O que é a Teoria da Burocracia?

Perguntado por: Fábio Diego Guerreiro Paiva  |  Última atualização: 4. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (4 avaliações)

A "Teoria de Burocracia na Administração", é uma teoria sociológica de MAX WEBER. Sociólogo alemão Max Weber integrou o estudo das organizações ao desenvolvimento histórico-social. Na relação Hierarquia Social e Autoridade.

O que significa Teoria da Burocracia?

A Teoria da Burocracia como proposta para Weber, inclui a impessoalidade, a concentração dos meios da administração, um efeito de nivelamento entre as diferenças sociais e econômicas e a execução de um sistema da autoridade que é praticamente indestrutível.

Qual a principal ideia da teoria burocrática?

A teoria burocrática de Max Weber é uma espécie de organização humana baseada na racionalidade, ou seja, os meios devem ser analisados e estabelecidos de maneira totalmente formal e impessoal, a fim de alcançarem os fins pretendidos. Dessa forma, na teoria burocrática há grande ênfase na eficiência.

Quais as principais características da Teoria da Burocracia?

Principais características da burocracia

O modelo burocrático é marcado pela hierarquia (cuja principal característica é a impessoalidade), a rígida divisão do trabalho, as regras, os regulamentos e os procedimentos inflexíveis, com todo o processo conduzido por documentos escritos e registro das atividades.

O que é a Teoria da Burocracia de Max Weber?

Para Weber, a burocracia moderna não é apenas uma forma avançada de organização administrativa, com base no método racional e científico, mas também uma forma de dominação legítima. Os atributos que regem o funcionamento da burocracia sintetizam as formas de relações sociais das sociedades modernas.

TEORIA DA BUROCRACIA OU TEORIA BUROCRÁTICA | MAX WEBER

34 questões relacionadas encontradas

Quais as características da burocracia segundo Max Weber?

Com relação às características da burocracia segundo Max Weber: ... Toda organização burocrática se baseia na hierarquia, na divisão do trabalho, na separação entre pessoa, cargo e funções exercidas de modo continuado e com base em documentos escritos.

Quais os princípios básicos da burocracia de Max Weber?

A teoria da burocracia tem como base o pensamento racional, para almejar a excelência. Atualmente as pessoas associam burocracia a processos demorados e com bastante papel (papelada). A teoria de Max Weber é o contrário do que as pessoas geralmente imaginam, de papel ou processos lentos.

São características da teoria burocrática exceto?

Segundo Max Weber, “A burocracia é a organização eficiente por excelência. ... São características da burocracia para Max Weber, EXCETO: Caráter legal das normas e regulamentos. Caráter racional e divisão do trabalho.

Quais são as principais características da teoria neoclássica?

A Abordagem Neoclássica é a Teoria Clássica devidamente atualizada e redimensionada aos problemas administrativos atuais e ao tamanho das organizações modernas. Ênfase nos aspectos práticos da Administração. Pragmatismo (influência do espírito pragmático americano). Busca de resultados concretos e palpáveis.

Quais são as principais características da teoria estruturalista?

A totalidade, a interdependência das partes e o fato de o todo ser maior do que a soma das partes são as características do estruturalismo.

Qual a finalidade da burocracia?

A burocracia é uma forma de organização humana que se baseia na racionalidade, isto é, na adequação dos meios aos objetivos (fins) pretendidos, a fim de garantir a máxima eficiência possível no alcance desses objetivos. ... É uma estrutura social racionalmente organizada.

Qual a origem da Teoria da Burocracia?

A Teoria da Burocracia nas Organizações surgiu com estudos por volta da década de 1940, tendo como precursor Max Weber (1864-1920), sociólogo alemão, criador da Sociologia da Burocracia. ... A Burocracia também foi o ponto de partida para sociólogos e cientistas políticos produzirem estudos nas organizações.

Quais são as funções da burocracia?

4) Quais as funções da burocracia? Explique-as.  Especialização: objetiva o crescimento da produtividade. ...  Previsibilidade: que objetiva estabelecer o efeito da estabilização da experiência válida: as regras, regulamentos, estrutura, aspectos profissionais e outros elementos da burocracia capacitam a previsibilidade.

Qual a ênfase da Teoria da Burocracia?

Teoria da Burocracia – ainda considera o sistema fechado (preocupada apenas com os aspectos internos da organização), forte ênfase na divisão racional do trabalho (regras e normas).

São características da Teoria Neoclássica exceto *?

Podemos considerar como uma das principais características da Teoria Neoclássica, exceto: contestação dos postulados clássicos. A teoria Neoclássica não contesta os postulados clássicos, pelo contrário, ela amplia e flexibiliza a teoria clássica.

Qual o principal foco da Teoria Neoclássica?

O ponto fundamental da Teoria Neoclássica é o de ser a Administração uma técnica social básica. Isto leva à necessidade de o administrador conhecer, além dos aspectos técnicos e específicos de seu trabalho, também os aspectos relacionados com a direção de pessoas dentro das organizações.

Quais os objetivos da Teoria Neoclássica?

A Teoria Neoclássica aborda os meios na busca da eficiência, enfatizando os fins e resultados na busca de eficácia. Há um forte deslocamento para os objetivos e resultados.

São disfunções da burocracia exceto?

São disfunções da Burocracia, exceto:

Lentidão no processo decisório. Rigidez e apreço extremos às regras. Ênfase excessiva nos grupos informais. Dificuldade de resposta às mudanças no meio externo.

São características de uma estrutura formal exceto?

São características de uma estrutura organizacional formal, EXCETO: a) Baseada em relações ideais. b) Deliberadamente pessoal. c) Ordens para baixo e informações para cima.

Quais são os elementos da estrutura burocrática?

A - As atividades excepcionais exigidas para os propósitos da organização distribuídas de maneira estável sob a forma de deveres formais; B - A organização dos cargos nas empresas obedece a princípios hierárquicos com relação ao status e aos papéis a serem desempenhados.

Quais são os princípios da burocracia?

Weber concebeu a Teoria da Burocracia para tornar a organização eficiente e eficaz, garantindo rapidez; racionalidade; homogeneidade de interpretação das normas; redução dos atritos e discriminações; padronização da liderança (decisões iguais em situações iguais) e o alcance dos objetivos.

Quais os fatores que favorecem o desenvolvimento da burocracia Segundo Weber?

Conforme Lacombe & Heilborn (2006, p. 473), as ênfases da burocracia, segundo Weber, são: formalização (obediência a normas, rotinas, regras e regulamentos), divisão do trabalho, hierarquia, impessoalidade, profissionalização e competência técnica dos funcionários.

Quais os princípios básicos da Teoria das Relações Humanas de Mayo?

As três principais características desses modelos são: O ser humano não pode ser reduzido a um ser cujo comportamento é simples e mecânico. O homem é, ao mesmo tempo, guiado pelo sistema social e pelas demandas de ordem biológica. Todos os homens possuem necessidades de segurança, afeto, aprovação social e prestígio.

Quais são as difusões da burocracia?

A esse fenômeno, Merton denomina de disfunções da burocracia, a exemplo da internalização das regras e o apego aos regulamentos, o excesso de formalismo e de papelório, a resistência a mudanças, a dificuldade no atendimento a clientes e os conflitos com o público.

Qual o ponto mais importante da Teoria da Burocracia?

A Teoria Burocrática possui uma postura altamente técnica e mecanicista. Além disso, a preocupação é apenas com a estrutura e seu conjunto de cargos e funções. O comportamento pessoal das pessoas não é levado em consideração.

Artigo anterior
Quanto custa um New Beetle 2007?
Artigo seguinte
Como sair de uma fase depressiva?