Qual o objetivo do tratamento secundário de esgoto?

Perguntado por: Rúben Marques Castro  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (30 avaliações)

Os tratamentos secundários de efluentes são usados para retirar a matéria orgânica por meio do aceleramento da biodegradação que ocorre naturalmente nos corpos receptores.

Qual o principal objetivo do tratamento secundário?

Tratamento secundário

Esse processo objetiva remover a matéria orgânica que não foi removida no tratamento anterior. Se bem feito, o tratamento permite obter um efluente em conformidade com a legislação ambiental.

O que é tratamento secundário de esgoto?

O tratamento secundário de efluentes opera basicamente por meio do reator biológico por lodos ativados com a intenção de intensificar o processo natural de biodegradação dos agentes. Trata-se de um sistema centrado na oxidação biológica de uma porção de matéria orgânica.

O que é tratamento secundário?

O tratamento secundário consiste basicamente em um tanque de sedimentação, que pode ser circular ou retangular, mas que depende de um fluxo lento de entrada do efluente para que os sólidos suspensos, coagulados ou não, possam sedimentar até o fundo do tanque.

Qual a função do decantador secundário?

Decantador secundário – A decantação é realizada por um decantador de formato circular. Nesta unidade os flocos formados nos tanques de aeração se sedimentam e são encaminhados para os leitos de secagem, ou retornam para o seletor biológico.

Objetivo do Sistema de Tratamento Secundário – Esgoto Sanitário e Industrial

29 questões relacionadas encontradas

O que é um decantador primário?

No tratamento primário, o esgoto percorre unidades de sedimentação, conhecidas como decantadores primários, onde flui lentamente permitindo que os sólidos em suspensão, de maior densidade que a água, precipitem e se acumulem no fundo dos tanques.

O que é lodo secundário?

lodo biológico ou lodo secundário: resíduo removido dos decantadores secundários ou lagoas de sedimentação após reatores biológicos, composto por biomassa e por isso sua composição é predominantemente orgânica.

Quais são as 7 etapas do tratamento da água?

Depois de ser captada na represa, a água passa por algumas etapas importantes antes de ser distribuída à população para consumo
  • Coagulação. ...
  • Floculação. ...
  • Clarificação. ...
  • Filtração. ...
  • Desinfecção. ...
  • Fluoretação.

O que é tratamento terciário?

O tratamento terciário de efluentes remove os poluentes específicos, que não são removidos pelos métodos biológicos convencionais (as duas primeiras etapas do tratamento). Devido a este fator, são utilizadas técnicas físico-químicas ou biológicas para a remoção desses poluentes específicos.

Quais as etapas de uma ETE?

Tratamento de esgoto: conheça quais são as etapas
  • 1 – Gradeamento.
  • 2 – Caixas de areia ou desarenador.
  • 3 – Reator Anaeróbio.
  • 4 – Filtro Biológico Aerado.
  • 5 – Decantação.
  • 6 – Desinfecção.

Quais são os níveis de tratamento de esgoto?

Assim, podemos então separar tratamento de esgoto doméstico em 4 níveis básicos: o nível preliminar, tratamento primário e tratamento secundário que tem quase a mesma função, e tratamento terciário ou pós-tratamento.

O que é o tratamento primário?

2) TRATAMENTO PRIMÁRIO

O tratamento primário é constituído unicamente por processos físico-químicos. Nesta etapa procede-se a equalização e neutralização da carga do efluente a partir de um tanque de equalização e adição de produtos químicos.

Quais são os níveis de tratamento e os processos de tratamento de esgoto?

Conheça os níveis de tratamento de esgoto para uma melhor gestão do seu efluente
  1. Tratamento primário. Tem por objetivo a remoção de sólidos em suspensão sedimentáveis e sólidos flutuantes através dos processos de sedimentação. ...
  2. Tratamento secundário. ...
  3. Tratamento terciário.

Qual a principal importância do tratamento de efluentes?

Com o tratamento de efluentes, a água contaminada deixa de ser encaminhada in natura para os rios. Isso faz com que o efluente tratado seja destinado adequadamente e a poluição nos cursos d'água diminua, o que melhora as condições das águas das cidades. É gerada uma economia com a reutilização da água.

Qual o objetivo do tratamento preliminar no tratamento de efluentes?

O Tratamento preliminar é responsável pela remoção de sólidos grosseiros e areia presentes no esgoto afluente. Tem como objetivo evitar o acúmulo de sólidos grosseiros e material inerte e abrasivo nas tubulações e demais unidades da ETE.

Para que serve o tratamento de efluentes?

O tratamento biológico de esgotos e efluentes industriais tem o objetivo de remover a matéria orgânica dissolvida e em suspensão ao transformá-la em sólidos sedimentáveis (flocos biológicos) e gases. Basicamente, o tratamento biológico reproduz os fenômenos que ocorrem na natureza, mas em menor tempo.

Quais são os objetivos do tratamento terciário?

Tratamento Terciário

Visa a remoção do material em solução que não foi tratado nas etapas de tratamento anteriores, como é o caso da remoção de macro-nutrientes (N e P), de metais pesados, compostos orgânicos recalcitrantes e/ou refratários ou ainda na remoção da cor ou até mesmo na desinfecção do despejo.

Qual é a diferença básica entre esgoto e esgoto sanitário?

Tipos. O esgoto doméstico, que vêm das residências, é destinado para escoamento da água do banho, da lavagem de roupas, de louças e da descarga do vaso sanitário. O esgoto industrial é formado pelos resíduos das indústrias.

O que é poluente terciário?

Os tratamentos terciários de efluentes são realizados para a remoção de poluentes específicos não removíveis pelos métodos biológicos convencionais. ... Alguns desses poluentes específicos podem ser matéria orgânica, compostos não biodegradáveis, nutrientes, metais pesados, entre outros.

Quais são as 9 etapas do tratamento da água?

Etapas de tratamento da água
  1. Captação. A água que consumimos está presente em mananciais, ou seja, rios, lagos ou fontes subterrâneas de água doce. ...
  2. Adução. ...
  3. Coagulação. ...
  4. Floculação. ...
  5. Decantação. ...
  6. Filtragem. ...
  7. Pós-alcalinização, desinfecção e fluoretação. ...
  8. Reservação.

Quais são as etapas da água?

Decantação – Neste processo, a água passa por grandes tanques para separar os flocos de sujeira formados na etapa anterior. Filtração – Logo depois, a água atravessa tanques formados por pedras, areia e carvão antracito. Eles são responsáveis por reter a sujeira que restou da fase de decantação.

Como é o processo de tratamento de água?

Filtração: consiste na remoção, através da passagem da água por filtros de areia, das partículas em suspensão que não ficaram retidas nos decantadores. Desinfecção: eliminação dos microorganismos patogênicos presentes na água em tratamento, através da adição de um agente desinfetante, normalmente cloro e derivados.

Quais os tipos de lodo?

Os lodos podem ser classificados em vários tipos, são eles:
  • Lodo primário, ou bruto: É o lodo que é removido nos decantadores primários, esse lodo é normalmente constituído de sólidos sedimentáveis. ...
  • Lodo secundário: ...
  • Lodo químico: ...
  • Lodo Biológico:

O que é lodo no tratamento?

Os lodos de estação de tratamento de esgoto (Letes) são gerados a partir da biomassa microbiana que decanta durante o processo de tratamento do esgoto bruto, no qual os microrganismos decompositores e a própria matéria orgânica digerida do esgoto se acumulam no fundo dos tanques das Estações de Tratamento de Esgoto ( ...

Como é o tratamento do lodo?

Incineração: os resíduos são queimados a uma temperatura de 1200º graus durante o processo, reduzindo o volume e aproveitando a produção de calor e energia. Todos essas formas de destinação apontam para caminhos diferenciados em relação a destinação do lodo para os aterros sanitários.

Artigo anterior
Como iniciar processo sigiloso no sei?
Artigo seguinte
Quanto tempo dura o efeito do paracetamol 750?