O que é a estabilidade de um medicamento?

Perguntado por: Joaquim Cristiano Jesus Ferreira  |  Última atualização: 7. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (67 avaliações)

A estabilidade é definida como o tempo durante o qual a especialidade farmacêutica ou mesmo a matéria prima considerada isoladamente mantém, dentro dos limites especificados e durante todo o período de estocagem, transporte e uso, as mesmas características que possuía no momento da sua produção.

O que é o estudo de estabilidade?

Resumo : O Estudo de Estabilidade é um importante parâmetro para avaliar a segurança, qualidade e eficácia do produto. ... Sem este prazo não saberíamos até quando o medicamento estaria agindo em nosso organismo de forma segura e eficaz.

Como são classificados os estudos de estabilidade?

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), os estudos de estabilidade são classificados em acelerado, longa duração, acompanhamento, degradação forçada e, mais recentemente, estabilidade pós-reconstituição ou diluição e estabilidade em uso. 9 BRASIL.

O que é estabilidade física?

Estabilidade é um conceito próprio da resistência dos materiais. É a resistência que o material possui a sua degradação face a agentes físicos, tais como a luz, temperatura, pressão, energia ou outras variáveis físicas. ... Conceito similar a homeostase.

São exemplos de instabilidade física?

Alguns exemplos de instabilidades físicas são: separação de fases (no caso das emulsões), floculação, coalescência, mudança de cor, mudança de viscosidade e reologia, mudança na textura, etc.

Estudo de Estabilidade de Medicamentos

16 questões relacionadas encontradas

O que é a estabilidade no emprego?

O que é chamado pela lei de estabilidade no trabalho é uma condição temporária a que os trabalhadores têm direito, em alguns casos específicos, para não serem dispensados do emprego sem justa causa. Ou seja, ao estar nesse período, o empregado não pode ter o contrato rescindido pelo empregador.

Quais são os parâmetros avaliados em um estudo de estabilidade de medicamentos?

Para determinação da estabilidade de um medicamento são avaliados fatores interferentes de caráter extrínseco, como temperatura, umidade ou luz, ou intrínsecos, como as propriedades físico-químicas do fármaco e excipientes, o processo de obtenção e a forma farmacêutica.

O que é estudo de estabilidade acelerada?

ESTUDO DE ESTABILIDADE ACELERADO

Estudo projetado para acelerar a degradação química e/ou mudanças físicas de um produto farmacêutico em condições forçadas de armazenamento.

Qual a finalidade de avaliar a estabilidade de uma formulação?

Por sua vez, o estudo da estabilidade da formulação tem por finalidade avaliar o comportamento dos medicamentos em função do tempo e a influência de uma variedade de condições e fatores, sendo levado em consideração tanto o fármaco, quanto a mistura de excipientes ou veículos utilizados, assim como a interação entre ...

Qual o objetivo do teste de prateleira e o teste de estabilidade acelerado?

A seqüência sugerida de estudos (preliminares, acelerados e de prateleira) tem por objetivo avaliar a formulação em etapas, buscando indícios que levem a conclusões sobre sua estabilidade.

Quais são os testes para verificação da estabilidade e prazo de validade?

Estudos de estabilidade devem incluir testes para atributos físicos, químicos e microbiológicos em produtos que são suscetíveis a alterações que influenciam sua qualidade, segurança e/ou eficácia, durante o armazenamento.

Como são feitos os testes de estabilidade acelerada?

Teste de Estabilidade Acelerada

As amostras podem ser submetidas a aquecimento em estufas, resfriamento em refrigeradores, exposição à radiação luminosa e ao ambiente. Em geral, as amostras são avaliadas inicialmente no tempo zero, 24 horas e aos 7º, 15º, 30º, 60º e 90º dias.

Como são realizados os estudos de estabilidade de medicamentos?

Art. 31. O Estudo de Estabilidade em Uso deve ser realizado minimamente em 2 (dois) lotes dos Estudos de Estabilidade de Longa Duração submetidos no momento do registro e em 1(um) lote em mudanças pós-registro, sendo que pelo menos um lote precisa ser avaliado no final do prazo de validade.

Qual é o parâmetro que mais afeta a estabilidade de formulações líquidas e sólidas?

O pH é o fator que influência mais a estabilidade em soluções aquosas e um dos fatores mais importantes na estabilidade dos medicamentos.

Quais são os aspectos principais para avaliar a qualidade de um medicamento?

Os desvios de qualidade em medicamentos se caracterizam por alterações no produto, seja em propriedades organolépticas, parâmetros fisico-químicos, parâmetros biológicos ou informações técnicas de bulas e rótulos.

Qual a multa por demitir um funcionário com estabilidade?

Na lei há possibilidades de se rescindir o contrato do empregado mesmo que ele tenha estabilidade temporária, segundo explica advogado. ... Ou seja, o período que falta é pago e o contrato é rescindido sem justa causa, com todos os direitos pagos normalmente, inclusive a multa de 40% sobre o saldo do FGTS.

Como e por que ocorre essa estabilidade?

A estabilidade é um instrumento legal previsto para dar segurança aos empregados que se encontram em situações especiais, ou àqueles que não tenham uma proteção adequada ao desemprego (decenais). Entretanto, ela está longe de ser um salvo-conduto para comportamentos inadequados ou falta de profissionalismo.

O que acontece se demitir funcionário com estabilidade?

Trabalhador demitido com contrato suspenso ou jornada reduzida tem indenização. ... O texto da Medida Provisória 1.045, que criou o programa deste ano, afirma que a empresa só poderá demitir sem arcar com multa depois de manter em estabilidade o trabalhador por período igual ao do benefício.

Qual a forma farmacêutica com maior estabilidade?

As suspensões podem ser administradas pelas vias oral, parenteral e tópica. As principais vantagens das suspensões são a possibilidade de empregar princípios ativos insolúveis em veículos mais comuns, além da maior estabilidade se comparadas às soluções, bem como melhor odor e sabor.

Como fazer shelf life acelerado?

Para um alimento que possui uma vida de prateleira de meses ou até anos, pode-se fazer um estudos de vida de prateleira acelerado, no quais são usadas temperaturas e umidades relativa do ar (UR) mais elevadas, de forma a “acelerar” as reações físico-químicas responsáveis pelo envelhecimento do produto.

Como se realiza o teste do desafio do sistema conservante para um produto cosmético?

O teste consiste em inocular no produto determinada quantidade de microrganismos específicos (bactérias, leveduras e bolores). O produto deve estar protegido desde sua fabricação até o uso pelo consumidor e prazo final de validade.

Quais testes devem ser aplicados para avaliar as embalagens?

Os tipos de teste de embalagem e sua importância para reduzir desperdícios
  • Testes mais aprofundados em embalagens. ...
  • Resistência ao impacto. ...
  • Resistência ao impacto por queda livre (drop test) ...
  • Temperatura de armazenamento. ...
  • Resistência à compressão dinâmica. ...
  • O que é importante avaliar em pacote pronto?

Quais são os procedimentos para determinar o prazo de validade de um medicamento?

A legislação sanitária prevê estudos de estabilidade acelerado e de longa duração. Normalmente, o estudo acelerado é conduzido por um período de seis meses, enquanto o estudo de longa duração é guiado pelo período equivalente ao prazo de validade, como por exemplo, 24 meses.

O que é a RDC 48?

Aprova o Regulamento Técnico de Boas Práticas de Fabricação para Produtos de Higiene Pessoal, Cosméticos e Perfumes, e dá outras providências.

Qual o objetivo do teste de prateleira?

Esta fase tem como objetivo comprovar o prazo de validade do cosmético. Amostras do produto são expostas à temperatura ambiente e analisadas periodicamente até o final do prazo de validade.

Artigo anterior
Quem tem presunção de veracidade?
Artigo seguinte
O que é oxigenoterapia artigo?