O que é a gengivite ulcerativa necrosante?

Perguntado por: Vicente Leonardo de Fernandes  |  Última atualização: 12. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (23 avaliações)

A gengivite ulcerativa necrosante aguda (GUNA) é uma infecção dolorosa das gengivas que causa febre, às vezes hálito fétido e sensação de mal-estar. Se as bactérias normais na boca crescerem além do normal, as gengivas podem se tornar infectadas. As gengivas doem e, às vezes, as pessoas têm extremo mau hálito.

O que causa a gengivite ulcerativa necrosante aguda?

A gengivite ulcerativa necrosante aguda (GUNA) é mais frequente em fumantes e pacientes debilitados que estão sob estresse. Outros fatores de risco são má higiene oral, deficiências nutricionais, imunodeficiência (p. ex. HIV/aids, uso de fármacos imunossupressores) e privação de sono.

Quais os principais sinais e sintomas da gengivite ulcerativa necrosante?

Principais sintomas
  • Vermelhidão nas gengivas;
  • Dor intensa nas gengivas e dentes;
  • Sangramento da gengiva;
  • Sensação de gosto amargo na boca;
  • Mau hálito persistente.

O que é doença periodontal necrosante?

A doença periodontal necrosante é uma infecção caracterizada por necrose e ulceração das papilas interdentárias, hemorragia gengival e dor.

Quais características clínicas observadas em um paciente com gengivite ulcerativa necrosante qual o tratamento preconizado para gengivite ulcerativa necrosante?

É uma infecção dolorosa das gengivas. Os sintomas incluem dor aguda, sangramento e hálito fétido. O diagnóstico baseia-se em achados clínicos. O tratamento inclui desbridamento cuidadoso, melhora da higiene oral, enxágues bucais, cuidados de suporte, e, se o desbridamento precisar ser adiado, antibióticos.

Gengivite Ulcerativa Necrosante Aguda | Dental Drops

32 questões relacionadas encontradas

Quais as características clínicas da estomatite necrosante?

Quais são os sinais e sintomas mais comuns? Úlceras e necroses nas papilas e margens gengivais, sangramento gengival, formação de crateras entre os dentes (ausência da gengiva), dor, aumento de volume dos nódulos linfáticos, febre e mal-estar.

Qual a conduta de urgência clínica e farmacológica frente a um caso de periodontite necrosante?

Conduta: drenar o abscesso com sonda periodontal, lima ou cureta, remover o corpo estranho, caso esteja presente e orientar higiene. Medicamentos: analgésicos não opioides (paracetamol ou ibuprofeno).

Quais são as doenças periodontais Necrosantes?

As formas de doenças periodontais necrosantes envolvem a gengivite ulcerativa necrosante (GUN), a periodontite ulcerativa necrosante (PUN) e a estomatite necrosante, cujo tratamento com agentes antimicrobianos de ação local e sistêmica parece ser um importante adjunto para o controle dessas patologias.

Qual o diagnóstico diferencial das doenças periodontais Necrosantes?

O diagnóstico diferencial para esse grupo de lesões inclui gengivoestomatite herpética primária, gengivite descamativa, gengivite estreptocócica e gonocócica, intoxicação por metais, eritema multiforme exsudativo, pênfigo benigno, estomatite aftosa, traumatismo gengival e abscessos periodontais (Cordeiro, 2004; ...

O que é doença periodontal quais são suas complicações?

Esta situação produz derivados prejudiciais que ativam a resposta inflamatória natural do seu organismo, levando a gengivas inchadas e inflamadas. Caso não seja tratada, a doença periodontal pode piorar à medida que a placa endurece e se torna tártaro, um depósito áspero que não pode ser removido apenas pela escovagem.

Quais os sintomas de periodontite crônica?

Sintomas e sinais
  • Mau hálito.
  • Inflamação gengival.
  • Sangramentos na boca (especialmente durante a escovação)
  • Gengivas com cor mais escura.
  • Dores.

O que significa gengivite galopante?

A gengivite ulcerativa necrosante aguda (GUNA) é um problema gengival infecioso e agudo, de causa bacteriana, e que afeta a gengiva de uma forma severa, podendo evoluir de uma forma galopante para os tecidos mais profundos levando à sua destruição, passando a designar-se por periodontite ulcerativa necrosante.

Quais os tipos de gengivite?

Tipos de gengivite
  • Gengivite relacionada à placa. ...
  • Gengivite influenciada por medicamentos. ...
  • Gengivite alérgica. ...
  • Gengivite relacionada a infecções específicas. ...
  • Gengivite ulcerativa. ...
  • Gengivite aguda. ...
  • Gengivite sub-aguda. ...
  • Gengivite recidivante.

Qual a causa da gengivite?

A gengivite é uma inflamação da gengiva causada pela placa bacteriana, também chamada de biofilme, uma fina película que adere à superfície dos dentes e deposita-se no sulco gengival. Gengivite é uma inflamação da gengiva que pode comprometer um ou mais dentes.

São características da gengivite necrosante aguda?

A gengivite ulcerativa necrosante aguda (GUNA) é uma infecção dolorosa das gengivas que causa febre, às vezes hálito fétido e sensação de mal-estar. Se as bactérias normais na boca crescerem além do normal, as gengivas podem se tornar infectadas. As gengivas doem e, às vezes, as pessoas têm extremo mau hálito.

O que causa a GUNA?

A Gengivite Ulcerativa Necrosante Aguda (GUNA), é uma infecção gengival grave causada pelo acúmulo de bactérias na boca. Se caracteriza por gengivas doloridas e com sangramento e a presença de úlceras nas gengivas. A boca mantém naturalmente um equilíbrio de bactérias, fungos e vírus saudáveis.

Qual as características clínicas das lesões Necrosantes E o diagnóstico diferencial entre gengivite necrosante e periodontite necrosante?

PUN – Periodontite Ulcerativa Necrosante

Difere da GUN em relação a característica constante de perda óssea alveolar e de inserção clínica, possui ulceração local e necrose do tecido gengival com exposição óssea, sangramento espontâneo e dor severa.

Qual é a diferença entre gengivite e periodontite?

A gengivite é marcada pelo inchaço e vermelhidão das gengivas. Uma outra característica que aponta sua presença é o sangramento na hora que o paciente escova os dentes ou passa o fio dental. A periodontite, por outro lado, tem sintomas e riscos ainda mais perigosos, sendo uma segunda fase desta primeira doença.

O que é uma periodontite crônica?

A periodontite crônica é a forma mais comum do problema. Nela, a destruição dos tecidos de suporte está relacionada com uma quantidade compatível de fatores locais, como tártaro acima ou abaixo da gengiva. Esse tipo tem progressão lenta e possui períodos de exacerbação e remissão.

Quais são os tipos de doenças periodontais?

Tipos de periodontite
  • Periodontite crônica. ...
  • Periodontite agressiva. ...
  • Doença periodontal avançada. ...
  • Boa higiene bucal. ...
  • Visitas odontológicas regulares. ...
  • Cirurgia de retalho periodontal (cirurgia de redução de bolsa) ...
  • Enxertos de tecidos moles. ...
  • Enxerto ósseo.

O que é uma urgência odontológica?

O QUE SÃO EMERGÊNCIAs E URGÊNCIAs ODONTOLÓGICAs? Sangramentos não controlados. Celulite ou infecções bacterianas difusas, com aumento de volume (edema) de localização intra-oral ou extra-oral, e potencial risco de com- prometimento da via aérea dos pacientes.

Como tratar abscesso periodontal?

Diferentes modalidades de tratamento do abscesso periodontal têm sido propostas, variando basicamente no momento do tratamento da periodontite instalada, através da raspagem e alisamento radicular, bem como da necessidade ou não da antibioticoterapia.

Quais microrganismos estão associados diretamente as lesões na gengivite ulcerativa necrosante?

Os agentes microbiológicos associados à patogênese das doenças periodontais necrosantes podem ser: fusobacterias e espiroquetas, principalmente as espécies Treponema spp, Selenomonas spp, Prevotella intermedia, Porphyromona gingivalis, Fusobacterium nucleatum, Aggregatibacter actinomycetemcomitans e Campylobacter ...

São sinais clínicos normalmente observados na gengivite?

A gengivite é uma condição inflamatória que envolve apenas o periodonto de proteção, caracterizando-se por sinais clínicos de inflamação (vermelhidão, edema e sangramento) limitados à gengiva, enquanto a periodontite envolve, além do periodonto de proteção, o periodonto de sustentação, apresentando destruição ...

O que é a doença Noma?

Noma é uma infecção gangrenosa que destrói as membranas mucosas da boca e de tecidos ao redor. A doença, que também é conhecida como cancro oral e “doença da fome”, atinge principalmente crianças subnutridas e sem hábitos de higiene adequados na África Subsaariana.

Artigo anterior
Como tratar a candidiase masculina?
Artigo seguinte
O que um diabetico nao pode comer e beber?