Qual a fundamentação teórica do teste HumanGuide?

Perguntado por: Gabriela Luana Matias  |  Última atualização: 10. Juli 2024
Pontuação: 4.4/5 (1 avaliações)

O teste HumanGuide (HG), desenvolvido por Kenmo (2007), foi fundamentado em oito necessidades universais pertencentes à teoria Szondiana da Análise do Destino. Além dessa teoria, Kenmo (2007) também fundamentou o HG por meio do teste de Szondi e do BBTTestes de Fotos de Profissões, desenvolvido por Achtnich (1991).

O que avalia o HumanGuide?

O HumanGuide® é um instrumento de personalidade on-line, de origem sueca, que avalia o perfil motivacional do indivíduo no contexto organizacional. Os resultados identificam fatores que motivam o profissional e quais são seus predomínios de comportamento.

Qual é o formato do teste HumanGuide?

O teste foi construído no formato de escolha forçada, visando prevenir possível falseamento das respostas decorrente da desejabilidade social, aspecto importante a ser considerado no contexto organizacional, principalmente em recrutamento e seleção.

Qual objetivo dos testes de personalidade?

Os testes de personalidade são utilizados para descobrir as características de um indivíduo. Eles são desenvolvidos e aplicados por psicólogos e envolvem a análise de diferentes fatores. O objetivo é revelar os traços de personalidade, que possam auxiliar a compreender o comportamento do sujeito diante das situações.

O que um teste de personalidade avalia?

O teste de personalidade é uma ferramenta utilizada pelo RH das empresas para identificar as principais características e potencialidades de um profissional. Por essa razão, é muito útil em processos de atração e seleção e de desenvolvimento.

CERTIFICACAO HUMANGUIDE COMPLETO

34 questões relacionadas encontradas

Qual é uma das teorias de personalidade usadas como base para muitos testes de personalidade?

Um dos modelos mais difundidos para descrever a estrutura da personalidade dentro da teoria dos traços, sobretudo da personalidade adulta do ponto de vista psicométrico, é o modelo dos Cinco Grandes Fatores da personalidade, também conhecido como Big Five, considerado uma teoria explicativa e preditiva da personalidade ...

Qual a importância da avaliação da personalidade?

A avaliação de personalidade tem como objetivo traçar as tendências emocionais do indivíduo e características psicológicas que determinam os padrões de pensamento, ação e sentimento.

Quais são os instrumentos testes utilizados na avaliação da personalidade?

Testes de personalidade atualmente aceitos pelo conselho de Psicologia. Podem ser questionários em forma de autorelatos (BFP, IFP II, IFP 6, Quati); Projetivos (Rorschach, Zulliger, Pirâmides de Pfister, HTP, TAT); Expressivos (Palográfico e PMK).

Quais são os principais testes de personalidade?

Três desses testes notáveis incluem o Indicador de Tipo Myers-Briggs (MBTI), o Teste de Rorschach e o Teste de Personalidade de Big Five. O MBTI é um dos testes de personalidade mais amplamente usados.

Quais são os testes de personalidade mais usados?

Testes psicológicos mais utilizados em processos seletivos
  1. Teste de Atenção Concentrada (AC) ...
  2. Teste Quati (Questionário de Avaliação Tipológica) ...
  3. Teste Não Verbal de Inteligência (G38) ...
  4. Teste BFP (Bateria Fatorial de Personalidade) ...
  5. Teste Palográfico.

O que é um teste de mapeamento de perfil?

O mapeamento de perfil (que também, a depender, pode ser denominado assessment, avaliação, teste ou análise de perfil) é um método usado no contexto organizacional pelo Recursos Humanos (RH) e gestão de pessoas.

Como funciona o teste de wartegg?

Ela auxilia os psicólogos a tomarem decisões sustentadas na avaliação das aptidões e raciocínio geral, tais como orientação profissional, avaliação das dificuldades de aprendizagem e seleção de pessoal.

Qual teste deve ser aplicado para verificar o nível de facilidade de uso do software pelos usuários?

O teste de usabilidade é uma ferramenta para garantir a consistência de um produto ao obter feedbacks diretamente do usuário final. Desse modo, permite melhorias constantes e direcionadas. É preciso saber como organizar esse teste para obter os melhores resultados.

Qual o melhor teste para avaliar TDAH?

O diagnóstico correto e preciso do TDAH só pode ser feito através de uma longa anamnese (entrevista) com um profissional médico especializado (psiquiatra, neurologista, neuropediatra).

Qual é o teste de personalidade mais confiável?

Testes de personalidade se baseiam em diversas metodologias: Big Five, DiSC, MBTI, Quantum etc. Algumas têm muita credibilidade. Outras, um pouco menos. Mas podemos antecipar desde já: estudos científicos e inúmeras evidências comprovam que a melhor metodologia é, de fato, o Big Five!

Qual é o teste comportamental atualmente mais usado nas grandes empresas?

Teste DISC

Esse é um dos mais famosos testes de perfis comportamentais aplicáveis em empresas.

Quais são os métodos de avaliação da personalidade?

Os 7 principais tipos de testes psicológicos
  1. Inventário de Administração de Tempo (ADT) Todos os tipos de testes psicológicos têm um objetivo para ser aplicados. ...
  2. Palográfico. ...
  3. Teste de Raciocínio Lógico. ...
  4. Teste Não Verbal de Inteligência (G-36) ...
  5. Questionário de Avaliação Psicológica (QUATI) ...
  6. Teste Wartegg. ...
  7. Escala Beck.

Qual é o nome do teste de personalidade?

O MBTI é um teste questionário criado pela norte-americana Katharine Briggs (1875-1968) e sua filha Isabel Briggs Myers (1897-1980) com base nas teorias de um dos principais teóricos da Psicologia, Carl Gustav Jung (1875-1961). O livro “Tipos Psicológicos” foi publicado originalmente em alemão em 1921.

Quem aplica o teste de personalidade?

Para realizar avaliação psicológica, o psicólogo deverá utilizar fontes de informação fundamentais, podendo utilizar fontes complementares, conforme Art. 2º da Resolução CFP nº 31/2022 .

Em quais contextos podem ser aplicados testes de personalidade?

Dessa forma, os testes psicológicos são utilizados em vários contextos, como para autoconhecimento, aconselhamento psicológico e, no caso do RH, no recrutamento e seleção de pessoas candidatas.

Quais são os tipos de testes psicológicos?

Entre essas técnicas, constam entrevistas, observação direta do comportamento, dinâmicas, testes psicológicos, tarefas experimentais, técnicas projetivas e expressivas, entre outras, desde que devidamente fundamentadas na literatura científica e nas normativas vigentes do CFP.

Qual a importância do estudo da personalidade para a psicologia?

A psicologia da personalidade nos permite compreender essas diferenças sem julgá-las, ou seja, nos permite compreender, de maneira mais complexa e empática, as diferenças individuais.

Quais são os 4 traços de personalidade?

Tipo 1: o perfeccionista. Tipo 2: o prestativo. Tipo 3: o bem-sucedido. Tipo 4: o individualista.

O que diz a teoria da personalidade?

A teoria da personalidade tem por objetivo organizar o conhecimento a respeito da personalidade de tal maneira que a grande quantidade de informação gerada pela pesquisa científica seja organizada de maneira sistemática e coerente e novas hipóteses possam ser geradas para uma futura comprovação.

Quais são os cinco traços da teoria dos cinco grandes fatores da personalidade?

Os cinco traços amplos de personalidade descritos pela teoria são a extroversão (também muitas vezes soletrada extraversão), a agradabilidade, a abertura, a conscienciosidade e neuroticismo.

Artigo anterior
Quanto tempo devo esperar para rejuntar o piso?
Artigo seguinte
Qual a margem de lucro de uma distribuidora de cosméticos?