O que é a hermenêutica constitucional?

Perguntado por: Érika Beatriz Vaz  |  Última atualização: 17. März 2025
Pontuação: 4.4/5 (13 avaliações)

Como já foi falado, a hermenêutica constitucional estuda os métodos de interpretação da Constituição. Os métodos de interpretação constitucional, aliados aos princípios interpretativos, buscam dar à Constituição a melhor aplicação possível, de forma a preservar a sua natureza unitária.

Quais os princípios da hermenêutica constitucional?

Trata-se de dois ideais de justiça, equidade, bom senso, prudência, moderação, justa medida, proibição de excesso e valores afins na interpretação da norma constitucional e de toda e qualquer norma jurídica.

Quais os 3 principais objetivos da hermenêutica?

Como Sistema ao Direito, concorrerem outras Fontes e Princípios que precisam ser usados de forma razoável e coerente, de forma que, a Hermenêutica tem como objetivo, exatamente, proporcionar essa Razoabilidade, Coerência e Harmonia, integrando as várias Fontes do Direito e aplicabilidade de seus Princípios.

Em que se diferencia a hermenêutica constitucional da tradicional?

Diferentemente do método hermenêutico clássico, o tópico-problemático está centrado no problema e não na norma jurídica ou no sistema normativo, não sendo possível interpretação da lei constitucional in abstrato. Portanto, somente se pode interpretar a partir do caso concreto, buscando a real solução do problema.

Quais são os métodos de interpretação constitucional?

Esses métodos de interpretação são utilizados pela dou- trina e jurisprudência. Serão estudados de forma sucinta os métodos lite- ral, gramatical ou filológico; sistemático; histórico, histórico evolutivo e sociológico; lógico; teleológico e o axiológico.

HERMENÊUTICA CONSTITUCIONAL - Aula completa e atualizada 2020 - A interpretação da constituição

27 questões relacionadas encontradas

Quais são os 4 principais métodos interpretativos utilizados na hermenêutica?

Os métodos de interpretação jurídica são: gramatical, sistemático, histórico, teleológico-axiológico e sociológico.

Qual a diferença entre interpretação e hermenêutica?

Sobre os mesmos termos, Maximiliano declina que a "Hermenêutica jurídica tem por objeto o estudo e a sistematização dos processos aplicáveis para determinar o sentido e o alcance das expressões do Direito". Enquanto isso, "interpretar é determinar o sentido e o alcance das expressões do Direito".

O que é hermenêutica constitucional e qual a sua função?

Trata-se de traduzir linguagens e coisas atribuindo-lhes um determinado sentido. Na história moderna, tanto na hermenêutica teológica como na hermenêutica jurídica, a expressão tem sido entendida como arte ou técnica (método), com efeito diretivo sobre a lei divina e a lei humana.

Quais são os tipos de hermenêutica?

Porém, apesar da visão clássica exposta acima, existem também outros tipos de estudo da interpretação, tais quais a Hermenêutica Analítica, a Hermenêutica Filosófica e a Hermenêutica do Desejo.

Quem é o pai da hermenêutica?

Friedrich Ernst Daniel Schleiermacher, o chamado "pai da hermenêutica moderna", conviveu muito proximamente com os membros do grupo de Jena, principalmente com Friedrich Schlegel, em defesa do qual saiu quando das acusações de obscenidade feitas ao autor de Lucinde (1799), o romance-ensaio de Schlegel.

O que é hermenêutica exemplos?

A hermenêutica é uma palavra de origem grega que significa arte ou técnica de interpretar, esclarecer, revelar o sentido dos livros e textos sagrados. Derivada do verbo hermēneuein, a hermenêutica está associada ao mito de Hermes, o deus mensageiro no panteão grego.

Qual é o maior ordenamento jurídico de um país?

No topo do ordenamento jurídico

A Constituição Federal é a lei mais importante de todo o País.

Como funciona a hermenêutica?

A hermenêutica pode ser compreendida como a maneira pela qual interpretamos algo no movimento que interessa e constitui o ser humano, de formar-se e educar-se. A interpretação decorre de um texto, um gesto, uma atitude, uma palavra de abertura e relação com o outro, que é capaz de se comunicar, de interagir.

Quais são os 4 métodos clássicos de interpretação para a hermenêutica jurídica?

Pretende-se demonstrar neste trabalho que os tradicionais métodos de interpretação jurídica (literal, sistemático, histórico e teleológico) continuam sendo imprescindíveis pontos de referência na aplicação diária do Direito (Civil, Penal, Administrativo etc.), inclusive o Constitucional.

Como a hermenêutica se aplica?

Como aplicar a hermenêutica jurídica

As regras para o uso da hermenêutica podem ser divididas em três: a lei, a jurisprudência e a ciência jurídica, que nada mais é que a expressão doutrinária das normas.

Quais são as três fases da hermenêutica?

Essa proposta teórico-metodológica de Thompson (1995) se apresenta sob a forma de três fases ou dimensões, denominadas de análise sócio-histórica, análise formal ou discursiva e interpretação/reinterpretação.

O que a hermenêutica é considerada?

Hermenêutica é a filosofia que estuda a teoria da interpretação. Dito isto, a hermenêutica jurídica é o ramo que se ocupa com a interpretação das normas jurídicas, estabelecendo métodos para a compreensão legal.

Qual o sinônimo de hermenêutica?

7 sinônimos de hermenêutica para 1 sentido da palavra hermenêutica: Interpretação do sentido das palavras e textos: 1 exegese, interpretação das palavras, interpretação de textos filosóficos, interpretação de textos legais, interpretação de textos sagrados, interpretação dos signos, interpretação dos textos.

Qual a importância do estudo da hermenêutica na Constituição?

A hermenêutica possuiu como objetivo a coordenação de modo sistemático dos princípios científicos e leis decorrentes, que disciplinam a apuração do conteúdo, do sentido e dos fins das normas jurídicas e a renovação do conceito orgânico do direito, para efeito de sua aplicação e interpretação.

Qual é o objeto de estudo da hermenêutica?

Carlos Maximiliano, na introdução ao seu magnífico Hermenêutica e Aplicação do Direito, doutrina, de início: “A hermenêutica jurídica tem por objeto o estudo e a sistematização dos processos aplicáveis do direito, para determinar o sentido e o alcance das expressões de direito”1.

Quais são os fundamentos da hermenêutica?

O fundamento da hermenêutica, portanto, é o fato de o sentido ser inesgotável, pois se ele fosse uno e fixo, não haveria motivo algum para se procurar, num conjunto imenso (e por que não dizer infinito) de opções, a melhor possibilidade, ou as melhores.

Como é realizada a hermenêutica constitucional?

Método hermenêutico-concretizador:

A interpretação da constituição deve ser realizada a partir de um constante diálogo entre as pré-compreensões do intérprete e o texto constitucional, em um “movimento de ir e vir” chamado de círculo hermenêutico-concretizador.

O que a hermenêutica busca interpretar?

Resumo: A Hermenêutica Jurídica vem do grego hermeneuein e é originária de um Deus chamado Hermes, onde ele tinha a prerrogativa de interpretar tudo aquilo que o ser humano não era capaz de interpretar. Tida modernamente como a teoria da filosofia.

O que é hermenêutica do direito?

A hermenêutica jurídica é baseada na argumentação e pode ser considerada um sistema humanístico de pesquisa. O advogado, utilizando o círculo hermenêutico, compara elementos que estão contidos no texto e elementos extratextuais para chegar a um entendimento completo da questão.

Artigo anterior
Qual a função do alumínio no corpo humano?
Artigo seguinte
O que significa UFC dos Lactobacillus?