Estou com 38 de febre?
Perguntado por: Gaspar Pinheiro de Andrade | Última atualização: 19. Januar 2025Pontuação: 4.2/5 (3 avaliações)
Vale destacar que em valores contínuos acima de 39 ou 40 ºC, o risco é considerado elevado e recomenda-se a procura por atendimento médico de urgência para avaliar o quadro. Acerca da duração, considera-se principalmente a febre curta, por até sete dias, ou prolongada, em períodos superiores a uma semana.
O que fazer quando tá com 38 de febre?
Descanse e evite atividades intensas que possam aumentar a temperatura corporal, atrasando a recuperação. Tome um banho morno (não frio) ou aplique toalhas húmidas na testa e pulsos. Vista roupa leve (mesmo que sinta arrepios), mantenha a temperatura ambiente fresca e diminua a quantidade de roupa de cama.
É perigoso febre de 38 graus?
Embora muitas pessoas se preocupem achando que a febre possa ser prejudicial, as elevações temporárias típicas da temperatura corporal para 38 °C a 40 °C (100,4° a 104° F) causadas pela maioria das infecções de curta duração (agudas) são bem toleradas por adultos saudáveis.
Quando a febre deve ser preocupante?
Vale destacar que o estado febril passa a ser considerado a partir dos 37,8°C. A febre é considerada leve até 38,5°C e grave quando atinge ou ultrapassa os 39,5°C.
Quanto tempo pode durar a febre?
Em caso de febre alta, ou que persiste por mais de dois dias, é necessário buscar ajuda médica o mais rápido possível. Pessoas com condições que prejudicam as defesas do corpo precisam de uma atenção maior.
Febre acima de 38º? Pode ser H1N1!
Pode deixar a febre passa sozinha?
Normalmente, as pessoas se recuperam das febres comuns naturalmente, conforme o sistema imunológico age. Mas como o estado febril traz sintomas desagradáveis, muitos usam medicamentos, o que pode ser desnecessário em alguns casos.
Quando a febre indica infecção?
Outros autores consideram os valores entre 37,3 ºC e 37,8 ºC como febrícula, sendo chamado de febre apenas quando o indivíduo apresenta temperatura acima de 37,8 ºC. A febre é um sinal de alerta e pode indicar, por exemplo, uma infecção.
O que é bom para tirar a febre?
Compressa fria e repouso são aliados para evitar o mal-estar provocado pela alta temperatura. Veja outras dicas para baixar a febre sem medicamentos. Compressa fria e repouso são aliados para evitar o mal-estar provocado pela alta temperatura.
Como saber se a febre é viral ou bacteriana?
Se você tem um resfriado ou tosse, é geralmente viral. Você deve suspeitar de uma infecção secundária causada por bactérias, se a febre persistir após os primeiros dias. A dor de ouvido persistente pode significar uma infecção no ouvido baseada em bactérias.
Quando a pessoa está com febre pode dormir?
Algumas pessoas podem até dizer: quando tive febre fiquei sonolento, dormi por horas seguidas. Mas não é um sono de boa qualidade. Porém, ainda que durante a febre o sono tenha uma qualidade inferior, dormir é parte importante do processo de cura”, explica o especialista.
Pode dormir com febre 38?
Em linhas gerais, dormir com febre não é visto como algo perigoso. Inclusive, caso a criança não tenha outros problemas de saúde e esteja dormindo profundamente, não é necessário acordá-la exclusivamente para dar um medicamento antitérmico3 - ou seja, um remédio que baixa a febre.
O que pode ser uma febre do nada?
As causas mais comuns da febre são infecções de algum tipo. Veja as origens mais frequentes delas, em todas as faixas etárias: Vírus: como gripes, resfriados e infecções do trato respiratório superior ou inferior (nariz, garganta, pulmão etc., por exemplo).
Qual o grau da febre do Covid?
Havendo sintomas que persistem (tosse, febre a partir de 37.8°C, coriza), procure atendimento médico.
Que tipo de infecção causa febre?
Por esse motivo, a febre é um sintoma muito pouco específico, já que pode ter diversas causas, desde gripe, amigdalite, COVID-19, doenças autoimunes e até câncer, por exemplo.
Como baixar a febre em casa?
- Retire o excesso de roupas e troque sempre que estiverem úmidas.
- Coloque uma toalha umedecida em água sobre testa, pulsos e axilas.
- Tome banho com água morna.
- Ingira bastante líquido e mantenha uma hidratação adequada.
- Mantenha o repouso.
Quais os 4 tipos de febre?
Febre alta, baixa, intermitente e emocional: saiba tudo sobre os tipos de febre. Tem momentos que você pode sentir que está meio quente, mas não apresenta nenhum outro sintoma. Em outros, a febre te derruba. E ainda há situações em que a temperatura varia, diminuindo, e logo depois, aumentando de novo.
Porque esperar 3 dias de febre?
Um paciente que está apresentando um quadro de febre e dor no corpo por um período igual ou superior a três dias pode estar gripado ou resfriado. A gripe e o resfriado são infecções virais que provocam sintomas como febre, tosse, e dor no corpo.
Onde tem febre tem infecção?
Nem toda febre é sinal de infecção, muito menos de doença grave. A grande maioria delas, inclusive, é inofensiva e está relacionada a doenças autolimitadas (que se curam sozinhas)."
Como baixar febre rápido e fácil?
- Use roupas leves e folgadas;
- Fique em locais bem arejados;
- Coloque uma toalha umedecida sobre a testa e pulsos;
- Tome banho com água morna;
- Beba bastante água e líquidos em geral.
O que comer quando se está com febre?
- Frutas e vegetais ricos em vitamina C. ...
- Alho. ...
- Especiarias como gengibre e açafrão. ...
- Mel. ...
- Suco natural de laranja, cenoura e espinafre. ...
- Caldo de legumes. ...
- Canja de galinha.
Quando se está com febre é bom suar?
Quando a temperatura do corpo aumenta, microrganismos invasores, como vírus e bactérias, têm dificuldade para continuar se multiplicando e morrem. Depois de combater esses microrganismos, o corpo precisa voltar para sua temperatura normal e, para isso, o suor é a forma mais eficaz2.
Porque esperar até 72 horas de febre?
Via de regra, até 72 horas de febre é considerado normal se não houver sintomas de alarme e a criança estiver bem”, explica a pediatra. Quando se trata de bebês muito pequenos, no entanto, é importante aumentar a prudência, já que eles são considerados um grupo de risco1.
É possível ter febre sem ter infecção?
Então respondendo a sua pergunta: sim. Pode haver febre sem existir infecção. Mas febre é um importante sinal de processos infecciosos e deve sempre ser avaliada essa possibilidade.
Pode ter febre sem ter infecção?
Mas, além disso, quadros de inflamação, desidratação e até alguns tumores também podem levar à febre, mesmo sem a presença de uma infecção. Ou seja, não é uma regra.
Quando a febre se torna perigosa?
Febres contínuas mais graves e que elevem a temperatura do organismo de forma demasiada podem provocar desidratação, alucinações e convulsões, com sintomas como tremedeira de membros e perda de consciência. Novamente, determinar a causa da febre é a principal forma de combatê-la.
Qual o melhor exercício para quem está na menopausa?
Como declarar uma variável string?