O que é a lenda da Gralha Azul?

Perguntado por: Maria Ramos Lopes  |  Última atualização: 31. Januar 2022
Pontuação: 4.8/5 (48 avaliações)

Gralha azul é o nome dado a uma linda ave que motivou no Paraná, a tradição de plantadores de pinheiros, enterrando as sementes com a ponta mais fina para cima e devorando a cabeça, que seria a parte apodrecida. ... Retornou então aos pinheirais e passou a espalhar a semente da araucária, conforme o desejo divino.

Onde se originou a Lenda da Gralha Azul?

Original do estado do Paraná, na Região Sul do Brasil, a história da lenda da gralha-azul possui diferentes versões. Segundo uma das versões mais difundidas da lenda, a gralha-azul era uma ave totalmente preta, assim como a maior parte dos corvídeos.

Qual o significado da Gralha Azul?

A gralha-azul (Cyanocorax caeruleus) é ave-símbolo do Paraná, estado que abriga seu principal habitat: a Mata de Araucária. Reza a lenda que este pássaro é, inclusive, responsável pela formação e manutenção da mata pelo fato de estocar pinhões e enterrá-los no chão.

Como a gralha azul planta o pinhão?

No inverno, ela retira o pinhão das árvores para se alimentar. Nesse processo, contribui para a fixação da espécie arbórea em diversas áreas. “Ela debulha o fruto, o transporta e enterra para estocar, o que faz com que a aruacária possa germinar em novo local”, explica.

Porque as ações da Gralha Azul são importantes?

A gralha-azul alimenta-se de insetos e sementes. Acredita-se que a ave seja responsável pela disseminação das sementes da araucária, já que ela enterra o pinhão para guardar alimento, propiciando o crescimento de novas árvores.

A Lenda da Gralha Azul

38 questões relacionadas encontradas

Qual o papel da Gralha Azul na vida desses pinheiros que está sendo evidenciado na história?

Gralha azul é o nome dado a uma linda ave que motivou no Paraná, a tradição de plantadores de pinheiros, enterrando as sementes com a ponta mais fina para cima e devorando a cabeça, que seria a parte apodrecida. Não deve ser abatida e é comumente respeitada pelo povo como ave protetora dos pinheirais.

Como a gralha azul descobriu sua missão?

De acordo com a lenda, há muito tempo, a gralha azul era apenas uma gralha parda, semelhante as outras de sua espécie. Mas um dia a gralha azul resolveu pedir para Deus lhe dar uma missão que lhe faria muito útil e importante. Deus lhe deu um pinhão, que a gralha pegou com seu bico com toda força e cuidado.

Qual a relação entre a gralha-azul e o desenvolvimento das araucárias?

A gralha-azul alimenta-se de insetos e sementes. Acredita-se que a ave seja responsável pela disseminação das sementes da araucária, já que ela enterra o pinhão para guardar alimento, propiciando o crescimento de novas árvores.

Quando a gralha-azul não encontra os pinhões que enterrou contribui para?

No Paraná existe uma lenda popular que narra a idéia de que a gralha-azul planta o pinhão, com o intuíto de recuperá-lo mais tarde em época de escassez. Mas a ave esqueceria onde os plantou, contribuindo assim para a recomposição das florestas.

Qual é a relação entre a gralha-Azul e O Pinheiro-do-paraná?

A relação entre a Gralha-Azul e o Pinheiro-do-Paraná , Tem uma relação de interação, devido o Pinhão ( semente do Pinheiro) ser o principal alimento da Ave, no período de inverno, a mesma ajuda a disseminar , pelo motivo de desmanchar a pinha ainda no galho, comendo alguns pinhões , em quanto outros canhem no chão e ...

Quanto tempo dura uma gralha-azul?

A gralha-azul mede em torno de 40 centímetros de comprimento. Sua plumagem predominante é de cor azul brilhante. A cabeça, a parte frontal do pescoço e a superior do peito é preta. Não há dimorfismo sexual, no entanto as fêmeas costumam ser um pouco menores.

Como vive a gralha-azul?

Embora se diga que seu habitat é a floresta de araucárias do sul do Brasil, por força da dieta desta ave que também se alimenta de insetos, frutos e pequenos invertebrados, ela não tem dependência estrita destas florestas e sua área de distribuição abrange desde o sul do Estado do Rio de Janeiro para o sul, até o ...

Qual a origem do folclore paranaense?

No Paraná, prevalece, com mais força, as tradições provenientes dos grupos de imigrantes que colonizaram o estado, tendo como principais manifestações o Fandango do Litoral, as Cavalhadas de Guarapuava e a Congada da Lapa.

Qual a lenda do milho?

SUAS FOLHAS COMPRIDAS LEMBRAVAM A LANÇA DE TABAJARA. SUA FLOR VISTOSA PARECIA O COCAR DO CHEFE ÍNDIO. E A TRIBO DESCOBRIU QUE SUA ESPIGA ERA UM DELICIOSO ALIMENTO. E FOI ASSIM QUE SURGIU O MILHO.

Qual a lenda do João-de-barro?

João-de-barro no folclore brasileiro

Conta a lenda que em uma tribo do sul do Brasil, o jovem Jaebé se apaixonou por uma moça de grande beleza e foi pedi-la em casamento. O pai dela perguntou quais provas de força Jaebé poderia dar para se casar com a moça mais bela da tribo.

Que fato importante contribui para a disseminação das Araucárias?

A gralha-azul alimenta-se de insetos e sementes. Acredita-se que a ave seja responsável pela disseminação das sementes da araucária, já que ela enterra o pinhão para guardar alimento, propiciando o crescimento de novas árvores.

O que faz com que as aves conseguem voar?

Dotadas de ossos finos, leves e não maciços (que ajudam na redução do peso), as aves apresentam ossos pneumáticos que se unem a sacos aéreos (bolsas que saem dos pulmões), com a função de diminuir a densidade do animal, facilitando o voo e a natação (no caso de aves que mergulham).

Porque o pinhão não é considerado um fruto?

Pinhão é a designação genérica da semente de várias espécies de pinaceaes e araucariaceaes, plantas gimnospérmicas, isto é, cuja semente não se encerra num fruto. O pinhão se forma dentro de uma pinha, fechada, que com o tempo vai-se abrindo até liberar o pinhão.

Qual a relação entre a gralha-azul?

O pinhão, semente da araucária, árvore-símbolo do Estado do Paraná, é o principal alimento da Gralha-azul no inverno. Graças a essa feliz interação, a Gralha-azul e o pinheiro têm conseguido se perpetuar através dos tempos, não só na natureza mas também no coração dos paranaenses.

Qual a relação entre a araucária angustifolia pinheiro do Paraná com a Gralha-Azul explique?

A semente, também conhecida por pinhão, é uma rica reserva energética, constituída principalmente por amido, proteínas e lipídios. Ela é muito usada na alimentação, tanto de homens quanto de alguns animais silvestres e domésticos, como porcos.

Quais são os tipos de alimentos que a gralha-azul consome?

Apesar de a Gralha-azul ter se popularizado pela manutenção das florestas de araucária, ela é uma ave onívora, ou seja, a gralha consome diversos tipos de alimentos como frutos diversos, pinhão, ovos e filhotes de outras espécies, pequenos vertebrados e invertebrados, e restos de alimentos humanos, como pão.

O que acontece com a Gralha Azul se a mata for extinta?

Resposta: Explicação: Ela seria extinta juntamente com todos animais, pois precisam de comida, água, um ecossistema equilibrado.

Quais as lendas do Brasil?

Selecionamos alguns dos principais exemplos de lendas e mitos do Brasil e do mundo:
  1. Curupira. A Lenda do Curupira, de origem incerta, mas conhecida em todo o Brasil, narra a história de uma criatura que guarda a floresta, além de fazer muitas travessuras. ...
  2. Iara. ...
  3. Boto. ...
  4. Lobisomem. ...
  5. Mula sem cabeça. ...
  6. Saci-pererê ...
  7. Boitatá ...
  8. Cuca.

Artigo anterior
Qual a função do subject Pronoun dentro da frase?
Artigo seguinte
Qual a idade certa para vermifugar o cachorro?