O que quer dizer a palavra facultado?

Perguntado por: Cláudia Teresa Cruz  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (57 avaliações)

1. Dar a faculdade, o poder ou a possibilidade de. 2. Proporcionar.

É facultado sinônimo?

1 aprovado, autorizado, consentido, deixado, facilitado, franqueado, oportunizado, permitido, viabilizado. Que foi posto à disposição, proporcionado: 2 cedido, concedido, dado, disponibilizado, ensejado, oferecido, ofertado, outorgado, possibilitado, propiciado, proporcionado, atribuído.

O que é facultado no direito?

Permitir; conceder permissão a: o diretor facultou a saída dos professores; o juiz deixou de facultar ao réu o direito de liberdade. Proporcionar; dar possibilidade para que algo se desenvolva ou se realize: esforço faculta sucesso; a justiça faculta ao réu o direito a um advogado.

É facultado ou é facultada?

Facultada é o feminino de facultado. O mesmo que: autorizada, outorgada, atribuída, concedida, permitida.

O que quer dizer a palavra facultativa?

Facultativo é a qualidade daquilo que não é obrigatório. Quando se diz que algo é facultativo significa que é optativo, ou seja, pode ou não ser feito.

Significado da palavra Facultado

43 questões relacionadas encontradas

O que é ponto facultativo no serviço público?

Ponto Facultativo: É o ato administrativo que dispensa servidores públicos do trabalho visando atender a especificidade de uma situação local, em uma determinada data, na qual seria inviável, inoportuno ou ineficaz o funcionamento regular das repartições públicas.

O que é um certificado facultativo?

É destinado aos alunos que já possuem prática jurídica exigida nos concursos. Todo o aluno precisa fazer para se formar. O Estágio Facultativo é aquele destinado aos alunos que necessitam de prática jurídica exigida nos concursos públicos, que além da prática jurídica, também confere o Certificado da EMERJ.

O que é dia facultado?

Geralmente, são datas comemorativas ou importantes para a história, mas que não fazem parte do calendário de feriados oficiais. Por isso, são decretadas como ponto facultativo, o que significa que nesses dias pode-se optar por ter ou não expediente de trabalho.

O que significa regulamentar algo?

Significado de Regulamentar

Etimologia (origem da palavra regulamentar). Regulamento + ar. verbo transitivo direto Reduzir ao regulamento; fazer com que (algo) seja submetido ao regulamento.

O que significa a palavra é vedado?

Vedado é um adjetivo que significa proibido ou fechado. Quando tem o sentido de proibição é comum usar a expressão para se referir a um local que está interditado ou onde a entrada é proibida.

Como escrever quanto?

Quando usar em quanto? Em quanto é uma sequência formada pela preposição em e pelo pronome quanto, que pode ser indefinido, relativo ou interrogativo. Esta sequência é usada para obter informação sobre a quantidade, o preço e a intensidade de algo.

Qual palavra pode substituir prerrogativa?

Um sinônimo de prerrogativa é privilégio, ou ainda vantagem e regalia.

O que significa no que concerne?

no que concerne a

No que diz respeito a; quanto a; relativamente a (ex.: no que concerne às intervenções no debate, já está tudo agendado).

O que é regulamentação da internet?

O Marco Civil da Internet, oficialmente Lei n° 12.965, de 23 de abril 2014, é a norma legal que disciplina o uso da Internet no Brasil por meio da previsão de princípios, garantias, direitos e deveres para quem faz uso da rede, bem como da determinação de diretrizes para a atuação do Estado.

O que é ser regulamentado?

Que se pode referir a regulamento. Que é particular ao regulamento ou está em conformidade com ele. Que está presente no regulamento.

Como substituir a palavra regulamentar?

2 regimentar, regular, regularizar, normalizar, presidir, reger.
  1. « regulamentação.
  2. « regulamentador.

O que vem a ser ponto facultativo?

Já o ponto facultativo é um dia em que o empregador tem autonomia para decidir se o trabalho será ou não suspenso de acordo com o calendário da empresa. Normalmente, as repartições públicas não abrem nos pontos facultativos.

Como saber se o feriado é facultativo?

O ponto facultativo é aquele em que o empregador pode decidir se dará ou não o dia de folga aos seus colaboradores. Já o feriado é uma data decretada e oficializada nos calendários nacionais, estaduais e municipais, tornando obrigatória a dispensa de serviço nestes dias.

O que é um feriado municipal?

Trata-se de datas comemorativas que não fazem parte do calendário de feriados, mas são decretados pontos facultativos pelo governo. O que entendemos é que nesses dias pode-se optar por ter expediente no trabalho ou não.

Quais os cursos não precisam de TCC?

Cursos que não precisam de TCC

Psicologia, História ou Medicina Veterinária são alguns dos exemplos. Então, é indicado você procurar pela grade curricular da faculdade.

Quanto tempo a faculdade tem para entregar o certificado de conclusão de curso?

A Portaria determina a expedição e registro do diploma em até 60 dias, contados da colação de grau.

É obrigatório fazer pós?

Mito! Não é necessário ter feito uma especialização antes de fazer um mestrado. Nesse caso, são dois tipos de pós-graduações diferentes (lato sensu e stricto sensu) e não há ordem obrigatória para iniciar algum dos cursos. Para ambos, basta ter concluído a graduação e portar o diploma de nível superior.

Quem decide se é ponto facultativo?

As datas que podem ser ponto facultativo são decididas por meio de um decreto publicado no Diário Oficial da União. Isso quer dizer que o órgão, antes do início de um novo ano, pode decidir quais feriados serão facultativos, por meio de portaria publicada.

O que é ponto facultativo 2022?

Feriados nacionais e pontos facultativos de 2022

1º de março, Carnaval (terça-feira, ponto facultativo); 2 de março, quarta-feira de cinzas (ponto facultativo até às 14 horas); 15 de abril, Paixão de Cristo (sexta-feira, feriado nacional); 21 de abril, Tiradentes (quinta-feira, feriado nacional);

O que é ponto facultativo 2021?

Na prática, com o ponto facultativo não haverá expediente nos órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo – mas os serviços considerados essenciais continuam funcionando.

Artigo anterior
Quais são as empresas que se enquadram no Simples Nacional?
Artigo seguinte
Até quando se cresce?