O que é a Lei 9.601 98?

Perguntado por: Tomé Telmo Neves Gaspar Nunes  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (20 avaliações)

LEI9.601, DE 21 DE JANEIRO DE 1998
Dispõe sobre o contrato de trabalho por prazo determinado e dá outras providências. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Art.

O que diz a Lei 9.601 98?

A Lei n° 9601/98 busca escapar às restrições estabelecidas pela CLT à pactuação de contratos a prazo no mercado de trabalho. Efetivamente, o novo diploma autoriza a celebração do contrato a termo que regulamente independentemente das condições estabelecidas no artigo 443, § 2° da CLT.

Como funciona o banco de horas de acordo com a Lei 9601 98?

Com a adoção do regime de compensação de horas o empregador poderá em suma, acrescer até 2 hora diárias, de tal sorte que no final da semana seja preservado as 44 horas semanais, sem pagamento de horas extras. Com o advento da Lei 9.601/98, o período de compensação de horas trabalhadas ampliou para 120 dias.

Qual a Lei do contrato de trabalho determinado?

O contrato de trabalho por prazo determinado (Lei 9.601/1998) é o mesmo, mas as partes podem ir estendendo a sua duração, desde que não ultrapasse o limite de 2 anos. Dentro desse limite, o contrato por prazo determinado pode ser prorrogado tantas vezes desejarem as partes, sem que ele se torne por prazo indeterminado.

Como funciona o contrato de trabalho por prazo determinado?

O contrato por prazo determinado é aquele em que se determina início e término antecipadamente. O tempo de duração do contrato é combinado entre o trabalhador e o empregador. Esta modalidade de contrato geralmente é utilizada em casos de maior fluxo sazonal de trabalho.

Lei n. 9.601/1998.

15 questões relacionadas encontradas

Qual o prazo mínimo do contrato de trabalho por prazo determinado?

Não. O contrato por prazo determinado poderá ser firmado por até 2 anos, exceto o contrato de experiência que poderá ser firmado por até 90 dias.

Quem trabalha com contrato por prazo determinado tem direito a Seguro-desemprego?

Além do trabalhador que é demitido sem justa causa, outros trabalhadores têm direito a receber o seguro desemprego: - Trabalhador que se desligou da empresa porque fez RESCISÃO INDIRETA; - Trabalhador que foi desligado ANTES DO FIM DO CONTRATO POR TEMPO DETERMINADO (CONTRATO DE EXPERIÊNCIA);

O que diz o artigo 452 da CLT?

Art. 452-A. O contrato de trabalho intermitente deve ser celebrado por escrito e deve conter especificamente o valor da hora de trabalho, que não pode ser inferior ao valor horário do salário mínimo ou àquele devido aos demais empregados do estabelecimento que exerçam a mesma função em contrato intermitente ou não.

O que diz o artigo 451 da CLT?

- O contrato de trabalho por prazo determinado que, tácita ou expressamente, for prorrogado mais de uma vez passará a vigorar sem determinação de prazo.

Qual o prazo máximo de contrato determinado?

Com respeito a duração dos contratos por tempo determinado, esta não pode ultrapassar dois anos, com exceção do contrato de experiência cujo prazo máximo de duração é 90 dias. Os arts. 445 e 451 definem as condições de prorrogação desta modalidade contratual.

O que diz a CLT sobre banco de horas?

59-B da CLT, o banco de horas passa ser uma medida que pode ser adotada por qualquer empregador que queira se utilizar desta ferramenta para melhor administrar os custos com mão de obra, não estando, necessariamente, condicionado a impedir dispensas.

Como funciona banco de horas pela CLT?

Como funciona o banco de horas? O funcionamento do banco de horas é bastante simples, como uma conta corrente que registra os saldos diários de horas. Sempre que o colaborador cumpre as 8 horas certinhas, nada muda no banco. Contudo, quando ele fica até mais tarde e ultrapassa esse limite é gerado um saldo positivo.

O que a CLT fala sobre banco de horas?

O que diz a Lei sobre o Banco de Horas – art 59 clt

O artigo 59 da CLT, afirma que a duração de um dia de trabalho pode ser acrescida de 2 horas extras, mediante acordo individual, convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho.

Quais são os direitos do contrato por prazo determinado?

Numa possível rescisão de contrato de trabalho por prazo determinado o profissional terá direito a receber:
  • Saldo de salário;
  • 13% proporcional;
  • Férias proporcionais acrescidas de 1/3 proporcional;
  • Liberação do FGTS;

Quais são os tipos de contrato de trabalho por prazo determinado de acordo com o art 443 da CLT?

443 da CLT, o contrato de trabalho por tempo determinado só é valido, em se tratando de: a) serviço cuja natureza ou transitoriedade justifique a predeterminação do prazo; b) atividades empresariais de caráter transitório; c) contrato de experiência (veja subitem 5.3).

Quantas advertências para demissão por justa causa?

Advertência nas empresas

Muitos acreditam que para aplicar a justa causa, são necessárias no mínimo três advertências, entretanto, não existe previsão legal na CLT sobre o número de advertências. Para que o empregador aplique a justa causa, é necessária a comprovação da falta grave cometida pelo funcionário.

O que diz o artigo 468 da CLT?

- Nos contratos individuais de trabalho só é lícita a alteração das respectivas condições por mútuo consentimento, e ainda assim desde que não resultem, direta ou indiretamente, prejuízos ao empregado, sob pena de nulidade da cláusula infringente desta garantia.

Como funciona a prorrogação do contrato de experiência?

Prorrogação: O artigo 451 da CLT determina que o contrato de experiência só poderá sofrer uma única prorrogação, sob pena de ser considerado contrato por prazo indeterminado. Desta forma, a prorrogação do contrato de experiência não poderá ultrapassar 90 dias, e nem sofrer mais de uma prorrogação.

O que quer dizer última remuneração?

Já a remuneração é a soma do salário contratualmente estipulado (mensal, por hora, por tarefa etc.) com outras vantagens percebidas na vigência do contrato de trabalho como horas extras, adicional noturno, adicional de periculosidade, insalubridade, comissões, percentagens, gratificações, diárias para viagem entre ...

O que é o abono pecuniário?

Abono pecuniário é quando o empregado vende parte de suas férias ao contratante. Este recurso é um direito do trabalhador e só cabe a ele fazê-lo ou não.

O que diz o artigo 3º da CLT?

Art. 3º - Considera-se empregado toda pessoa física que prestar serviços de natureza não eventual a empregador, sob a dependência deste e mediante salário. Parágrafo único - Não haverá distinções relativas à espécie de emprego e à condição de trabalhador, nem entre o trabalho intelectual, técnico e manual.

Quais são as verbas rescisórias do contrato por prazo determinado?

Na hipótese de extinção normal do contrato por prazo determinado, são devidas as seguintes verbas rescisórias:
  • saldo de salário;
  • 13º proporcional;
  • férias proporcionais,
  • acrescidas de 1/3;
  • liberação do FGTS (sem a indenização de 40%).

Quais são os direitos do trabalhador no término de contrato de experiência?

É respaldado pela CLT, que o empregador peça uma indenização para o empregado. Essa indenização tem como valor máximo, a metade do “salário” que o empregado receberia após os 90 dias corridos. O empregado ainda tem direito a: 13º salário proporcional e férias proporcionais mais ⅓ e o saldo salário.

Como contratar por prazo determinado?

A contratação do trabalhador por prazo determinado segue as mesmas regras dos demais, o que inclui registro em carteira de trabalho (CTPS). A diferença é o registro de início e o final do contrato em “anotações gerais”. Também deve ser anotado em caso de eventual prorrogação.

Como ficou o banco de horas com a reforma trabalhista?

Conclusão. O banco de horas, entendido como mecanismo de flexibilização de jornada, foi alterado pela reforma trabalhista. A partir de então passou-se a admitir acordo individual entre empregador e empregado com observância do prazo máximo de seis meses para a compensação.

Artigo anterior
O que quer dizer 1 TB ps4?
Artigo seguinte
Como deve ser a preparação para implantação de um ERP?