O que é a prometáfase?

Perguntado por: Rebeca Iara Loureiro Faria Morais  |  Última atualização: 19. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (42 avaliações)

A prometafase é a fase da mitose que se segue à prófase e que precede a metáfase, em células somáticas de eucariotas. O envelope nuclear desagrega-se em fragmentos e desaparece. Os microtúbulos que emergem dos centrossomas nos pólos do aparelho mitótico atingem os cromossomas, agora condensados.

O que acontece na prometáfase?

Prometáfase. A prometáfase começa com a desintegração da carioteca. Quando isso acontece, os cromossomos caem no citoplasma e dirigem-se à região equatorial da célula, aonde vão se prender as fibras do fuso por meio de centrômero.

O que acontece em metáfase?

Durante a metáfase, os cromossomas migram para o plano equatorial da célula, dispondo-se com os centrómeros para o centro e os braços para fora e formando a placa equatorial. ... Não ocorre alteração do número de cromossomas, nem do teor de DNA, durante esta fase da divisão mitótica.

Qual a função dos cinetócoros?

Cinetócoro é uma espécie de "disco de proteínas", localizado no centrômero. ... Formado no final da prófase na região do centrômero, o cinetócoro tem a função de consumir a tubulina já no final da divisão celular (mais especificamente na anáfase.

O que é a telófase da mitose?

Última fase do processo mitótico, de longa duração, em que se verifica a reorganização da membrana nuclear à volta dos cromossomas de cada polo da célula. Na telófase o fuso acromático dissolve-se e reaparecem os núcleos. A célula passa a ter dois núcleos com a mesma informação genética.

Mitose 04 - Prófase, prometáfase e metáfase

30 questões relacionadas encontradas

Qual é a fase da telófase?

A telófase é a última fase da mitose, onde ocorre descondensação dos cromossomos, reorganização do nucléolo e reconstituição das organelas celulares. Com a descondensação, os cromossomos retomam sua atividade de produzir RNA.

O que ocorre na telófase 1 da meiose?

Telófase I – na etapa final da meiose I acontece uma série de eventos: os cromossomos se descondensam; a carioteca e o nucléolo reaparecem, o citoplasma se divide por meio de um processo chamado de citocinese. Por fim, são geradas novas células haploides. Na meiose II acontece processos semelhantes aos da mitose.

O que é citocinese explique?

A citocinese corresponde à divisão da célula original em duas, com idêntica composição, ficando cada qual com um dos núcleos formados e com uma porção semelhante de citoplasma e de organelos. ... O processo de divisão citoplasmática ou, simplesmente, clivagem celular, inicia-se ainda na anáfase.

Qual é a função do centrômero?

→ Centrômeros

O centrômero, ou constrição primária, é a região do cromossomo que apresenta um estrangulamento. No centrômero, está presente, além de DNA, um disco de proteína com a função de prender os filamentos cromossômicos às fibras de fuso durante o processo de divisão celular.

Qual o significado de Cromatide?

[Brasil] [ Citologia ] Cada um dos filamentos de ADN resultantes da divisão longitudinal de um cromossoma durante a mitose, unidos um ao outro pelo centrómero .

O que ocorre na fase de prófase?

Primeira etapa da divisão I da meiose, a prófase I é a fase preparatória para a redução de cromossomas da célula. Caracteriza-se pela desorganização celular. Durante a prófase I, os cromossomas homólogos, cada um constituído por dois cromatídios, da célula diploide condensam-se, encurtam e engrossam.

Qual é a função da anáfase?

A anáfase é a fase na qual as cromátides irmãs dos cromossomos duplicados são separadas, puxadas através do encurtamento dos microtúbulos que estão ligados aos cinetócoros e da degradação das moléculas de tubulina que mantém as cromátides irmãs juntas.

Como funciona o processo da mitose?

A mitose, também chamada de cariocinese, consiste no processo de divisão celular, em que a célula-mãe gera duas células-filhas. ... A divisão celular dura cerca de 24 horas. Das quais, aproximadamente 90% desse tempo acontece a interfase, período em que acontece a duplicação cromossômica.

Quais as funções do centrômero e telômero?

O telômero permite a estabilidade do cromossoma e por consequência a sobrevivência da célula: a par de um centrômero para poder haver segregação cromossomática, de uma origem para poder haver a iniciação da replicação do cromossoma; a existência do telómero é um dos elementos mais básicos para a existência do ...

Qual é a função do telômero?

Os Telômeros são sequências repetitivas de DNA que existem nas extremidades de todos os cromossomos humanos. ... Com a função de proteger e separar os cromossomos, os telômeros são semelhantes à capa plástica de cadarços de sapato, que impedem que o cadarço desfie, estrague e perca sua função.

Qual a diferença entre centrômero e telômero?

Centrômero: Constrição primária que divide o cromossomo em 2 braços e influencia o movimento durante a divisão celular. ... Telômeros: Extremidades finais dos cromossomos que o protegem da degradação.

Como se inicia a formação da citocinese?

A rigor, a citocinese normalmente se inicia no final da telófase, momento em que se pode perceber o início de um estrangulamento na região central da célula que está terminando sua divisão. Com a continuidade desse estrangulamento, a célula acaba por se separar completamente, o que caracteriza o fim da citocinese.

O que é mitose e citocinese?

A mitose consiste em quatro fases básicas: prófase, metáfase, anáfase, telófase. ... Essas fases ocorrem em uma ordem estritamente sequencial, sendo que a citocinese - o processo de divisão dos conteúdos das células para formar duas novas células - começa na anáfase ou na telófase.

Quem realiza a citocinese?

Citocinese - Separando as células

A partição em duas cópias é chamada de citocinese e ocorre, na célula animal, de fora para dentro, isto é, como se a célula fosse estrangulada e partida em duas (citocinese centrípeta). Há uma distribuição de organelas pelas duas células-irmãs.

O que ocorre na meiose 1?

A meiose I inicia-se com a prófase I, fase marcada pela condensação progressiva dos cromossomos, troca de material genético entre cromátides não irmãs, formação do fuso (feixe de microtúbulos), quebra do envoltório nuclear e início da migração dos cromossomos homólogos em direção à placa metafásica.

O que ocorre em cada fase da meiose?

Uma vez que a divisão celular ocorre duas vezes durante a meiose, uma célula pode produzir quatro gametas, óvulos ou espermatozoides. Em cada parte da divisão, as células passam por quatro estágios: prófase, metáfase, anáfase e telófase.

O que acontece em cada fase da meiose?

O processo ocorre por meio de duas etapas de divisões celulares sucessivas, dando origem a quatro células: Meiose I: Etapa reducional, pois o número de cromossomos é reduzido pela metade. Meiose II: Etapa equacional, o número de cromossomos das células que se dividem mantém-se o mesmo nas células que se formam.

O que é o processo de Crossing Over?

A diversidade entre indivíduos tem origem no processo de recombinação gênica que ocorre durante a meiose. Este mecanismo é conhecido como crossing-over (cruzamento cromossômico), e é responsável pela variabilidade genética característica da reprodução sexuada.

O que são as células filhas?

A mitose é um tipo de divisão celular que resulta na formação de duas células-filhas, apresentando o mesmo número de cromossomos que a célula-mãe. ... A mitose é um tipo de divisão celular a qual uma célula (célula-mãe) divide-se e dá origem a duas células-filhas, cada uma com um conjunto cromossômico idêntico ao da mãe.

Quantos cromossomos tem na telófase?

Telófase I: as células recém-formadas são haploides, n=2. Cada cromossomo ainda tem duas cromátides-irmãs, mas as cromátides de cada cromossomo não são mais idênticas entre si.

Artigo anterior
Quantas vezes pingar colirio lubrificante?
Artigo seguinte
Quais as repercussões da Súmula 377 1964 do Supremo Tribunal de Justiça nos regimes de bens do casamento?