Como funciona a logistica reversa?

Perguntado por: Rodrigo Luís Vicente Borges  |  Última atualização: 5. Oktober 2024
Pontuação: 4.1/5 (71 avaliações)

O conceito de logística reversa, ou inversa, como também é conhecida, é bem simples. Trata-se de um conjunto de ações que têm como foco o retorno de materiais já utilizados para o processo produtivo. Ou seja, é o reaproveitamento ou reciclagem de materiais visando à preservação do meio ambiente.

Como funciona a logística reversa resumo?

A Logística Reversa é um instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação ...

Como a logística reversa é aplicada?

Como aplicar a logística reversa em sua empresa?
  1. Incentive os seus clientes finais. O primeiro passo para implementar a logística reversa é gerar consciência em seus consumidores finais. ...
  2. Além da rota de entrega, não se esqueça da rota de coleta. ...
  3. Eduque o público consumidor.

Como funciona o processo de logística?

A logística é um processo operacional de uma empresa, sendo responsável por toda a movimentação, armazenamento, transporte e entrega. Sua função é garantir que os produtos ou serviços passem por todas as etapas necessárias dentro da organização e cheguem até o cliente no prazo e condições ideais.

Quais são os princípios da logística reversa?

O princípio de logística reversa usada a favor do desenvolvimento sustentável visa um novo modelo de gestão de negócios, levando em consideração os impactos ambientais e sociais, aliado às questões econômicas. Na busca de um mundo mais sustentável, os olhares se voltam para o setor empresarial.

LOGÍSTICA REVERSA

21 questões relacionadas encontradas

Quais são as 4 etapas da logística reversa?

Logística reversa
  • Recuperação de produtos;
  • Redução do consumo de matérias-primas;
  • Reciclagem, substituição e reutilização de materiais; e.
  • Reparação de produtos.

Quais são as 5 principais etapas do processo de logística reversa?

Quais as etapas da logística reversa?
  • Coleta. A primeira etapa envolve a coleta dos produtos ou materiais descartados dos pontos de consumo. ...
  • Classificação. ...
  • Desmontagem e desativação. ...
  • Armazenamento. ...
  • Transporte. ...
  • Tratamento. ...
  • Reintegração ou destino final. ...
  • Monitoramento e controle.

Quais as 5 principais funções da logística?

Principais: transporte, gestão de estoque e processamento de pedidos. Secundárias: armazenagem, manuseio de materiais, embalagem, compras, gestão de produtos e sistema de gestão.

Qual é o principal objetivo da logística?

A logística é um processo operacional de uma empresa, sendo responsável por toda a movimentação, armazenamento, transporte e entrega. Sua função é garantir que os produtos ou serviços passem por todas as etapas necessárias dentro da organização e cheguem até o cliente no prazo e condições ideais.

Quais são os 4 principais tipos de logística?

Os 4 tipos de logística
  • Logística de produção.
  • Logística de distribuição.
  • Logística reversa.
  • Logística de suprimentos.

Qual é a importância da logística reversa?

Todos os segmentos e empresas, incluindo as médias e pequenas, devem se preocupar com a coleta, tratamento e descarte adequado de seus resíduos. Além de evitar a contaminação da água, solo e meio ambiente, a logística reversa garante uma prática sustentável empresarial e abre oportunidades para todas as empresas.

Quais os três objetivos da logística reversa?

Logística reversa consiste em sistemas de coleta, reuso, reciclagem e tratamento de resíduos gerados pelo consumo de diversos produtos. Tem como objetivos proteger o meio ambiente, gerar oportunidades de negócios, alavancar a sustentabilidade e a redistribuição dos direitos e deveres sobre o gerenciamento de resíduos.

Quais são as três etapas da logística reversa?

Do ponto de vista da operação, as etapas envolvidas na logística reversa são a coleta, a inspeção, a separação, a compra e a venda e a devolução.

De quem é a responsabilidade pela logística reversa?

A logística reversa é o retorno à cadeia produtiva dos materiais descartados após o consumo, com a finalidade de reciclar e reaproveitar. Para que esse processo funcione, todos os atores da cadeia produtiva têm responsabilidades, inclusive os consumidores.

Quem paga a logística reversa?

O custo da postagem ou coleta é de quem está autorizando o serviço. Não há́ nenhuma cobrança ao consumidor/remetente; Serviço disponível apenas para clientes com contrato de encomendas (SEDEX Hoje, SEDEX 10, SEDEX 12, SEDEX e PAC); O cliente também pode autorizar o remetente a utilizar as embalagens dos Correios.

O que dificulta a logística reversa?

As principais dificuldades apresentadas para utilização da ferramenta de logística reversa foram: contratação de empresas que estejam habilitadas a executar o ciclo de logística reversa; aplicabilidade das leis, como a Política Nacional de Resíduos Sólidos, adequação de contratos de fornecimento de produtos e serviços ...

Quais são os benefícios da logística?

Como a logística pode ajudar a melhorar a eficiência e reduzir os custos operacionais?
  1. Otimização de rotas e modais de transporte. ...
  2. Gestão do estoque. ...
  3. Consolidação de cargas. ...
  4. Automatização de processos. ...
  5. Negociação com fornecedores e prestadores de serviço. ...
  6. Gestão de devoluções.

Onde a logística pode ser aplicada?

Falando em materiais, uma das aplicações da logística é administrar os produtos. Sendo assim, essa modalidade pode englobar a procura por matérias primas até a fabricação deste. Então, podemos falar de negociação, aquisição, contato com fornecedores, transporte, qualidade e armazenamento, como já dito anteriormente.

Qual é o conceito da logística?

De maneira simplificada, podemos afirmar que o conceito de logística está relacionado com gestão de recursos e meios que possibilita a entrega de produtos, em determinado local e durante um certo período de tempo.

Quais são os três pilares da logística?

Os três pilares da Logística
  • Excelência no nível de serviço aos clientes;
  • Otimização dos níveis de estoque;
  • Redução contínua nas perdas e nos custos totais de distribuição.

Qual a atividade mais importante na logística?

São elas: transporte, manutenção de estoque e processamento de pedidos. Mas, tão importantes quanto as atividade primárias, são as atividades de apoio da logística, que dão suporte indispensável para o bom atendimento das demandas.

Quais são as 3 três mais importantes funções logísticas?

Nas principais, encontramos as atividades de transporte, gestão de estoque e processamento de pedidos.

Qual a lei que regulamenta a logística reversa?

Leis e Decretos Federais

Decreto nº 10.240/2020, que trata da implementação de sistemas de logística reversa de produtos eletroeletrônicos e seus componentes de uso doméstico.

Qual é a origem da logística reversa?

A Origem da Logística Reversa

A logística reversa surgiu como uma resposta aos impactos ambientais e econômicos gerados pelo descarte inadequado de produtos e materiais. O termo “logística reversa” foi criado pela primeira vez na década de 1990, como uma forma de definir a gestão dos resíduos gerados pela indústria.

Artigo anterior
Como o mar está hoje?
Artigo seguinte
O que é resiliência na Engenharia?