O que é a expressão genética?

Perguntado por: Renata Kyara Gonçalves  |  Última atualização: 20. Februar 2025
Pontuação: 4.3/5 (9 avaliações)

A expressão genética ou expressão génica é o processo pelo qual a informação hereditária contida em um gene, tal como a sequência de DNA, é utilizada de modo a formar um produto génico funcional, tal como proteínas ou RNA.

O que é expressão gênica exemplos?

Um exemplo de expressão gênica, é o gene da cor das flores de Mendel, que fornece instruções para fazer uma proteína que ajuda na produção de moléculas coloridas (pigmentos) nas pétalas das flores.

O que é expressão gênica diferencial?

Então, muito do DNA faz parte do mecanismo regulatório de quais genes expressar. Quais genes devem ser codificados em proteínas e quais não deveriam, pois temos diferentes tipos de células fazendo coisas diferentes no corpo. Isso é conhecido como expressão diferencial de genes.

O que é expressão gênica Brainly?

A expressão gênica refere-se ao processo pelo qual a informação contida em um gene, que está codificada no DNA, é transcrita para formar uma molécula de RNA mensageiro (RNA-m) e, posteriormente, essa molécula de RNA é traduzida em uma proteína funcional.

O que significa regulação da expressão gênica?

Regulação gênica é o processo de controlar quais genes no DNA da célula são expressos (usados para produzir um produto funcional como uma proteína).

Invista em Seu Futuro | Luciano Subirá

15 questões relacionadas encontradas

Quem regula a expressão gênica?

A regulação da expressão gênica sofre a ação de sinais intra e extrace- lulares. 5. As proteínas reguladoras que controlam a transcrição são os fatores de transcrição, muitos deles com domínios característicos para interagir com o DNA. A maioria dos genes eucarióticos tem introns.

Qual a relação da expressão gênica com a diferenciação celular?

A diferenciação celular geralmente depende de mudanças na expressão gênica. Nesta seção, você vai conhecer os possíveis mecanismos que as células utilizam para controlar a expressão de seus genes e vai aprender um pouquinho sobre o desenvolvimento de um indivíduo multicelular complexo: o homem.

Quais são as etapas da expressão gênica?

Há dois níveis principais de expressão gênica: 1) transcricional (RNA); 2) traducional (proteínas). A informação contida nos genes (DNA) da planta é transcrita em RNA. O RNA, por sua vez, é traduzido em proteínas. Cada célula vegetal possui os mesmos genes.

Como chamamos a expressão dos genes em um indivíduo?

Genótipo é um termo usado para se referir à constituição genética de um indivíduo. Em outras palavras, podemos dizer que o genótipo se refere à soma de todos os genes encontrados em um indivíduo.

Onde ocorre o processo de transcrição?

Todo o processo ocorre no núcleo da célula. Inicialmente, uma molécula de DNA abre-se no ponto onde o gene a ser transcrito encontra-se. Isso acontece em virtude da ação da RNA polimerase, que promove a abertura e a exposição das sequências de nucleotídeos que irão ser transcritos.

O que é análise de expressão gênica?

O estudo de expressão gênica tem aplicações em diversas áreas da saúde. A técnica em foco nesta disciplina é baseada na detecção em tempo real do aumento da quantidade de cópias de um fragmento específico de DNA. Considerada o que existe de mais avançado para quantificação da expressão de genes.

Como as mutações podem interferir na expressão gênica?

As mutações podem afetar diferentes genes que controlam o crescimento e a divisão celular. Alguns destes genes são chamados de genes supressores de tumor. As mutações podem também tornar alguns genes normais em genes cancerígenos conhecidos como oncogenes.

Quais são os fatores de transcrição?

Fatores de transcrição são proteínas que ajudam a transformar genes específicos em "ligados" ou "desligados" através da conexão a um DNA próximo. Fatores de transcrição que são ativadores impulsionam a transcrição de um gene. Os repressores reduzem a transcrição.

Qual é a função dos genes?

O gene é um segmento de uma molécula de DNA (ácido desoxirribonucleico) responsável pelas características herdadas geneticamente. Cada gene é composto por uma sequência específica de DNA (as letras A, T, C e G) que contém uma “receita” para produzir uma proteína que desempenha uma função no organismo.

O que é interação gênica e exemplos?

Interação gênica é um tipo de herança na qual dois ou mais genes atuam juntos na determinação de uma característica. A epistasia é um exemplo de interação gênica. A interação gênica ocorre quando dois ou mais genes interagem, colaborando, assim, para o surgimento de determinada característica.

O que Mendel defendia?

Leis de Mendel

A primeira lei ou princípio formulado por Mendel, com base em seus experimentos, diz que os genes são distribuídos independentemente, sem mistura. Os dois alelos de cada gene presente em um indivíduo separam-se na formação dos gametas. Os alelos são formas distintas do gene.

Qual a importância da regulação da expressão gênica?

Qualquer passo da expressão de um gene pode ser modulada, da transcrição ADN-ARN até à modificação pós-translacional de uma proteína. A regulação genética dá à célula o controle sobre a sua estrutura e função, e é a base da diferenciação celular, da morfogênese e da versatilidade e adaptabilidade de qualquer organismo.

Como saber se eu sou Aa ou AA?

Em organismos homozigotos são representados pelas letras 'AA' ou 'aa'. Já organismos heterozigotos são representados pela letra 'Aa'.

Qual gene é mais forte?

O gene TP53, que produz um fator de supressão tumoral, foi citado em quase 8.500 artigos e lidera o ranking .

Quais são os fatores externos que podem influenciar a expressão gênica?

Vários fatores, incluindo constituição genética, exposição a substâncias lesivas, outras influências ambientais e idade podem afetar a expressividade.

Quantos genes tem um DNA?

Os seres humanos têm aproximadamente 20.000 a 23.000 genes.

Como a informação contida no DNA e expressa?

Composto por uma cadeiade açúcar-fosfato e pares de bases (adenina-timina, guanina-citosina), o DNA armazena informações genéticas, replica-se e expressa traços.

Por que a expressão gênica é importante para as células bacterianas?

Nas bactérias, o controle da expressão gênica serve, principalmente, para permitir que as células se ajustem às mudanças nutricionais no ambiente, de forma que seu crescimento e divisão sejam otimizados.

Qual a estrutura dos fatores de transcrição que podem regular a expressão de genes?

“Enhanceossomo” – complexo de fatores de transcrição que regulam a expressão de um determinado gene.

Quais são as etapas da diferenciação celular?

São eles:
  • Proliferação celular, garantindo que muitas células sejam produzidas;
  • Especialização celular, permitindo que as células se expressem de forma diferenciada para exercerem suas funções;
  • Interação entre as células, promovendo a coordenação e comportamento das células em relação às células vizinhas;

Artigo anterior
Como calcular a área de um imóvel?
Artigo seguinte
Quais são as doenças das veias?