Como ocorrer a contaminação por legionella?

Perguntado por: Márcio Faria de Abreu  |  Última atualização: 28. Januar 2022
Pontuação: 4.9/5 (32 avaliações)

Transmitida pela inalação de gotículas de água quente, a Legionella vive no meio aquático e pode provocar um tipo de pneumonia, a Doença dos Legionários. A bactéria Legionella está presente no meio aquático, por exemplo, em sistemas de água domésticos, jacuzzis e piscinas, ou, na natureza, em rios e lagos.

Como evitar a Legionella?

Se mantiver os depósitos de água quente (termoacumuladores, depósitos dos painéis solares, etc.) a uma temperatura superior a 60°C, consegue reduzir o risco de crescimento bacteriano, incluindo Legionella e evitar contaminação.

Quais são os sintomas da Legionella?

A infecção pode provocar os seguintes sintomas: dor de cabeça, dores musculares, arrepios de frio, febre, tosse, falta de ar, dor no peito, náuseas, vómitos e diarreia. Se a situação se agravar, os sintomas podem evoluir para pneumonia e infecções respiratórias.

O que causa Legionella?

A legionelose é uma infecção não contagiosa, que costuma ser adquirida através da inalação de partículas água contaminadas com a bactéria Legionella e pode provocar uma pneumonia atípica.

O que é surto de Legionella?

Infecções por Legionella são causadas pela bactéria Gram-negativa. As bactérias Gram-negativas adquirem coloração vermelha... leia mais Legionella pneumophila e, na maioria das vezes, afetam os pulmões, causando pneumonia e sintomas semelhantes à gripe.

Autoclaves: perigo de contaminação por Legionella!

21 questões relacionadas encontradas

O que causa febre de Pontiac?

A PF é causada por uma infeção por Legionella pneumophila e Legionella não pneumophila por inalação de aerossóis de água contaminada, mais frequentemente a partir de chuveiros, banheiras de hidromassagem, spas e saunas. As bactérias são encontradas no solo molhado e na água.

Quais são os métodos utilizados para a identificação laboratorial de Legionella pneumophila?

Na maior parte dos laboratórios, Legionella pneumophila é identificada através do teste para gene MIP. A sorologia é um método diagnóstico atualmente pouco utilizado. Para o diagnóstico sorológico é necessário um aumento de quatro vezes nos títulos de anticorpos ou títulos > 1: 128.

O que é uma pneumonia atípica?

A pneumonia bacteriana atípica é causada por organismos atípicos que não são detectáveis à coloração de Gram e não podem ser cultivados por meio dos métodos padrão. Os organismos mais comuns são o Mycoplasma pneumoniae, a Chlamydophila pneumoniae e a Legionella pneumophila.

Qual é o agente etiológico da histoplasmose?

Histoplasmose é uma micose sistêmica causada por um pequeno fungo, Histoplasma capsulatum var. capsulatum, cujo habitat é o solo rico em excrementos de pássaros e morcegos.

Como ocorre a transmissão da histoplasmose?

Quando acontece uma demolição de uma construção antiga ou uma limpeza que levante muita terra e pó, os esporos do fungo se espalham pelo ar, podendo ser inalado pelos indivíduos. E assim se dá a transmissão da histoplasmose.

Como ocorre a disseminação da histoplasmose?

Histoplasmose progressiva disseminada: se o sistema imunológico estiver debilitado ou for imaturo, a infecção pode espalhar-se (disseminar-se) dos pulmões percorrendo a corrente sanguínea até outras partes do corpo, como cérebro, medula espinhal, fígado, baço, linfonodos, adrenais, sistema digestivo ou medula óssea.

Que exame detecta histoplasmose?

A detecção do antígeno polissacarídeo do agente na urina ou no soro por radioimunoensaio é um método rápido e sensível para o diagnóstico da Histoplasmose disseminada, em pacientes imunocomprometidos, incluindo aqueles com HIV. As provas sorológicas são as mais comumente utilizadas para o diagnóstico rápido.

Quanto tempo leva para curar a pneumonia atípica?

O tratamento da pneumonia atípica dura cerca de 14 a 21 dias e pode ser feito em casa com a utilização de antibióticos, como Eritromicina, Azitromicina ou Levofloxacino, receitados pelo pneumologista ou médico emergencista.

O que são germes Atipicos?

Os germes atípicos (Micoplasma pneumoniae e Chlamydophilapneumoniae) são mais comumente relacionados a crianças maiores (> 4 anos). Eles costumam causar PNM de início mais gradual, acompanhada de cefaleia, indisposição, tosse seca, dor de garganta, otite média e febre baixa (ou ausência de febre).

O que é uma pneumonia aguda?

Pneumonia aguda é uma doença que resulta da infecção das vias aéreas e dos pulmões por certos agentes. Eventualmente, pode ser acometido também o espaço entre as pleuras (as membranas que envolvem os pulmões).

Quanto tempo leva para curar uma pneumonia?

O tratamento pode demorar até 21 dias e durante esse período é aconselhado ir ao hospital apenas se os sintomas piorarem ou se não melhorarem após 5 a 7 dias, principalmente a febre e o cansaço.

Quais sintomas da pneumonia silenciosa?

Sintomas de pneumonia
  • Febre alta;
  • Dor no tórax;
  • Tosse;
  • Mal-estar;
  • Falta de ar ou dificuldade respiratória;
  • Confusão mental;
  • Fraqueza;
  • Secreção de muco purulento de cor amarelada ou esverdeada.

Qual remédio caseiro bom para pneumonia?

Chá de gengibre

O gengibre é uma raiz que possui constituintes, como o gingerol ou shogaol, com potente ação analgésica e anti-inflamatória que ajudam a reduzir bastante qualquer tipo de dor, especialmente a dor muscular e o mal-estar geral de quadros como gripe, resfriado ou pneumonia, por exemplo.

Como diagnosticar aspergilose?

Diagnóstico da aspergilose

Para confirmar a infecção pelo fungo, pode ser indicada a realização da observação da expectoração através do microscópio ou do exame de sangue com sorologia que detecta anticorpos específicos contra esse fungo, ou cultura do tecido infectado.

Tinha como se transmite?

A micose (Tinha) é uma infecção por fungos que pode ser facilmente transmitida de uma pessoa para a outra, especialmente quando se utilizam áreas úmidas e comuns, como balneários ou piscinas, por exemplo.

O que é histoplasmose disseminada?

A histoplasmose disseminada aguda é uma doença granulomatosa sistêmica, que pode simular pneumonia adquirida na comunidade grave (PAC), causada pelo Histoplasma capsulatum. Trata- se de doença de apresentação incomum em indivíduos imunocompetentes e de evolução satisfatória na maioria desses pacientes.

Que patógeno causa a chamada doença das cavernas e como ocorre o contágio?

Histoplasmose ou “doença das cavernas” é uma infecção causada pela inalação de esporos microscópicos oriundos de um fungo.

O que ocorre no macrófago infectado pelo h capsulatum?

capsulatum induz os macrófagos a secretarem Fator de Necrose Tumoral-alfa (FNT- ·), que es- timula outros macrófagos a destruírem o fungo. Se a res- posta do sistema imune é adequada, ocorre uma intensa reação granulomatosa seguida de cicatrização, fibrose e calcificação.

Como é transmitida a aspergilose?

Como ocorre a transmissão da aspergilose? Não existe transmissão inter-humana do fungo Aspergillus, nem de animais ao homem. No entanto, os indivíduos estão expostos ao risco por inalação de propágulos infectantes, dispersos no solo. A principal porta de entrada do fungo no organismo é a via inalatória.

Como se transmite a doença ascaridíase?

Ascaridíase é a doença causada pelo verme Ascaris lumbricoides, mais conhecido como lombriga, que pode chegar a medir até 40 cm. As crianças adquirem a doença ao ingerir alimentos contaminados com os ovos do verme, principalmente frutas e verduras que não tenham sido lavadas adequadamente.

Artigo anterior
Quantos anos morreu Matusalém segundo a Bíblia?
Artigo seguinte
Qual a importância do saneamento básico para as pessoas que vivem nas cidades?