O que é o crime de charlatanismo?

Perguntado por: Alice Diana Amorim de Mendes  |  Última atualização: 1. Juli 2025
Pontuação: 4.2/5 (47 avaliações)

O Projeto de Lei 1341/23 criminaliza e pune o charlatanismo religioso, ou seja, a prática de se aproveitar da fé e da vulnerabilidade das pessoas, praticando falsos milagres e explorando financeiramente os fiéis.

O que caracteriza o crime de charlatanismo?

Recomendar ou anunciar cura para uma doença por meio secreto ou infalível é crime. Segundo o Código Penal brasileiro, o crime conhecido como charlatanismo ocorre quando alguém, com má fé ou sem respaldo científico, propaga suposta cura para uma doença por meio secreto ou infalível.

O que se significa charlatanismo?

Já o crime de charlatanismo ocorre quando alguém, agindo de má fé, indica ou propaga a cura por meio secreto e infalível de qualquer doença, mas em geral de moléstia incurável ou de difícil tratamento, seja por distribuição de panfletos, publicação de anúncios ou qualquer outra forma de promoção.

O que diz o artigo 284 do Código Penal?

284: “exercer o curandeirismo: I – prescrevendo, ministrando ou aplicando, habitualmente, qualquer substância; II – usando gestos, palavras ou qualquer outro meio; III – fazendo diagnóstico: Pena – detenção de seis meses a dois anos.”.

O que diz o artigo 286 do Código Penal?

Art. 286 - Incitar, publicamente, a prática de crime: Pena - detenção, de três a seis meses, ou multa.

Entenda melhor os crimes de charlatanismo e curandeirismo

18 questões relacionadas encontradas

O que diz o artigo 344 do Código Penal?

Art. 344. Entender-se-á perdido, na totalidade, o valor da fiança, se, condenado, o acusado não se apresentar para o início do cumprimento da pena definitivamente imposta.

O que diz o artigo 268 do Código Penal Brasileiro?

O Artigo 268 do Código Penal Brasileiro, diz que infringir determinação do Poder Público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa (como a COVID-19), é crime, e o cidadão pode ser penalizado com detenção, de um mês a um ano, e multa.

O que diz o artigo 334 do Código Penal?

334-A Importar ou exportar mercadoria proibida: Pena - reclusão, de 2 (dois) a 5 (cinco) anos. § 1º - Incorre na mesma pena quem: a) pratica fato assimilado, em lei especial, a contrabando; b) importa ou exporta clandestinamente mercadoria que dependa de registro, análise ou autorização de órgão público competente.

O que diz o artigo 172 do Código Penal?

Art. 172. Expedir duplicata que não corresponda a venda efetiva de mercadoria, entregue real ou simbolicamente com a fatura respectiva: Pena - detenção, de um a três anos, e multa, de um conto a cinco contos de réis.

O que significa 145 no mundo do crime?

O que significa 145 no mundo do crime? 145 do Código Penal estabelece que a injúria real somente se procede mediante ação penal pública quando resulta lesões corporais.

Como identificar um charlatão?

O mau profissional gosta de criticar a “Medicina tradicional” com discurso filosófico e fracamente embasado, como vimos anteriormente. Contudo, se torna extremamente agressivo quando se vê encurralado e lhe faltam argumentos para defender o indefensável.

O que é um crime de prevaricação?

É um dos crimes praticados por funcionário público contra a administração em geral que consiste em retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal.

O que é crime de atitude pessoal?

Delitos de atitude ou delitos de atitude interna são aqueles que expressam estados anímicos que fundamentam ou reforçam o juízo de desvalor do fato (reprovação - culpabilidade), evidenciando a intensidade do dolo do agente. É o caso dos crimes praticado em vingança ou com traição.

O que é o crime de rufianismo?

A prática de se aproveitar financeiramente da prostituição de outra pessoa é crime e recebe o nome de rufianismo no Código Penal brasileiro. É uma espécie de exploração sexual, em que o rufião, conhecido como cafetão, que pode ser um homem ou uma mulher, tem o objetivo de lucrar com a prostituição alheia.

O que significa o 7 no crime?

"7 no crime" é uma expressão popular que surgiu no contexto do crime organizado. Ela é usada para se referir a uma pessoa que é considerada leal e confiável dentro de uma organização criminosa.

O que é um ato libidinoso?

O que são considerados atos libidinosos? Para o Direito Penal, atos libidinosos são os que têm o objetivo de satisfazer o desejo sexual. Entre alguns exemplos, estão: masturbação ou ejaculação em público, passada de mão, beijos roubados, filmagem de partes íntimas, lamber, apalpar, tocar, desnudar, etc.

O que diz o artigo 51 do Código Penal?

Art. 51. Quando o agente, mediante mais de uma ação ou omissão, pratica dois ou mais crimes, idênticos ou não, aplicam-se cumulativamente as penas em que haja incorrido. No caso de aplicação cumulativa de penas de reclusão e de detenção, executa-se primeiro aquela.

O que diz o artigo 1 do Código Penal?

Art. 1o Não há crime sem lei anterior que o defina. Não há pena sem prévia cominação legal.

Qual a pena do artigo 333 do Código Penal?

O crime esta previsto no artigo 333 do código penal e a pena pode chegar a até 12 anos. Parágrafo único - A pena é aumentada de um terço, se, em razão da vantagem ou promessa, o funcionário retarda ou omite ato de ofício, ou o pratica infringindo dever funcional.

O que é 22 do Código Penal?

22 do Código Penal: 'Se o fato é cometido sob coação irresistível (...), só é punível o autor da coação'. Esse dispositivo legal, nada obstante mencione somente 'coação irresistível', refere-se exclusivamente à coação moral irresistível. Com efeito, estabelece em sua parte final ser punível só o autor da coação.

Qual é o crime 277?

277 - Vender, expor à venda, ter em depósito ou ceder substância destinada à falsificação de produtos alimentícios, terapêuticos ou medicinais: Pena - reclusão, de 1 (um) a 5 (cinco) anos, e multa.

O que diz o artigo 330 do Código Penal?

Art. 330 - Desobedecer a ordem legal de funcionário público: Pena - detenção, de quinze dias a seis meses, e multa.

O que significa o artigo 282?

Art. 282 - Exercer, ainda que a título gratuito, a profissão de médico, dentista ou farmacêutico, sem autorização legal ou excedendo-lhe os limites: Pena - detenção, de seis meses a dois anos. Parágrafo único - Se o crime é praticado com o fim de lucro, aplica-se também multa.

Artigo anterior
Quais as cores do símbolo da Radiologia?
Artigo seguinte
Como dividir 44 horas em 5 dias de trabalho?