São considerados tipos de argumentação?

Perguntado por: Melissa Lia Santos Faria  |  Última atualização: 30. März 2022
Pontuação: 5/5 (55 avaliações)

A argumentação pode ser feita pelos seguintes tipos: argumento de autoridade, argumento histórico, argumento de exemplificação, argumento de comparação e argumento de raciocínio lógico.

Quais são os 5 tipos de argumentos?

5 tipos de argumento que você precisa conhecer
  • Argumento de autoridade. ...
  • Argumento histórico. ...
  • Argumento de exemplificação. ...
  • Argumento de provas concretas. ...
  • Argumento de comparação.

Quais são os tipos de argumentos e exemplos?

TIPOS DE ARGUMENTOS
  1. Argumento de Autoridade: ...
  2. Argumento por Causa e Consequência: ...
  3. Argumento de Exemplificação ou Ilustração: ...
  4. Argumento de Provas Concretas ou Princípio: ...
  5. Argumento por analogia (ou a simili): ...
  6. Argumento de Senso Comum: ...
  7. Argumento de fuga:

Quais são os tipos de argumentos na filosofia?

Para conhecer mais sobre esses tipos de argumentos, veja os artigos Argumento dedutivo, Argumento indutivo, Argumento por analogia e Argumento de autoridade.

O que é argumentação e exemplos?

Argumentar é defender uma ideia ou opinião alegando uma série de razões que as apoiem. ... Eis um exemplo de argumentação: A violência é uma conduta aprendida, e nossa cultura é uma eficiente professora.

Tipos de argumento | Tipos de argumento para redação - Brasil Escola

37 questões relacionadas encontradas

Como argumentar exemplos?

Exemplo: Alguém que defenda o veganismo, consegue produzir um bom texto argumentativo se já conseguir se defender das possíveis objeções contrárias ao tema. Nesse caso, as objeções poderiam ser a falta de nutrientes em uma dieta, problemas econômicos gerados pela queda da produção agropecuária, entre outros.

O que é argumentação explique?

Pode-se definir a argumentação como a ação verbal pela qual se leva uma pessoa e/ou todo um auditório a aceitar uma determinada tese, valendo-se, para tanto, de recursos que demonstrem sua consistência.

O que é a argumentação em filosofia?

Ela consiste em um modo de organização de raciocínios com o objetivo de evidenciar ou contradizer uma proposição (JAPIASSÚ; MARCONDES, 2001). ... Segundo Alves (2005), a argumentação filosófica visa ao convencimento racional, enquanto as demais formas de argumentação têm por objetivo a persuasão retórica.

O que é um argumento em Filosofia?

Um argumento é um conjunto de proposições que utilizamos para justificar (provar, dar razão, suportar) algo. A proposição que queremos justificar tem o nome de conclusão; as proposições que pretendem apoiar a conclusão ou a justificam têm o nome de premissas.

O que é um argumento filosófico?

Na lógica e na filosofia um argumento é um conjunto de uma ou mais sentenças declarativas, também conhecidas como proposições, ou ainda, premissas, acompanhadas de uma outra frase declarativa conhecida como conclusão.

São exemplos de textos argumentativos?

Para entendermos melhor o que são os textos argumentativos, vamos dar alguns exemplos: ensaios filosóficos que defendem uma ideia com argumentos; ensaios científicos que explicam propostas a partir de dados, estudos e provas; monografias históricas com visões de determinados fatos; artigos de opinião; manifestações de ...

Como colocar um exemplo na redação?

Assim como as referências, os exemplos podem ser muito úteis em seus textos, mas não se esqueça que um ou dois exemplos já são mais suficientes para sua redação. Não use exemplos em partes de seu texto que já são bastante compreensivas, não é necessário exemplificar algo que o examinador facilmente entenderá.

Como identificar os argumentos de um texto?

No início do texto deve-se apresentar o assunto e a problemática que o envolve, sempre tomando cuidado para não se contradizer. Ao decorrer do texto vão sendo apresentados os argumentos propriamente ditos, junto com exemplificações e citações (se existirem).

O que é argumento 2?

2. Enumeração. A enumeração é o segundo dos tipos de argumentos que abordaremos aqui. Nela, você deverá citar os vários argumentos que possui sobre o assunto, um a um, de modo a, literalmente, enumerar uma série de fatos que comprovam a relevância do que você está defendendo.

Como começar o argumento 1?

As melhores maneiras de começar uma frase
  1. Mostrar contraste ou oposição: porém, mas, em vez de, apresar de, contudo, entanto, pelo contrário.
  2. Adicionar um ponto: e, além disso, igualmente, da mesma maneira, de igual maneira.
  3. Apresentar causa e consequência: Dessa maneira, assim, por essa razão, desse modo.

Como começar uma argumento?

Dicas para fazer uma boa argumentação
  1. Faça análises críticas da realidade. ...
  2. Comprove suas análises com fatos. ...
  3. Nunca faça análises desvinculadas da realidade. ...
  4. Não se apoie apenas na opinião de grandes autores. ...
  5. Não faça afirmações muito vagas. ...
  6. Não exponha apenas os fatos.

Como a filosofia trabalha com argumentos?

A Teoria da Argumentação, ou simplesmente Argumentação, é o estudo interdisciplinar de como conclusões podem ser alcançadas através do raciocínio lógico, assim como na filosofia moderna; ou seja, argumentar é afirmar algo, seguramente ou não, baseado em premissas.

O que é uma argumentativa?

Significado de Argumentativo

adjetivo Que possui argumento, razão através da qual alguém afirma ou se opõe a um fato. Relacionado com a exposição descritiva, clara e objetiva de um assunto. ... [Popular] Que se utiliza de argumentos para contrapor ideias: pessoa argumentativa.

Quais os dois argumentos que a filosofia mais usa?

Argumentos dedutivos e indutivos.

Qual é a importância da argumentação para a filosofia?

Os argumentos são essenciais, em primeiro lugar, porque são uma forma de tentar descobrir quais os melhores pontos de vista. Precisamos de apresentar argumentos para apoiar diferentes conclusões, e depois avaliar tais argumentos para ver se são realmente bons. ...

O que é contra argumentação na filosofia?

Um contra-argumento pode buscar lançar variedades de argumentos contra a veracidade de uma ou mais premissas iniciais de um argumento, ou para mostrar que os argumentos da contenção não se seguem a suas premissas de maneira válida. ...

Qual a importância da argumentação para a filosofia e ciência?

A argumentação e o pensamento crítico. Argumentar é expressar razões sobre o que pensamos ou fazemos. Assim, compreender a argumentação é importante tanto para formularmos boas razões para as afirmações proferidas, quanto para avaliarmos as razões fornecidas por outros sobre suas ideias e ações.

O que são os argumentos?

A argumentação pode ser feita pelos seguintes tipos: argumento de autoridade, argumento histórico, argumento de exemplificação, argumento de comparação e argumento de raciocínio lógico.

O que é argumento e sua importância?

Todo discurso, seja ele oral ou escrito, objetiva convencer ou persuadir um in- terlocutor. De tal modo, os argumentos contribuem para esse fim na medida em que procuram “fazer com que o leitor creia nas premissas e na conclusão do retor, ou seja, daquele que argumenta” (RODRÍGUEZ, 2005, p. 23).

Como se começa um texto argumentativo?

O primeiro parágrafo do texto dissertativo-argumentativo deve conter duas partes – a apresentação do tema e a explicitação da tese. Tese é o mesmo que ponto de vista, ou seja, uma opinião do autor do texto acerca do tema proposto.

Artigo anterior
Qual é o critério que as empresas adotam para as escolhas dos projetos?
Artigo seguinte
Porque o gesso retarda a pega do cimento?