risco de câncer.

Para que serve o estrôncio?

Aplicações. Atualmente a principal aplicação do estrôncio é em cristais para tubos de raios catódicos de televisores em cores. Existem regulamentações que exigem a utilização deste metal para filtrar os raios X, evitando que incidam sobre o telespectador.

O que significa Sr na tabela periódica?

O estrôncio (Sr) é um elemento químico pertencente ao grupo dos metais alcalinoterrosos, bivalente, de cor branco-prateada, mole que se localiza no grupo 2 e período 5 da Tabela Periódica. Possui número atómico 38 e massa atómica 87,62.

Qual a meia vida do estrôncio?

Sua meia vida biológica é de 9,7 dias (29).

Onde é encontrado o estrôncio?

Estas formas minerais se encontram em abundância na crosta Terrestre, os locais mais ricos em Estrôncio se localizam nos EUA, no Reino Unido, na Alemanha e no México.

La vida del Estroncio y sus funciones.

45 questões relacionadas encontradas

Quando os cálculos de tempo de meia-vida podem ser empregados?

Os cálculos que envolvem meia-vida são utilizados para a determinação de massa, porcentagem, número de átomos inicial e final e idade de uma amostra radioativa. Os cálculos que envolvem meia-vida são muito utilizados em diversas áreas do conhecimento científico, como Arqueologia, Farmácia, Medicina etc.

Qual a meia-vida do urânio 235?

Como a meia-vida do urânio-235 é de 713 milhões de anos e a do urânio-238 é de 4,5 bilhões de anos, o urânio-235 decai muito mais rapidamente e, portanto, é muito mais “consumido” que o urânio-238.

O que é o tempo de meia-vida de um radioisótopo?

A meia-vida corresponde ao tempo necessário para que metade dos núcleos radioativos desintegre-se, ou seja, é o tempo que leva para uma amostra radioativa reduzir-se à metade. ... Assim sendo, a meia-vida desse isótopo radioativo é de 14 dias.

Qual elemento tem número atômico 38?

Estrôncio (número atômico = 38): possui cinco eletrosferas com 38 elétrons distribuídos e um núcleo com 38 prótons.

Qual é a utilidade do gás xenônio?

Aplicações do Xenônio: mais utilizado em tubos de descargas (tubo de gás néon) onde é produzida uma cor azul esverdeada. Desta forma, o gás torna-se um dispositivo emissor de luz usado em tubos eletrônicos e em lâmpadas ultravioletas (para bronzeamento artificial).

Para que serve o bário?

O bário é usado principalmente em velas de ignição, tubos de vácuo, foguetes pirotécnicos, e em lâmpadas fluorescentes.

Para que serve o antimônio?

Desde a Antigüidade o Antimônio é usado para fazer finas peças moldadas, como por exemplo, em ligas para sinos. As ligas de chumbo e Antimônio são muito úteis, já que o Antimônio é responsável por endurecer o chumbo e expandi-lo após ser resfriado, o que permite um melhor acabamento aos objetos.

Qual é a meia vida do urânio 234?

Produção e decaimento

A meia vida do U-234 é de 246 mil anos, sendo que depois disso ele sofre uma emissão alfa e se torna torio-230 exceto por uma pequena porcentagem que sofre fissão espontânea.

O que é tempo de meia vida de alfa?

O que é meia-vida? ... Meia-vida, também conhecida como período de semidesintegração, é o tempo necessário para que metade do número de átomos do isótopo radioativo presente em uma amostra desintegre-se.

Como calcular o tempo de meia vida do carbono?

Quando um ser vivo morre, a quantidade de carbono 14 diminui, o que implica em um decaimento radioativo. O tempo de meia vida do carbono 14 (14C) é de 5730 anos. Isto significa que se um organismo morreu há 5730 anos terá a metade do conteúdo de 14C.

Como calcular o tempo de meia vida de uma decomposição?

mr = mo 2x
  1. mr = massa de material radioativo que resta na amostra;
  2. mo = massa inicial de material radioativo que havia na amostra;
  3. x = número de meias-vidas que se passaram.

Onde o Césio é encontrado na natureza?

O césio existe na lepidolita, polucita ( silicato de alumínio e césio hidratado ) e em outras fontes. Uma das fontes mundiais mais significativas deste metal são encontradas no Lago Bernic em Manitoba ( Canadá ). São estimados nesta região depósitos de 300 mil toneladas de polucita com uma média de 20% de césio.

Artigo anterior
Quais são os jogadores de handebol?
Artigo seguinte
Como descobrir o número do cliente Light pelo CPF?