O que é a glicoproteína e qual seu papel na absorção de fármacos?
Perguntado por: Mauro Eduardo Moura de Campos | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.4/5 (24 avaliações)
A glicoproteína P é uma proteína transportadora transmembrana para vários fármacos, sendo responsável pelo transporte de várias moléculas, incluindo fármacos, através da membrana celular. Figado: Transportar fármacos para a bile visando a sua eliminação.
Qual o papel da glicoproteína?
Função das glicoproteínas
Podem ter função estrutural, enzimática, lubrificante transportadora e hormonal. Podem ser elementos importantes na composição química das células. Vários hormônios são formados por glicoproteínas. Por exemplo, hormônios luteinizante, o folículo-estimulante e a gonadotrofina coriônica.
Qual o papel dos transportadores de ânions orgânicos e da glicoproteína P no processo de absorção e distribuição dos fármacos?
A glicoproteína-P
A gp-P é uma proteína da família de transportadores ABC (do inglês ATP – binding cassette) que atua como barreira fisiológica uma vez que expulsa toxinas e xenobióticos para o exterior das células (Lakshmie e Srivall., 2012, Sharom, 2011).
O que é o processo de absorção de um fármaco?
A absorção de medicamentos consiste em sua passagem para a corrente sanguínea após administração. (Consulte também Introdução à administração de medicamentos e farmacocinética. A farmacocinética descreve como o corpo lida com um medicamento e responde aos processos de absorç...
O que são substâncias Lipofilicas?
Lipofilicidade é a propriedade mais importante para um fármaco. Está relacionada a absorção, distribuição, potência e eliminação.
Farmacocinética - Funções da Glicoproteína P e sua influência na biodisponibilidade de fármacos.
O que são fármacos hidrofílicos?
Substâncias muito hidrofílicas tendem a permanecer em solução aquosa e a não atravessar as membranas biológicas, ricas em lipídios, como é o caso da mem- brana plasmática. Já substâncias hidrofóbicas têm maior tendência a atravessar as membranas e atingir o interior de células e até de organelas ou do núcleo.
O que significa o termo Hidrofobicidade?
A hidrofobicidade pode ser entendida como a repelência do solo à água, dificultando o seu molhamento.
Onde é feita a absorção dos medicamentos?
Os medicamentos são absorvidos principalmente no intestino, mas cada um age de um jeito. A passagem pelo estômago é apenas o primeiro passo do processo de absorção de um remédio pelo nosso organismo.
Quais fatores influenciam a absorção de fármacos?
Alguns fatores influenciam a absorção, tais como: características físico- quimicas da droga, veículo utilizado na formulação, perfusão sangüínea no local de absorção, área de absorção à qual o fármaco é exposto, via de administração, forma farmacêutica, entre outros.
Como é realizado o processo de distribuição de um fármaco?
Após entrar na circulação sistêmica, o fármaco é distribuído a todos os tecidos corporais. Em geral, a distribuição é desigual em virtude de diferenças na perfusão sanguínea, ligação a tecidos (p. ex., decorrente do conteúdo lipídico), pH regional e permeabilidade das membranas celulares.
Qual o principal tipo de transporte ocorre durante o processo de absorção?
O transporte ativo é seletivo, requer gasto energético e pode envolver transporte contra gradiente de concentração. O transporte ativo parece limitar-se a fármacos estruturalmente semelhantes a substâncias endógenas (p. ex., íons, vitaminas, açúcares e aminoácidos).
Como o pH influência na absorção?
O pH é um elemento importante a ser controlado em preparações líquidas, pois impacta diretamente na solubilidade de fármacos e, consequentemente, na estabilidade e posterior absorção. Em preparações orais líquidas, o pH inadequado pode provocar perdas de teor e da atividade terapêutica.
Quais são os mecanismos de absorção de fármacos a partir do TGI?
A absorção pelo trato gastrintestinal (TGI) é regulada por fatores, tais como o estado físico da droga, a área da superfície para a absorção, o fluxo sanguíneo esplâncnico, e a concentração no local da absorção.
O que são glicoproteínas e quais suas funções?
Uma glicoproteína é uma molécula que contém uma porção de proteína e pelo menos uma porção de carboidrato. As glicoproteínas são comuns na biologia e desempenham uma série de funções. Alguns exemplos de suas funções individuais são como componentes celulares estruturais, enzimas ou hormônios.
O que é a relação entre glicoproteínas quais são suas funções?
As glicoproteínas são proteínas que possuem ligações covalentes a uma ou mais cadeias de oligossacarídeos (polissacarídeos pequenos). Essas cadeias são bem heterogêneas, influenciando no dobramento e na estabilidade da proteína e acabam gerando informações sobre o destino dela.
O que é glicoproteínas?
Significado de Glicoproteína
substantivo feminino [Bioquímica] Proteína combinada com glicídios.
Quais fatores favorecem a absorção de fármacos através da membrana plasmática?
A difusão de moléculas através da membrana plasmática depende de dois fatores: Diferença de concentração através da membrana; Coeficiente de Permeabilidade (P): determinado principalmente pela Lipossolubilidade da substância.
Como ocorre a absorção dos medicamentos?
No caso das cápsulas e pílulas ingeridas pela boca, a primeira parada do princípio ativo é no estômago, após passar pela faringe e esôfago, chegando ao intestino, de onde os vasos sanguíneos absorverão os princípios ativos do medicamento.
Quais são os fatores que interferem na absorção percutânea?
A absorção de fármacos na pele é afetada por vários fatores, tais como espessura, temperatura, grau de hidratação, limpeza da pele, fluxo sanguíneo, concentração de lipídios, número de folículos pilosos, função das glândulas sudoríparas, raça, pH na superfície da pele e integridade do estrato córneo (Wokovich et al., ...
Onde os medicamentos são metabolizados?
A maioria dos medicamentos deve passar pelo fígado, que é principal local para seu metabolismo. Uma vez no fígado, as enzimas convertem os pró-medicamentos em metabólitos ativos ou convertem os medicamentos ativos em formas inativas.
Qual a via de absorção mais rápida do medicamento?
1.1) Intramuscular (IM): deposita a medicação profundamente em tecidos musculares esqueléticos como o deltoide, o tríceps, glúteo máximo, etc. A absorção é mais rápida por ser muito vascularizado, sendo menos dolorosa devido os músculos possuírem poucos nervos sensoriais.
Qual órgão filtra os remédios?
A maioria dos medicamentos, especialmente os medicamentos hidrossolúveis e seus metabólitos, é eliminada principalmente pelos rins na urina. Portanto, a dose do medicamento depende amplamente da função renal.
Como é avaliada a hidrofobicidade de um material?
O ângulo de contato de uma gota em repouso sobre a superfície de um isolador pode ser facilmente medido, e o seu valor é uma quantificação da hidrofobicidade do material.
O que é repelente à água?
Os chamados dispositivos repelentes de água são geralmente cobertos por uma camada muito fina de material nanotecnológico. A água não consegue permanecer na superfície deste revestimento, que pode ser localizado no interior do aparelho, no exterior ou até mesmo nos dois juntos.
Por que a pirita e naturalmente hidrofóbica?
Quando cristais de sulfetos são imersos em meio aquoso que contém menos que 5ppb de oxigênio, espera-se que os mesmos se comportem de modo semelhante aos minerais naturalmente hidrofóbicos. Isto porque o ânion S2- (devido ao seu maior tamanho que O2- e F-) não realiza pontes de hidrogênio com moléculas de água.
Como colocar número de referência no Word?
O que que é o Golden Freddy?