O que é a Lei de Boyle e como pode ser aplicada?
Perguntado por: Davi Cardoso | Última atualização: 7. April 2022Pontuação: 4.2/5 (22 avaliações)
Por isso, criou-se a Lei de Boyle, também conhecida como Lei de Boyle-Mariotte que diz o seguinte: “Em um sistema fechado em que a temperatura é mantida constante, verifica-se que determinada massa de gás ocupa um volume inversamente proporcional a sua pressão.”
Onde é aplicada no cotidiano a lei de Boyle?
“A aplicação mais importante dessa lei está relacionada ao pistão, que é um recipiente com uma parede móvel. Quando se aperta essa parede, o volume que está dentro do recipiente diminui. Se você diminui essa pressão, há uma expansão do volume.
O que é a lei de Boyle?
A transformação isotérmica é quando a temperatura do gás é mantida constante, mas a pressão e o volume variam, que, segundo a Lei de Boyle, são inversamente proporcionais.
Por que a lei de Boyle é um exemplo de lei limite?
A lei de Boyle é um caso especial da lei do gás ideal. Esta lei aplica-se apenas aos gases ideais mantidos a uma temperatura constante, permitindo que apenas o volume e a pressão mudem. A lei de Boyle é uma lei básica da química que descreve o comportamento de um gás mantido a uma temperatura constante.
Qual transformação podemos associar a Robert Boyle?
A lei de Boyle
Essa lei foi formulada pelo químico irlandês Robert Boyle (1627-1691) e descreve o comportamento do gás ideal quando se mantém sua temperatura constante (transformação isotérmica).
Química - Lei de Boyle
Quais são os tipos de transformação termodinâmica?
As transformações podem ser isobáricas, quando a pressão é constante, variando volume e temperatura; isotérmica, quando a temperatura é constante, variando pressão e volume; isocórica ou isovolumétrica, quando o volume é constante, variando pressão e temperatura; e adiabática, quando não há troca de calor com o meio ...
Qual foi o experimento de Robert Boyle?
Ele provou que o fenômeno do experimento de Torricelli era, na verdade, causado pelo ar; que o som não se propagava no vácuo; que o ar era essencial para a vida e para o fogo e que o ar era permanentemente elástico.
Qual a relação entre a lei de Boyle e a respiração?
Lei de Boyle na Respiração:
Na etapa da inalação, o diafragma se expande deixando o volume do pulmão maior. Como o produto pV deve ser constante, a pressão interna do pulmão diminui com este aumento de volume. Como a pressão atmosférica é maior, ar entra no pulmão até equalizar as pressões.
O que é teoria cinética?
A teoria cinética dos gases permite determinar a relação entre grandezas macroscópicas a partir do estudo do movimento de átomos e moléculas. No estudo dos gases ideais vemos que um gás é composto por átomos e moléculas, que se movem de acordo com as leis estabelecidas pela cinemática.
O que diz a lei geral dos gases?
Ela pode ser enunciada da seguinte maneira: “para uma quantidade fixa de gás ideal, mantida à pressão constante, o volume por ele ocupado é diretamente proporcional a sua temperatura absoluta”.
O que é a Lei de Charles?
A Lei de Charles é aplicada para transformações gasosas onde a pressão é mantida constante. Portanto, a relação entre volume e temperatura é estabelecida por esta lei.
Em que outros casos da vida real a lei de Boyle Mariotte pode ser encontrada explique seus exemplos?
Isso pode ser facilmente visualizado se pegarmos uma bomba de encher pneu de bicicleta, puxarmos o êmbolo totalmente para fora, tamparmos a saída de ar e empurrarmos o êmbolo. Você notará que é possível deslocar o êmbolo um pouco para dentro, aumentando assim a pressão sobre o ar (mistura de gases).
O que ocorre numa transformação gasosa isotérmica de exemplo deste fenômeno no dia a dia?
Um bom exemplo que pode ser tomado é o de uma bexiga cheia de ar. Quando a temperatura do gás dentro da bexiga aumenta, seu volume também aumenta. Processo semelhante ocorre quando a temperatura do gás dentro da bexiga diminui, já que seu volume também diminui.
Em que condições pode se aplicar a Lei Geral dos gases perfeitos a uma transformação gasosa?
Existem três tipos de transformações gasosas, que ocorrem quando (1) a temperatura permanece constante, (2) quando a pressão permanece constante e (3) quando o volume permanece constante. ... “Com a temperatura sendo mantida constante, a massa de determinado gás ocupa um volume inversamente proporcional à sua pressão.”
Quais são as hipóteses da teoria dos gases?
Hipóteses da teoria dos gases
São independentes, só interagem entre si quando ocorre colisão; As colisões existentes entre moléculas e moléculas e entre moléculas e paredes do recipiente são colisões elásticas, que fazem com que a energia cinética das moléculas permaneça constante.
O que é a teoria cinética molecular?
De acordo com a teoria cinética dos gases um gás ideal é constituído por um grande número de pequenas partículas (átomos ou moléculas), que estão em constante e aleatório movimento. Essas partículas que se deslocam rapidamente e colidem constantemente umas com as outras e com as paredes do recipiente que contém o gás.
Quais são os postulados da teoria cinética dos gases?
Os postulados da teoria cinética dos gases estabelecem que as moléculas do gás ideal ou perfeito: 1º) movem-se desordenadamente (caos molecular) e apresentam velocidades variáveis, cuja média está relacionada com a temperatura do gás. 2º) não exercem ação mútua, isto é, não interagem, exceto durante as colisões.
Qual a relação entre as leis dos gases e funcionamento respiratório?
Os gases respiratórios (O², CO², N²), obedecem as leis da física (leis de Boyle, Dalton, Henry e Graham). ... LEI DE GRAHAM "A velocidade de difusão e de efusão de um gás é inversamente proporcional à raiz quadrada de sua densidade." Ou seja, quanto menos denso for o gás, maior será sua velocidade de difusão e efusão.
Quais foram as principais considerações feitas por Boyle acerca da pressão e o volume de gases ideais?
A lei de Boyle-Mariotte afirma que à temperatura constante para uma quantidade fixa de massa, a pressão absoluta e o volume de um gás são inversamente proporcionais. A lei também pode ser definida de uma maneira um pouco diferente: que o produto entre volume e pressão é sempre constante.
Como podemos explicar Biofisicamente a mecânica respiratória?
A mecânica respiratória é a utilização de oxigênio e produção de gás carbônico através de diferença de pressões onde o ar entra e sai do sistema respiratório, através com o mecanismo de bombas. O mecanismo bombeador são os músculos da respiração.
Qual a importância do método experimental para Boyle?
O método empregado por Boyle lhe permitia, assim como a outros químicos, a reprodução das técnicas sob uma ordenação muito rigorosa, de modo que seria possível a replicação fiel de uma dada experimentação. Tal sistematização consistiu na precursora do método científico.
Quem foi o primeiro químico do mundo?
Paracelso, através da sua prática da medicina e suas investigações sobre os medicamentos, é considerado como o precursor da química moderna.
Quais são os 4 processos que ocorrem nas transformações termodinâmicas?
- Processo isobárico: ocorre com pressão constante. ...
- Processo isocórico: o volume permanece constante. ...
- Processo isotérmico (ou processo isotérmico): ocorre a temperatura constante. ...
- Processo adiabático: é um processo em que não há transferência de calor.
O que é uma transformação Termodinâmica?
As transformações termodinâmicas
Dessa forma, quando fornecemos calor ao gás, numa transformação isotérmica, todo o calor é usado para a realização de trabalho. Mas caso o agente externo realize trabalho sobre o gás, T < 0, esse trabalho será transformado em calor que o gás cederá ao ambiente externo (Q < 0).
Quais são as principais características do nêutron?
Quem faz o papel de Elisa na novela Amor com Amor se Paga?