Qual o significado do nome do rio São Francisco?

Perguntado por: Rebeca Yara Figueiredo de Rocha  |  Última atualização: 17. Januar 2022
Pontuação: 4.6/5 (33 avaliações)

O nome é homenagem a São Francisco de Assis, festejado naquela data. A região da foz era habitada pelos índios, que a chamavam Opará, que significa algo como “rio-mar”.

Qual é a história do rio São Francisco?

Há 513 anos, mais precisamente no dia 4 de outubro de 1501, o rio São Francisco, já habitado por índios, foi descoberto pelos viajantes Américo Vespúcio e André Gonçalves. Os índios, que já habitavam a bacia do rio São Francisco, chamavam o rio de Opará, que significa rio-mar.

Quais são as principais características do rio São Francisco?

Características gerais

O São Francisco é um rio perene, ou seja, é um rio que possui fluxo normalmente constante e estável ao longo de todo o ano. Sendo assim, ele não seca, independentemente do período de estiagem.

Quais são os principais afluentes do rio São Francisco?

O Velho Chico possui 36 afluentes de portes significativos e os principais deles são os rios Paraopeba, das Velhas, Abaeté, Jequitaí, Paracatu, Urucuia, Verde Grande, Carinhanha, Corrente e Grande.

Como foi a ocupação do rio São Francisco?

A ocupação, entretanto, ocorreu principalmente através das sesmarias, tendo sido o São Francisco ocupado parte pela Casa da Torre de Garcia DÁvila e parte pela Casa da Ponte, de Antônio Guedes de Brito.

Fantástico HD 25-09-2016 Mistérios do Rio São Francisco novela ''Velho Chico''

39 questões relacionadas encontradas

Quais são as lendas do rio São Francisco?

Dos mitos que habitam as águas do rio, os mais conhecidos são o Caboclo D'água, a Mãe d'Água e o Minhocão. O Caboclo D'água também é conhecido como Nego D'água. É, segundo a lenda, uma criatura de cabeça grande e um olho bem no meio da testa, muito temida pelos pescadores.

Como foi a ocupação das margens do rio São Francisco?

Durante o Período Colonial, as margens do rio serviram como guia para exploradores do Sertão brasileiro e, principalmente, para a criação de gado, atividade econômica secundária que abastecia os grandes engenhos de cana-de-açúcar, por isso o rio era conhecido como “Rio dos Currais”.

Quais são os Estados que o rio São Francisco passa?

O rio São Francisco atinge cerca de 521 municípios do Brasil e percorre estados como: Alagoas, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco e Sergipe. É um rio perene, porque seu fluxo é constante e estável durante todo o ano, nunca seca.

Quantos metros de profundidade tem o rio São Francisco?

Essa parte do Rio São Francisco é pedregosa, com uma profundidade que pode ter entre 30 e 60 metros, de acordo com a vazão da água, e muito turbulenta. Redemoinhos são comuns.

Qual o maior afluente do rio São Francisco?

O rio das Velhas é o maior afluente da bacia do rio São Francisco em termo de extensão. Sua nascente fica no município de Ouro Preto e deságua no Velho Chico, já no município Várzea da Palma.

Quantas represas tem o rio São Francisco?

O rio São Francisco faz parte da identidade regional, exercendo papel importante como meio de transporte, fonte de energia elétrica e irrigação para o Nordeste e do Brasil. Em seu curso há seis usinas hidrelétricas (Três Marias, Paulo Afonso, Itaparica, Moxotó, Xingó e Sobradinho).

Quais são as lendas do Velho Chico?

Ainda segundo a lenda, O Nego D'água costuma virar a canoa dos pescadores que pescam durante a Piracema ou que pescam de forma prejudicial ao meio ambiente. O Minhocão é destaque entre as lendas do Velho Chico, ele seria uma serpente gigantesca, fluvial e subterrânea, que viveria no rio.

Quais as lendas de Juazeiro?

A lenda conta que a serpente tem muitos metros de comprimento e que hoje vive debaixo de um morro na Ilha do Fogo, entre Juazeiro e Petrolina, iluminando as noites sem luar. Muitos pescadores e barqueiros afirmam terem visto os focos de luz que vem dos olhos da serpente.

O que os moradores das redondezas do Velho Chico procuram nas profundezas do rio?

Peixe exótico à fauna nativa do Velho Chico. Esses peixes são oriundos do rio Tocantins e foram introduzidos no São Francisco tornando-se uma praga predadora para os peixes nativos, como o surubim e até o delicioso pitu.

Quais são as usinas hidrelétricas ao longo do rio?

Ao longo do Rio São Francisco, foram instaladas usinas hidrelétricas para geração de energia. O rio apresenta um enorme potencial e garante fornecimento de energia elétrica para diversas regiões. As usinas são: Sobradinho, Apolônio Sales, Paulo Afonso (I, II, III e IV), Luiz Gonzaga e Xingó.

Quais são os afluentes da margem direita?

Já a maior parte dos afluentes da margem direita do rio São Francisco é formada por rios temporários ou sazonários, que costumam desaparecer na estação seca. Este fenômeno é mais freqüente no norte de Minas Gerais e na Bahia.

Quais são os nomes dos principais afluentes do rio Amazonas?

Durante todo o seu percurso, o rio Amazonas possui uma grande quantidade de afluentes, entre os mais importantes estão o Huallaga, Ucayali, Pastaza, Napo (Peru); Javari, Juruá, Purus, Madeira, Tapajós, Xingu, Içá, Japurá, Negro, Trombetas, Paru e Jari (Brasil).

Quais são os afluentes da Bacia Amazônica?

Os principais rios e afluentes que compõem a Bacia Amazônica são:
  • Rio Madeiras;
  • Rio Xingu;
  • Rio Trombetas;
  • Rio Branco;
  • Rio Purus;
  • Rio Tapajós;
  • Rio Içá;
  • Rio Japurá;

Artigo anterior
Qual foi a primeira máquina a ser criada?
Artigo seguinte
Onde é o cofre mais seguro do mundo?