O que é a redundância?
Perguntado por: Kevin Vieira | Última atualização: 8. Februar 2022Pontuação: 5/5 (34 avaliações)
Traduzido de inglês-
O que é redundância e exemplos?
O que é uma redundância:
A redundância se refere a alguma situação em que as informações já tenham sido dadas e que novamente voltam a ser mencionadas em outro momento. Exemplo: "O diretor falou durante quatro horas seguidas o que poderia ter dito em 40 minutos".
O que é uma pessoa redundância?
O que é Redundante:
Ela tem origem do latim redundare, que significa “voltar”. Uma pessoa é redundante quando conta a mesma história por diversas vezes, não modificando o que diz ou prolongando o seu discurso, fazendo com que a mensagem esteja carregada de repetições.
O que é redundância em um texto?
O texto redundante, assim como na oralidade, é aquele que utiliza muitas frases para expressar uma ideia que já ficou explícita no discurso, que traz repetição e excesso de palavras para passar uma única mensagem.
O que é redundância na comunicação?
Redução da informação da mensagem devido à repetição de unidades ou grande previsibilidade dessas unidades com o objetivo de equilíbrio dos efeitos provocados pelo ruído (interferências, obstáculos à transmissão da mensagem) na comunicação.
Redundância: o que é a redundância? Como funciona?
Que seria o elemento básico da comunicação redundância?
O que seria o elemento básico da comunicação redundância? a) É a parte do código conhecida e utilizada por um emissor ou um receptor. Para uma comunicação eficiente, é preciso que emissor e receptor não apenas usem o mesmo código, como também a redundância.
O que é omissão de redundância?
Uma redundância é uma repetição desnecessária de ideias, também chamada de pleonasmo vicioso ou tautologia. As redundâncias são usadas frequentemente em linguagem cotidiana, mas são um vício de linguagem, contribuindo para o empobrecimento do discurso.
É errado usar redundância?
No geral, a redundância deve ser evitada, pois pode passar a impressão de que o texto está fraco e vazio, por ficar dando voltas na mesma conclusão.
Como evitar a redundância?
Basicamente, para evitar a redundância, basta apenas não dizer a mesma coisa duas vezes ou mais em uma mesma sentença. Não é possível “encarar” de costas ou de lado, por exemplo, então, é desnecessário dizer que alguém “encarou de frente” um problema, já que a palavra “encarar” já significa olhar de frente.
Qual a diferença entre ambiguidade é redundância?
O pleonasmo consiste em intensificar o significado de um elemento do texto por meio da redundância, isto é, da repetição da ideia já expressa por esse elemento. II. A ambiguidade não pode ser considerada um vício de linguagem, já que não provoca qualquer tipo de dificuldade para a interpretação de um texto.
O que é ambiguidade é um exemplo?
A ambiguidade, também chamada de anfibologia, é a duplicidade de sentidos numa mesma sentença. Neste caso, quando seu uso é intencional, a ambiguidade é considerada uma figura de linguagem. ... Exemplo: Adoro meu vizinho, mas o cachorro não para de ladrar.
Qual diferença entre redundância é pleonasmo?
A redundância é conceituada por um excesso de palavras que trazem a mesma ideia, caracterizada geralmente como pleonasmo ou tautologia. Pleonasmo (de pleos, em grego, que quer dizer abundante) é o emprego de palavras desnecessárias ao sentido da expressão tanto do ponto de vista sintático quanto do significado.
Qual sinônimo de redundância?
2 prolixidade, difusão, eloquência, facundidade, logorreia, loquacidade, verborragia, verbosidade. Superabundância: 3 abundância, superfluidade, demasia, exagero, excesso, exorbitância, nimiedade, sobejidão, superabundância.
Como identificar uma redundancia?
Ocorre redundância quando, numa frase, repete-se uma ideia já contida num termo anteriormente expresso. Assim, as construções redundantes são aquelas que trazem informações desnecessárias, que nada acrescentam à compreensão das mensagens.
Quais são os tipos de redundância?
- Duplicação de dados. ...
- Duplicação de sistemas. ...
- Duplicação de redes. ...
- Duplicação do data center. ...
- Duplicação de infraestrutura física. ...
- Aumenta a disponibilidade dos serviços. ...
- Não interrompe a geração de receitas. ...
- Reduz as paralisações das operações.
O que é metalinguagem e exemplos?
A metalinguagem nada mais é do que a preocupação do emissor totalmente voltada ao próprio código que está sendo utilizado. ... Exemplo de metalinguagem: um quadrinho em que um personagem fala sobre o balão, forma característica da linguagem dos quadrinhos.
Como enxugar o texto?
...
Alguns exemplos, evitar ou remover completamente:
- Gerúndio.
- Voz passiva.
- Advérbios.
- Pronomes indefinidos.
- Palavras de “excesso” ou imprecisão (muito, bem, bastante, um monte, vários, diversos etc.)
Como escrever de forma clara e concisa?
- Use somente uma ideia por frase;
- Use a voz ativa, e não a passiva, onde possível.
- Exclua palavras desnecessárias ou vagas, e substitua-as por palavras mais específicas.
Como por exemplo é redundante?
Os termos como e por exemplo transmitem ambos a ideia de exemplificação. Isso quer dizer que a construção “como, por exemplo” configura um pleonasmo. Esse fato não configura um erro em si, pois a redundância trazida pelo pleonasmo pode ocorrer por dois motivos.
É errado falar pleonasmo?
A palavra pleonasmo vem do grego. Na língua de Platão e Aristóteles, quer dizer superabundância. Em bom português: repetição de uma ideia com palavras diferentes. ... Aí, deixam de ser figuras de linguagem e passam a ser vício.
É errado usar tão?
advérbio Em que grau; de que maneira; em que quantidade; geralmente, utilizado para expressar uma relação de igualdade: tão triste, que me entristecia vê-la; tão caridoso, que emocionava a multidão. ... Etimologia (origem da palavra tão).
É errado falar com certeza?
Embora muito usada com intuito enfático, essa expressão é redundante, uma vez que o substantivo certeza já significa convicção e segurança plena e total, indicando indubitabilidade.
O que é pleonasmo é um exemplo?
É uma redundância, a repetição de palavras apenas para reforçar a ideia expressa. Por exemplo: “descer para baixo”, “subir para cima”, “sair para fora”.
O que é omissão do verbo exemplos?
Levamos uvas, maças, peras e pêssegos para enfeitar a mesa do jantar. Usa-se a vírgula para marcar elipse (omissão) do verbo: Eles querem comida; nós, arte.
O que é Assíndeto exemplos?
Assíndeto é uma figura de linguagem caracterizada pela omissão de conjunções coordenativas, isto é, conjunções que ligam orações ou elementos independentes entre si em um enunciado. Veja: Fui ao mercado para comprar frutas, verduras, legumes e carne. Fui ao mercado para comprar frutas, verduras, legumes, carne.
Qual é o medicamento mais perigoso do mundo?
Qual é a cor do ano da Suvinil?