O que é a hipertensão intracraniana?

Perguntado por: Teresa Carneiro Carvalho  |  Última atualização: 26. Februar 2022
Pontuação: 4.7/5 (42 avaliações)

A hipertensão intracraniana é o termo médico que descreve o aumento da pressão dentro do crânio e ao redor da medula espinhal, que pode não ter uma causa específica, sendo conhecida como idiopática, ou ser causada por traumatismos ou doenças como tumor cerebral, hemorragia intracraniana, infecção no sistema nervoso, ...

Qual a definição de hipertensão intracraniana?

A hipertensão intracraniana idiopática é caracterizada pelo aumento da pressão dentro do crânio (pressão intracraniana). Ainda não foi determinado o que desencadeia o problema. As pessoas têm cefaleias diárias ou quase diárias, às vezes com náuseas, visão turva ou dupla, e ruídos dentro da cabeça (acúfeno).

Qual o primeiro sinal de hipertensão intracraniana?

Os principais sinais e sintomas associados ao aumento da pressão intracraniana (PIC) correspondem à cefaléia, náuseas, vômitos e letargia, podendo ocorrer sintomas focais devido a lesões ocasionando síndromes de herniação.

Como avaliar o paciente com hipertensão intracraniana?

Na avaliação do paciente com hipertensão intracraniana os parâmetros tradicio- nalmente incluídos são: avaliação do nível de consciência e exame das pupilas, das respostas motoras, da pressão arterial, do pulso, da respiração e da temperatura. Essas manifestações são sinalizadoras de disfunção tronco cerebral.

Quais os tipos de monitorização de pressão intracraniana?

A monitorização da pressão intracraniana exige esforços, tanto do enfermeiro, quando do médico.
...
Existem quatro mecanismos de compensação:
  • Desvio de LCR para o espaço subaracnóide;
  • Aumento da absorção de LCR;
  • Diminuição da produção de LCR;
  • Desvio de sangue venoso para fora do crânio.

Hipertensão Intracraniana | Revisando Neurologia com o Estratégia MED

23 questões relacionadas encontradas

O que pode aumentar a pressão intracraniana?

Na maioria dos casos, o aumento da pressão intracraniana pode ser devido a um aumento da quantidade do líquido cefalorraquidiano (o fluido que envolve o cérebro e a medula espinhal) nos espaços ao redor do cérebro.

Quais as principais complicações da elevação da hipertensão intracraniana?

Ela pode estar associada a várias etiologias diferentes e freqüentemente complica o trauma craniencefálico, tumores do sistema nervoso central, hidrocefalia, encefalopatia hepática, hemorragia ou infarto cerebral.

Quais os sinais de tríade de Cushing?

São sinais clínicos da tríade de Cushing presente no quadro de hipertensão intracraniana:
  • Hipotensão arterial e taquicardia.
  • Hipoglicemia e hipotensão arterial.
  • Hipertensão arterial e bradicardia.
  • Papiledema e Rubor facial.
  • vômitos matinais e diplopia.

Como se monitora a PIC?

A monitorização da PIC é feita por meio da análise da pressão liquórica, a partir de parafusos cranianos e cateteres de silicone ou polietileno e, também de fibra ótica, conectados à monitores.

Qual a fisiopatologia da hipertensão intracraniana?

Fisiopatologia da HIC

O crânio é uma estrutura óssea rígida e inelástica (hermeticamente fechada), possuindo um volume sempre constante, formado por: encéfalo, sangue e líquor. Logo, o aumento em algum desses elementos pode causar um aumento na pressão desse compartimento, a chamada Hipertensão Intracraniana (HIC).

O que é o fluxo cerebral?

O fluxo sanguíneo cerebral corresponde à quantidade de sangue que atinge o tecido cerebral em certa fração de tempo. Seu valor normal para o cérebro como um todo é 53,5 mL/100 g/min.

Qual o objetivo de se usar uma pressão intracraniana?

A monitorização da pressão intracraniana (PIC) vida estabelecer os níveis de pressão e também oriente e racionaliza o emprego das medidas terapêuticas, além de avaliar sua eficácia ao longo do tratamento.

Qual o objetivo da Monitorização da PIC?

A monitorização da pressão intracraniana (PIC) fornece informações importantes que precedem o aparecimento de sinais e sintomas de descompensação em casos de hipertensão intracraniana aguda.

Quais os cuidados de enfermagem com a PIC?

Os cuidados de enfermagem realizados para esse paciente em virtude do sistema DVE/PIC foram: cabeceira do leito elevada entre 30 a 45 graus; sistema DVE/PIC em um suporte exclusivo; checagem do sistema a cada 6 horas; zerar o cateter de DVE no conduto auditivo externo, evitando o tracionamento do mesmo, em caso de ...

O que é a PIC?

Pressão intracraniana (PIC) é pressão exercida pelo crânio sobre o tecido cerebral, fluido cerebroespinhal e sangue circulante do cérebro.

O que é fenômeno de Cushing?

Aumento da pressão arterial em casos de aumento da pressão intracraniana.

O que é a tríade de Beck?

A tríade de Beck se constitui como um auxílio para identificação dos sinais característicos de um tamponamento cardíaco, patologia que possui diagnóstico clínico. Muitas vezes, os sinais dessa tríade podem ser confusos (podendo indicar outros quadros semelhantes) ou ausentes.

O que é o reflexo de Cushing?

O Reflexo de Cushing, caracterizada por um aumento reflexo da pressão arterial, por bradicardia e por alterações do ritmo respiratório na vigência do critério de traumatismo craniano (HIC), é fenômeno inconstante e parece relacionar-se com a gravidade do traumatismo craniano.

Quais as principais consequências da HIC?

A hipertensão intracraniana, inicialmente, causa dores de cabeça e vômitos. Mais tarde, a compressão do tronco cerebral, que contém os neurônios que nos mantêm acordados, causa sonolência progressiva até o estado de coma.

Qual o sinal mais precoce da elevação da pressão intracraniana?

Principais sinais e sintomas
  • Dor de cabeça persistente;
  • Alteração no nível de consciência;
  • Vômitos;
  • Alterações na visão, como pupilas dilatadas, pontos escuros, visão dupla ou embaçada;
  • Zumbido no ouvido;
  • Paralisia de um membro ou de um lado do corpo;
  • Dor nos ombros ou pescoço.

Quanto maior a pressão intracraniana PIC maior será a pressão de perfusão cerebral PPC?

Quanto maior a pressão intracraniana (PIC) maior será a pressão de perfusão cerebral (PPC). O fluxo sanguíneo dentro do cérebro será normal se a pressão arterial média (PAM) for igual à pressão intracerebral (PIC). Se a pressão de perfusão cerebral cair para menos de 40 mmHg, ocorre isquemia cerebral.

Qual o valor a PIC deve manter?

A pressão intracraniana varia com a idade, sendo 8 a 10 mmHg considerados valores normais para lactentes, e valores de PIC inferiores a 15 mmHg considerados normais para crianças maiores ou adultos1,13. Hipertensão intracraniana foi definida como PIC acima de 20 mmHg, que persiste por mais de 20 min em adultos1.

O que fazer para diminuir a PIC?

Drenagem liquórica É uma estratégia utilizada para diminuir a PIC, quando o paciente possui um cateter intraventricular. Recomenda- se a retirada de alíquotas entre 3 a 5 ml de liquor, com reavaliação da PIC12.

O que fazer para abaixar a pressão rapidamente?

O que fazer para controlar a pressão alta
  1. Emagrecer, mantendo o peso ideal;
  2. Fazer uma dieta com pouco sal;
  3. Praticar exercícios físicos; veja como controlar a hipertensão com atividade física.
  4. Deixar de fumar, se for o caso;
  5. Evitar ambientes estressantes;
  6. Tomar sempre o medicamento que o médico indicar.

Quais componentes refletem PIC na caixa craniana?

Pressão Intracraniana (PIC)
  • Componente parenquimatoso: Constituído pela estruturas encefálicas;
  • Componente liquórico: Constituído pelo LCR (líquido cefalorraquidiano) nas cavidades ventriculares e do espaço subaracnoide;
  • Componente vascular: Caracterizado pelo sangue circulante.

Artigo anterior
Quais remédios não pode tomar com fluoxetina?
Artigo seguinte
Qual Ano mínimo para Uber em Campinas?