O que é a poluição sonora?

Perguntado por: Violeta Margarida Cruz Brito  |  Última atualização: 17. Juni 2025
Pontuação: 4.8/5 (20 avaliações)

A poluição sonora refere-se aos sons em determinado volume que superam os níveis considerados normais para os seres humanos, podendo prejudicar sua audição.

O que é poluição sonora resposta?

A poluição sonora ocorre quando o som altera a condição normal de audição em um determinado ambiente, afetando a saúde física e mental da população. De acordo com a organização mundial de saúde – OMS, qualquer som que ultrapasse o valor de 50 decibéis pode ser considerado nocivo à saúde.

Quais são os tipos de poluição sonora?

A poluição sonora pode vir de várias fontes; a seguir revisamos as principais:
  • Tráfego automobilístico.
  • Tráfego aéreo.
  • Obras de construção.
  • Restaurantes e lazer noturno.
  • Animais.

O que é poluição sonora e como evitar?

A poluição sonora ocorre quando em um determinado ambiente o som altera a condição normal de audição. O crescimento desordenado das cidades faz com que as pessoas fiquem expostas cada vez mais a elevados índices de ruídos.

Qual é a situação que provoca mais poluição sonora?

O ruído de trânsito de veículos automotores é o que mais contribui na poluição sonora e cresce muito nas grandes cidades brasileiras, agravando a situação.

Como a poluição sonora afeta o meio ambiente?

23 questões relacionadas encontradas

Qual é a principal causa da poluição?

Para a FAO, entre as causas antropogênicas mais comuns da poluição do solo destacam-se: a indústria, a mineração, as atividades militares, a gestão de resíduos — incluindo o lixo tecnológico — e as águas residuais, a agricultura, a pecuária e a construção de infraestruturas urbanas e de transportes.

Que prejuízos a poluição sonora pode trazer à saúde?

É questão de saúde. As pessoas começam a perder a audição quando são expostas por períodos prolongados e repetidos a sons a partir de 85 decibéis (o equivalente ao ruído do liquidificador). A morte das células auditivas é lenta e irreversível.

Como resolver poluição sonora?

Como evitar poluição sonora

Isolamento acústico nas paredes: a opção mais comum é investir em isolamento nas paredes da casa. Paredes finas e leves acabam transmitindo o som para o lado de dentro com mais facilidade – dependendo do material e da frequência do som, pode inclusive, ampliar o barulho.

Quais são os principais tipos de poluição?

Abordaremos, a seguir, os principais tipos de poluição, destacando como eles são gerados e como prejudicam a vida humana e dos demais seres vivos.
  1. Poluição atmosférica. ...
  2. Poluição hídrica. ...
  3. Poluição do solo. ...
  4. Poluição térmica. ...
  5. Poluição sonora e visual. ...
  6. Poluição luminosa. ...
  7. Poluição radioativa.

O que diz a lei sobre poluição sonora?

Segundo a referida lei, o desrespeito aos limites de barulho pode ser punido com advertência e multas, que variam entre R$ 20 e R$ 200 mil, de acordo com a gravidade. O estabelecimento que descumpre a Lei do Silêncio pode ainda ser embargado, interditado e até ter cassada sua licença de funcionamento.

Qual o órgão que controla a poluição sonora?

R.: O Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) estabeleceu normas gerais de emissão de ruídos através da Resolução n° 001, de 8 de março de 1990.

O que podemos fazer para diminuir a poluição do meio ambiente?

Evitar o uso de agrotóxicos, dando preferência para o controle biológico. Preservação de florestas naturais. Implantação de sistema de transporte coletivo de qualidade. Criação e expansão de áreas verdes nas áreas urbanas, como praças arborizadas, parques ecológicos, jardins, etc.

Por que a poluição sonora nos bairros mais barulhentos?

A poluição sonora tem vários fatores desencadeantes que fazem parte dos fluxos urbanos, o barulho é emitido principalmente por veículos automotores (caminhão, ônibus, carros e motos), na construção civil na qual os trabalhadores produzem sons o tempo todo e por vendedores ambulantes.

O que é poluição sonora e exemplos?

Seguem-se alguns exemplos: Ruídos de trânsito: buzinas, carros de som, barulho do fluxo dos carros. Ruídos domésticos: sons de liquidificadores, aspiradores de pó, batedeiras, aparelhos de som, secadores de cabelo, cortadores de grama etc. Ruídos industriais: equipamentos nas indústrias, máquinas, serras etc.

Como o som afeta o corpo humano?

O ruído e seus malefícios

O ruído é capaz de danificar o ouvido, ocasionando sérios problemas auditivos como o zumbido, ou até mesmo a perda auditiva. Outros impactos também são responsáveis pela alteração da respiração, aumento da pressão sanguínea, aumento da produção de hormônio e ácido gástrico, entre outras.

Quais são os três tipos de sons que mais prejudicam a saúde auditiva?

Quais sons podem prejudicar minha audição?
  • 85 – 100 dB (Demora 6 a 8 horas para causar danos)
  • Tráfego pesado.
  • Ar condicionado de janela (perto de você)
  • Bar barulhento.
  • Secador de cabelo.
  • Motocicleta.
  • Brinquedo de apertar (perto da orelha)
  • Vagão do metrô (passando)

Qual o maior tipo de poluição?

De acordo com o Pnuma, a poluição do ar é o maior risco à saúde ambiental mundial, matando cerca de 6,5 milhões de pessoas prematuramente a cada ano no mundo e expondo nove em cada dez pessoas a níveis de poluição do ar ao ar livre.

Qual o artigo da poluição sonora?

Quanto à poluição sonora, é determinada pelo artigo 54 da Lei n. 9.605/1998, também chamada de Lei de Crimes Ambientais. Essa lei compreende poluição de qualquer natureza e que possa causar danos à saúde humana ou à de animais, além de destruição da flora.

O que causa a poluição sonora e visual?

A grande quantidade de propagandas espalhadas pelos centros urbanos causam a chamada “poluição visual”. Ouça o texto abaixo! A grande quantidade de elementos destinados à comunicação visual, como cartazes publicitários, anúncios, placas, pichações, outdoors, entre outros, geram desconforto visual para a população.

Quais são as consequências da poluição sonora e visual?

Pode-se constatar que um indivíduo, quando submetido diariamente à poluição sonora e a poluição visual, pode apresentar sérios problemas de saúde, como distúrbios neurológicos, psicológicos, físicos e cardíacos.

O que causa som alto?

A exposição prolongada a sons altos, lesões na cabeça ou ouvidos, doenças neurológicas e infecções do ouvido são algumas das principais causas da hiperacusia.

Qual o limite máximo de decibéis permitido por lei?

NBR 10151/2019: Estabelece proibição de ruídos em áreas residenciais acima de 55 decibéis entre 7h e 20h e de 50 decibéis ou mais nos demais horários.

O que diz a OMS sobre a poluição sonora?

O padrão global para audição segura em locais e eventos destaca seis recomendações de implementação para garantir que locais e eventos limitem o risco de perda auditiva para seus clientes, preservando o som de alta qualidade e uma experiência auditiva agradável. As recomendações são: Nível sonoro máximo de 100 decibéis.

Artigo anterior
Quanto tempo abandono de emprego?
Artigo seguinte
Precisa de identidade para comprar passagem de ônibus?