Como reclamar da conta de luz no Procon?
Perguntado por: Leonor Diana de Melo | Última atualização: 12. Mai 2025Pontuação: 4.7/5 (33 avaliações)
Consumidores podem procurar a Justiça e o Procon Os moradores também podem ser procurar a Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon). As reclamações podem ser feitas no Canal Eletrônico do Procon ou no número de telefone 151.
Como reclamar do valor alto da conta de luz?
Outra forma de reclamar da conta de luz muito alta é por meio da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Entretanto, o atendimento só é válido para os casos em que o problema não é resolvido com a concessionária de luz. O telefone da Aneel é o 167, funcionando de segunda a sábado, das 6h20 à 00h.
Como contestar o valor da conta de luz?
As concessionárias têm 30 dias corridos para responder à solicitação. Caso não seja atendido, o cliente deve entrar em contato com a agência reguladora, que atua na mediação de conflitos (0800-024-9040, Whatsapp 21 2332-6457 e/ou e-mail ouvidoria@agenersa.rj.gov.br).
Como reclamar no Procon sobre a conta de luz?
OS PASSOS DO CONSUMIDOR
1) Se a conta chegar no valor muito acima da média, o consumidor deve registrar uma reclamação nos canais de atendimento do @proconsp: no site (www.procon.sp.gov.br), aplicativo – disponível para Android e iOS.
Como pedir revisão do valor da conta de luz?
É possível pedir revisão quando a conta de luz ou de água vem muito alta. Segundo especialistas e órgãos de defesa do consumidor, a pessoa deve entrar em contato com a distribuidora da sua região para registrar uma reclamação e, assim, pedir que sua fatura seja revista.
Conta de luz indevida? Conteste já!
O que fazer em caso de conta de luz abusiva?
Qualquer discrepância entre os números observados pode significar que houve um erro na leitura e que, na realidade, a cobrança é indevida. Nesse cenário, o consumidor pode abrir uma solicitação de revisão com a distribuidora ou optar por abrir uma reclamação formal nos órgãos competentes, como o Procon.
Como saber se a conta de luz veio errada?
Para saber como a sua conta foi faturada você deve checar na nota fiscal no campo escrito Dados de Medição, e caso na linha onde está escrito Leitura aparecer a informação Não executada, significa que o cálculo foi feito pela média naquele mês.
Quando o cliente pode acionar o Procon?
O QUE SE PODE RECLAMAR NO PROCON? Toda aquisição de produto ou contratação de serviço que se faz na condição de consumidor é uma relação de consumo. Assim, tendo problemas nesta aquisição ou prestação de serviços, você tem direito a reclamar e pode procurar uma unidade de Procon.
Porque minha conta de luz veio tão alta?
Em alguns casos, a conta de luz alta pode ser resultado de cobranças excessivas por parte da distribuidora de energia, como: erros de leitura; problemas na medição; taxas indevidas.
Como o Procon ajuda o consumidor?
O Procon é um órgão público de defesa do consumidor que, entre outras funções, recebe reclamações para mediar soluções de conflitos entre consumidor, empresas e prestadores de serviços de forma extrajudicial.
Porque minha conta de luz dobrou de valor?
Muitos consumidores têm notado que o valor da conta de luz dobrou nos últimos meses. Isso pode ser explicado por diversos fatores, que incluem o aumento de consumo e até a bandeira utilizada naquele momento.
Como saber se o consumo de energia é alto?
O cálculo usado para saber quanto sua casa gastou no final do mês é bastante simples. É só multiplicar a potência do seu aparelho pelo tempo em que ele ficou ligado consumindo energia e, depois, multiplicar pelo preço cobrado por quilowatts hora (kWh) e você terá o valor gasto por cada equipamento.
Como reclamar do valor da conta de luz Enel?
As manifestações são reanalisadas de forma transparente e imparcial, levando em conta as informações e argumentos do Cliente e a legislação em vigor. Você pode entrar em contato com a Ouvidoria pelo telefone 0800 00 120 00 das 8h às 18h, em dias úteis, ou utilizando o formulário ao lado.
Quanto custa 300 kWh de energia?
Quem consome entre 300 e 600 kWh pode pagar de R$ 11,50 até R$ 66 a mais na conta.
Como pedir a diminuição da conta de luz?
Basta procurar o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) mais próximo. Não esqueça de manter seu cadastro junto a Enel e ao CRAS sempre atualizado.
Como saber se há fuga de energia elétrica?
Para saber se existe fuga de corrente no imóvel, basta fazer um teste que é muito simples: desligue todos os aparelhos das tomadas e apague todas as luzes. Depois cheque se o medidor de energia para de girar (modelos antigos) ou se o seu display (modelos mais novos) não registra o consumo.
O que acontece quando fazemos uma reclamação no Procon?
Uma reclamação exige mais informações do que uma consulta, então é necessário que o cadastro dos consumidores estejam completos. Se for esse o caso, será exibida uma mensagem e o atendimento será redirecionado primeiro para o preenchimento do cadastro, depois para a Reclamação.
Qual é o valor da multa do Procon?
De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), no fornecimento de produtos ou serviços que envolvam outorga de crédito ou concessão de financiamento, as multas de mora decorrentes do atraso de pagamento não poderão ser superiores a 2% do valor não pago.
Quanto tempo demora um processo no Procon?
Quanto tempo o Procon demora para notificar? As reclamações devem ser remetidas para a Caixa Postal 152, CEP 01031-970-SP. O registro da reclamação ocorrerá no prazo máximo de 15 (quinze) dias, contados a partir da data do recebimento da carta.
O que não pode ser cobrado na conta de energia?
O que não pode ser cobrado na conta de luz? Na conta de luz, não deve ser cobrado o ICMS sob os custos de transmissão e distribuição, pois esses valores já estão incorporados na Tarifa de Uso dos Sistemas Elétricos de Distribuição (TUSD) e na Tarifa de Uso dos Sistemas Elétricos de Transmissão (TUST).
Como fazer uma reclamação para a Aneel?
- Assistente virtual: ChatBot.
- Formulário no site da ANEEL.
- Aplicativo para celular: ANEEL Consumidor (Android e IOS)
- Telefone 167 (de segunda a sábado, das 6h20 à meia-noite)
- Telefone 0800 7270167 (de segunda a sábado, das 6h20 à meia-noite)
De quem é a responsabilidade da conta de luz?
O CONSUMO DEVE SER COBRADO DA PESSOA TITULAR DA CONTA À ÉPOCA DO CONSUMO, QUANDO A CONCESSIONÁRIA CONHECE O FATO, MAS NO CASO CONCRETO, O AUTOR PERMANECEU RESPONSÁVEL. A OBRIGAÇÃO DE TRANSFERIR A TITULARIDADE INCUMBIA AO LOCATÁRIO.
Tem como zerar a conta de luz?
Por conta da taxa mínima, zerar a fatura de energia elétrica não é possível.
Como fazer uma reclamação no Procon contra a Enel?
- Teleatendimento: 0800 72 73 110 (atendimento em dias úteis, das 8h às 18h)
- Por carta: pedimos enviar em envelope fechado mencionando “OUVIDORIA” para o endereço: Av das Nações Unidas, 14401, Conjunto 1 ao 4, Torre B1, 17 andar, Vila Gertrudes, São Paulo, SP, CEP 04794-00.
Onde posso reclamar da conta de luz?
Caso exista algum valor ou código não identificado ele deverá procurar pela empresa e esclarecer o motivo desta cobrança e, também, se procedente se o valor é o correto. Havendo erro ele deverá formalizar reclamação junto a empresa e anotar protocolo. Se não for atendido deverá reclamar no Procon.
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