O que é a teoria das Relações Objetais?
Perguntado por: Edgar Kevin de Carneiro | Última atualização: 12. April 2022Pontuação: 4.9/5 (41 avaliações)
A teoria da relação de objetos é uma teoria psicodinâmica dentro da teoria psicanalítica. A teoria descreve a ideia de que o ego só existe em relação a outros objetos, que podem ser internos ou externos.
O que é relações Objetais?
Em termos psicanalíticos, as relações objetais referem-se às relações emocionais entre sujeito e objeto amado que, através de um processo de identificação comum, contribuem para o desenvolvimento do ego.
O que diz a teoria de Melanie Klein?
A teoria kleiniana fundamenta-se a partir da infância mais primitiva, das fantasias inconscientes, que se fazem presentes logo após o nascimento do bebê e do seu primeiro contato com o mundo externo, bem como na teoria do caráter inato no qual desenvolve-se a personalidade através das pulsões de vida e de morte, em ...
O que é amor objetal?
O amor objetal anaclítico é característico do masculino, exibindo acentuada valorização sexual que se origina do narcisismo primário, correspondendo a uma transferência desse narcisismo para o objeto sexual.
Qual é a teoria de Winnicott?
A teoria de Winnicott baseia-se no fato de que a psique não é uma estrutura pré-existente e sim algo que vai se constituindo a partir da elaboração imaginativa do corpo e de suas funções – o que constitui o binômio psique-soma.
MELANIE KLEIN (1) – CONCEITOS INTRODUTÓRIOS – TEORIA DAS RELAÇÕES OBJETAIS
Qual a principal diferença da teoria Winnicottiana para a freudiana?
A principal diferença da metodologia de Winnicott em relação à de Freud e outros psicanalistas foi determinar o estudo do bebê e da mãe como “unidade psíquica”. Esse método permitiu observá-los juntos, e não somente analisar o comportamento de ambos separados.
Quais os principais destaques da obra de Winnicott?
Holding, Handling e Apresentação de Objetos
Estes três conceitos são provavelmente os mais comentados na obra de Donald Winnicott. Seriam três funções que a mãe suficientemente boa (e demais cuidadores) devem realizar no desenvolvimento do bebê.
O que é escolha objetal?
Processo, descrito inicialmente por Freud, através do qual uma pessoa elege a uma outra pessoa como alguém psicologicamente significativo. É um processo consciente, mas intensamente influenciado por conteúdos mentais inconscientes.
O que Freud diz sobre amor próprio?
Não podemos amar a nós mesmos verdadeiramente se negarmos a nós mesmos o perdão e a compaixão. É necessário admitir que todo ser humano falha.
O que é um objeto para Freud?
Na psicanálise, um objeto é uma representação mental de um objeto externo. Assim, não se fala em investimento de energia psíquica ou catexia em relação a objetos externos, mas sim em relação a suas representações na mente do indivíduo.
Quem foi Melanie Klein e quais seus principais conceitos?
Melanie Klein foi uma das maiores psicanalistas da história. Seguidora de Freud, com genialidade e amor à verdade erigiu uma escola com pensamentos próprios e distintos. Como disse uma amiga, quando Klein em 1935 insistia que era uma freudiana: "agora já é tarde - você é uma Kleiniana".
Qual a diferença entre Anna Freud e Melanie Klein?
Klein, nascida a 1882 e falecendo a 1960, dedicou-se à análise do desenvolvimento da psique infantil em relação aos outros e ao exterior, nomeadamente no desenvolvimento do subconsciente e das suas idealizações. Por sua vez, Anna Freud dedicou-se ao estudo do ego e das suas linhas de desenvolvimento.
Quais são os três pilares da teoria Kleiniana?
Teoria. São três os pilares fundamentais da teoria Kleiniana: Primeiramente existe um mundo interno, formado a partir das percepções do mundo externo, colorido com as ansiedades do mundo interno. Com isso os objetos, pessoas e situações adquirem um colorido todo especial.
São considerados teóricos das relações Objetais?
Os teóricos das relações objetais trazem concepções diferenciadas, o que torna o entendimento dos termos “objeto” e “relações objetais” bastante complexo. Como afirmam Greenberg e Mitchell (1994, p. 8) há uma diferença entre esses termos para a psicologia acadêmica e a psicanálise.
O quê pulsão psicanálise?
Sigmund Freud descreve a pulsão como um conceito "situado na fronteira entre o mental e o somático, como o representante psíquico dos estímulos que se originam no corpo - dentro do organismo - e alcança a mente, como uma medida da exigência feita à mente no sentido de trabalhar em conseqüência de sua ligação com o ...
Qual a importância de Melanie Klein para a psicanálise?
Melanie Klein, nascida em Viena, em 30 de março de 1882, descobriu algo que viria a tornar-se revolucionário para a psicanálise: que os pensamentos infantis proibidos e conflitantes podem ser expressos por meio da brincadeira. Essa inovadora evidência teve início por acaso.
O que a psicologia diz sobre amor próprio?
O amor-próprio é um estado de apreço por si mesmo que provém de ações que nos ajudam a crescer psicológica, física e espiritualmente. O amor-próprio vem do amadurecimento e do autoconhecimento, que nos permitem identificar nossas forças e fraquezas, e aprender a lidar com elas.
O que é o amor próprio?
O que é Amor Próprio:
O amor próprio é o amor que as pessoas têm por si mesmas. Muitas vezes as pessoas, por causa de fraquezas antigas, de crises mais recentes, não conseguem defender seus interesses para satisfazer suas necessidades.
O que é o amor para Lacan?
amar é querer o bem a alguém. Lacan, por outro lado, empreende uma separação fundamental entre o amor e a ideia do bem. O amor de transferência — ou, ousaríamos dizer apenas, o amor — ensina àquele que ama que há uma falta inscrita em seu desejo.
O que é identificação narcísica?
A identificação narcísica primitiva é tal que a angústia da perda do objeto de amor deixa-se interpretar como a angústia do eu de não conseguir sobreviver para além do desaparecimento do objeto (FEDIDA, 1999, p. 66-67).
O que são pais narcisistas?
Pais narcisistas veem a independência de seus filhos como uma ameaça direta ao controle que eles querem ou precisam de suas vidas. Por causa do desespero de manter o controle, os narcisistas tentam sabotar deliberadamente o senso de valor pessoal de seus filhos.
O que é objeto primário?
O objeto primário executa duas funções principais: a) função de cobertura das necessidades do bebê que permite o início de uma existência subjetiva, a partir da experiência princeps do encontra- do-criado, fonte primária de criatividade e transformação elaborativa das excitações pulsionais; b) função de facilitação da ...
O que é objeto transicional Winnicott?
Winnicott (pediatra e psicanalista inglês) definiu o objeto transicional como aquele utilizado pela criança para suportar a ausência materna. Segundo o autor, nos primeiros meses de vida, o bebê não tem consciência de que ele e a mãe são pessoas diferentes.
Qual a importância do brincar para Winnicott?
O brincar é essencial, diz Winnicott, porque é através dele que se manifesta a criatividade (WINNICOTT, 1975, p. 80). No espaço potencial, o paciente pode mobilizar todos os recursos disponíveis em sua personalidade.
Por que estudar Winnicott?
O foco do psicanalista inglês está voltado para uma dimensão muito mais básica da subjetividade que tem a ver com as experiências de sermos nós mesmos, de termos um corpo próprio e de estarmos inseridos na realidade. 3 – Winnicott tem dificuldade de admitir a existência de uma pulsão de morte, tal como Freud supunha.
Onde fala que Salomão pediu sabedoria?
Quantos dias de quarentena Covid positivo?