Quais municípios fazem parte do Suframa?

Perguntado por: Bruna Rebeca de Pinho  |  Última atualização: 18. September 2024
Pontuação: 4.5/5 (60 avaliações)

Abrange parte dos Municípios de Macapá e Santana no Estado do Amapá, ocupando uma área de 220 Km².

Quem faz parte do Suframa?

A Suframa apresenta àqueles que desejam realizar investimentos nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia e Roraima este GUIA DE ACESSO AOS INCENTIVOS EXTRAFISCAIS, com os principais esclarecimentos para investir nos setores INDUSTRIAL, COMERCIAL, AGROPECUÁRIO e da BIOECONOMIA, seja na Zona Franca de Manaus, nos ...

Quais as cidades que fazem parte da Zona Franca de Manaus?

3 Segundo a SUFRAMA, os benefícios do modelo ZFM foram estendidos ao longo dos anos, em parte, para uma área superior a 8,5 milhões de quilômetros quadrados, contemplando a Amazônia Ocidental – estados do Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima (Decreto Lei nº 356/1968) – e as cidades de Macapá e Santana, no Estado do Amapá ...

Quais cidades fazem parte da área de livre comércio?

Administrada pela Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus), essa área envolve as cidades de Santana e Macapá, localizadas no Amapá, e também o Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima, todos Estados da Amazônia Ocidental.

O que é região Suframa?

A Suframa é uma autarquia vinculada ao Ministério da Economia que administra a Zona Franca de Manaus (ZFM), promovendo o desenvolvimento econômico sustentável e qualidade de vida à população local. Ela oferece incentivos fiscais, além de simplificar processos aduaneiros para empresas na ZFM.

O que é SUFRAMA e os incentivos da Suframa

22 questões relacionadas encontradas

Como saber se tem SUFRAMA?

Acesse o site da SUFRAMA www.suframa.gov.br, clique em SERVIÇOS (tarja azul), depois clique em WS Sinal, como mostra figura abaixo. Digite seu login e senha clique em autenticar, do lado esquerdo aparecerá: IMPORTAR DADOS. Em seguida vai abrir uma tela, clique em PROCURAR ou ARQUIVO.

Onde fica SUFRAMA?

A SUFRAMA (sigla para Superintendência da Zona Franca de Manaus) é uma autarquia do governo federal que tem como objetivo fomentar o desenvolvimento econômico da região da Zona Franca de Manaus e das Áreas de Livre Comércio nos estados da Região Norte do Brasil.

O que é área de livre comércio Suframa?

A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) administra três Áreas de Livre Comércio criadas para promover o desenvolvimento das cidades de fronteiras internacionais localizadas na Amazônia Ocidental, Macapá e Santana.

Qual a diferença entre Zona de Livre Comércio e área de livre comércio?

Qual a diferença entre Zona de Livre Comércio e Mercado Comum? A principal diferença entre Área de Livre Comércio (ALC) e Mercado Comum é que, na ALC, os países-membros eliminam as barreiras tarifárias e não-tarifárias ao comércio de bens, mas não há livre circulação de pessoas, serviços e capitais.

Qual é a Zona de Livre Comércio?

Uma Zona de Livre Comércio é uma região geográfica delimitada onde os países participantes concordam em eliminar tarifas e outras barreiras comerciais entre si. Ela permite a circulação mais livre de bens e serviços, estimulando o comércio e a colaboração entre os países membros.

Quais cidades compõem a Área de Livre Comércio da Zona Franca de Manaus?

Atualmente, as Áreas de Livre Comércio contempladas no perímetro do modelo Zona Franca de Manaus são as seguintes: Boa Vista e Bonfim, no Estado de Roraima; Guajará-Mirim, no Estado de Rondônia; Brasiléia, com extensão a Epitaciolândia, e Cruzeiro do Sul, no Estado do Acre; Tabatinga, no Estado do Amazonas; e Macapá e ...

O que é considerado Zona Franca de Manaus?

A Zona Franca de Manaus é administrada pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e abriga atualmente cerca de 600 indústrias. A Zona Franca de Manaus compreende uma área total de dez mil quilômetros quadrados que inclui a cidade de Manaus, capital do Estado do Amazonas, e seus arredores.

O que é SUFRAMA na nota fiscal?

O Sistema de Controle de Ingresso de Mercadoria Nacional - SINAL é um sistema que tem como finalidade permitir que as empresas (remetentes e transportadoras) antecipem, por meio de envio de arquivo eletrônico, os dados da documentação fiscal (nota fiscal, conhecimento de transporte e manifesto de carga) para registro, ...

Quais impostos O Suframa isenta?

- Municípios de Bonfim e Pacaraíma (RR); - Municípios de Macapá e Santana (AP); - Municípios de Brasiléia, Cruzeiro do Sul e Epitaciolândia (AC). Tratando isoladamente o município de Manaus, além da isenção do ICMS e IPI ocorre, também, a não incidência das contribuições do PIS e da COFINS.

Quem tem Suframa paga ICMS?

8.4. se “a venda só será com isenção de ICMS se o destinatário tiver Suframa”; 8.5.

O que precisa para ter Suframa?

  1. Procuração reconhecida.
  2. CPF do procurador.
  3. Comprovante (s) de Residência do Administrador (Água, Luz, Telefone Fixo ou Imposto de Renda)

Quais blocos econômicos fazem parte da Zona de Livre Comércio?

Zona de livre comércio: consiste na facilitação comercial com a eliminação de tarifas e barreiras alfandegárias, a fim de garantir o desenvolvimento econômico e comercial. Exemplo: Nafta (Tratado de Livre Comércio das Américas) e CAN (Comunidade Andina).

Quais são os 7 blocos econômicos?

Os principais blocos econômicos mundiais
  • União Europeia (UE)
  • Mercado Comum do Sul (Mercosul)
  • Tratado entre México, Estados Unidos e Canadá (USMCA)
  • Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN)
  • Comunidade dos Estados Independentes (CEI)
  • Associação Europeia de Livre Comércio (EFTA)

Quais são os 5 tipos de blocos econômicos?

Existem quatro tipos principais de blocos econômicos: áreas de livre comércio, uniões alfandegárias, uniões econômicas e mercado comum.

Como saber o código Suframa de uma empresa?

Como consultar um CNPJ no Suframa.

Para realizar um teste na consultar no Suframa, basta clicar em algum dos CNPJs a abaixo: 04.756.170/0001-51, 17.191.704/0001-91 ou 22.772.396/0001-28.

Por que a Zona Franca de Manaus é considerada uma área especial de Livre Comércio?

São destinadas à instalação de empresas voltadas para a produção de bens a serem comercializados no exterior, objetivando a redução de desequilíbrios regionais, o fortalecimento do balanço de pagamentos e a promoção da difusão tecnológica e do desenvolvimento econômico e social do País.

Como emitir nota fiscal de venda para Suframa?

Para empresas dessas localidades, as operações são desoneradas de ICMS e IPI. Na Conta Azul, acesse Vendas > Notas Fiscais de Produto > Nova > Venda suframa. Preencha atentamente as informações da venda, clique em Salvar > Emitir Nota Fiscal.

Quais são os benefícios do SUFRAMA?

A SUFRAMA oferece uma série de incentivos fiscais e benefícios para atrair empresas para a ZFM. Estes incentivos incluem isenção ou redução de impostos como IPI, PIS, Cofins e Imposto de Importação. O objetivo é tornar as empresas mais competitivas, fomentando a geração de empregos e o desenvolvimento tecnológico.

Qual o CNPJ da SUFRAMA?

SUFRAMA. O CNPJ da empresa SUPERINTENDENCIA DA ZONA FRANCA DE MANAUS (SUFRAMA) é 04.407.029/0001-43. Com sede em MANAUS, AM, possui 53 anos, 3 meses e 27 dias e foi fundada em 10/12/1970. A sua situação cadastral é ATIVA e sua principal atividade econômica é ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA EM GERAL.

O que significa situação cadastral bloqueada no SUFRAMA?

123456789 Se a situação estiver Habilitada a empresa está apta para gerar pin. No caso de Não Habilitada a empresa encontra-se irregular (bloqueada) junto a suframa, não está apta para gerar pin a nota fiscal.

Artigo anterior
Como ver se a correia dentada está ruim?
Artigo seguinte
Como funciona a transmissão de dados na internet?