O que é a elaboração onírica?

Perguntado por: Valentim Jorge Baptista Andrade  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (21 avaliações)

O trabalho de sonho ou elaboração onírica é a passagem do latente ao manifesto. Basicamente podemos dizer que o conteúdo latente é inconsciente e o conteúdo manifesto é consciente. Além disso, o conteúdo latente é algo semelhante a um impulso, enquanto o conteúdo manifesto é uma imagem visual.

Como Freud explica a elaboração onírica?

Freud aponta a elaboração onírica como um processo que pode acontecer de quatro formas: condensação, deslocamento, figuração e elaboração secundária.

Qual a função da elaboração onírica e como ela acontece?

Através da análise detalhada de dezenas de sonhos, ligando-os a conhecimentos da vida do sonhador. Freud foi capaz de mostrar que a elaboração onírica é um processo de seleção, distorção, transformação, inversão, deslocamento e outras modificações em um desejo original.

São considerados mecanismos da elaboração onírica?

Para chegar a interpretação dos sonhos faz-se necessário um trajeto progressivo da elaboração onírica e observar os quatro mecanismos fundamentais do trabalho do sonho: Condensação, deslocamento, figuração e elaboração secundária, esta última como sendo um segundo momento da elaboração onírica.

O que é interpretação onírica?

É um equívoco pensar que a interpretação dos sonhos é apenas um interesse do misticismo ou da religiosidade: a Psicanálise propõe-se à análise onírica, significando suas funções e enfatizando as contribuições desta ao próprio processo terapêutico do sonhador. ...

Sonho e a Elaboração onírica

24 questões relacionadas encontradas

O que é capacidade Onirica?

adjetivo Que faz referência aos sonhos: condição onírica. Relacionado com a essência dos sonhos: devaneio onírico. Próprio dos pensamentos e ideias que aparecem durante o período do sono. Etimologia (origem da palavra onírico).

Qual a diferença da elaboração onírica para o trabalho de interpretação nos sonhos?

O trabalho do sonho não pensa, não é uma força criadora, mas apenas transformadora do conteúdo latente que são os pensamentos do sonho. A elaboração onírica é o nome de toda a soma de processos transformadores que convertem os pensamentos oníricos latentes em sonho manifesto.

Quais são os mecanismos do sonho segundo Freud?

Foram os estudos de Freud que mostraram que os sonhos, na verdade, representam desejos reprimidos, muitas vezes não realizados devido às imposições sociais. Isso porque, quando nós dormimos, a nossa mente relaxa e “abaixa a guarda”; dessa maneira, o inconsciente consegue agir mais livremente sobre o nosso consciente.

Quais são os mecanismos dos sonhos?

Freud criou a teoria sobre o trabalho do sonho (distorção no sonho para proteger o sujeito do carácter ameaçador dos seus desejos), em que fala dos mecanismos da condensação e do deslocamento. A condensação é como juntar no sonho parte das vivências do quotidiano com outras censuradas, provocando confusão.

Quais são os mecanismos formadores dos sonhos e como eles funcionam?

Os pensamentos advindos do inconsciente são transformados pelo recurso do simbolismo nos sonhos. O conteúdo do sonho surge carregado de metáforas, residindo aí a forma distinta que o conteúdo manifesto assume com uma inteligibilidade bem distinta do pensamento original.

O que é deformação Onirica?

Freud chama de Deformação Onírica, o processo no qual o sonho que recordamos após acordar é submetido a uma deformação, com o intuito de recalcar um desejo, sentimento ou pensamento que não condiz com o aceito moralmente, e que causa repúdio, sendo o recalcamento um mecanismo de defesa contra uma ameaça que pode causar ...

O que é onírico em português?

Onírico é um adjetivo masculino da língua portuguesa e está relacionado ou faz referência aos sonhos, às fantasias e ao que não pertence ao chamado "mundo real". A palavra tem sua origem etimológica a partir do grego óneiros, que quer dizer literalmente "sonho".

Como se dá o processo de formação dos sonhos por que os sonhos são considerados por Freud a via régia para o ICS?

O sonho pode ser entendido como a expressão de uma série de desejos, que encontram nele a única via para a consciência. É por isto também que o sonho será entendido por Freud como a via régia para o inconsciente, uma vez que é sua manifestação mais direta.

O que é elaboração secundária Freud?

A ELABORAÇÃO SECUNDÁRIA pertence à DEFORMAÇÃO ONÍRICA, acontece no pré-consciente e cumpre com a CENSURA, ajustando o CONTEÚDO LATENTE do sonho às necessidades da vida de vigília. Portanto, o pré-consciente dá coerência ao sonho ao transformá-lo em algo inteligível, tal como nossa vida de vigília exige.

O que é elaboração psicanálise?

Termo utilizado na psicanálise e na psicologia clínica e que consiste numa função fundamental do psiquismo. Esta função caracteriza-se na capacidade psíquica que permite fazer face às tensões provocadas pelas modificações existentes no meio ambiente, ou pelas próprias modificações que ocorrem no próprio indivíduo.

Como o analista faz a interpretação dos sonhos?

A Psicanálise de Freud na interpretação dos sonhos

Como sabemos a psicanálise proporciona a cura pela fala, onde o paciente traz o conteúdo que o incomoda, e em contrapartida, o analista recebe aquele conteúdo e apoia o paciente a elaborá-lo, logo a escuta torna-se central na condução do analista.

Quais são os quatro mecanismos fundamentais do trabalho do sonho?

Para chegar à interpretação dos sonhos faz-se necessário um trajeto progressivo da elaboração onírica e observar os quatro mecanismos fundamentais do trabalho do sonho: Condensação, deslocamento, figuração e elaboração secundária, esta última como sendo um segundo momento da elaboração onírica.

Qual é a função do sonho?

Aí entra a função dos sonhos: evitar que o sujeito acorde. Tal como um projetor de cinema, eles realizam essa função projetando imagens na “tela” da psique, isto é, em caráter alucinatório. Ou seja, não são somente as pessoas ditas “loucas” (psicóticas) que têm alucinações.

Quais são os mecanismos de defesa do ego?

Mecanismos de Defesa do Ego
  • Repressão: Movimento que o Ego realiza para rebaixar conteúdos. ...
  • Negação: Consiste na recusa da aceitação da realidade incômoda ao. ...
  • Deslocamento: Consiste na transferência de um impulso para outro. ...
  • Racionalização: É um processo pelo qual a pessoa elabora desculpas.

O que é o mecanismo de deslocamento e condensação?

É o mecanismo pelo qual uma representação inconsciente concentra os elementos de uma série de outras representações. Tal como o deslocamento equivale à metonímia, a condensação, equivale à metáfora. Mas deslocamento e condensação distinguem-se por serem mecanismos do processo primário inconsciente.

Qual a compreensão freudiana acerca dos sonhos o que Freud chamou de elaboração onírica?

A expressão do desejo através do sonho

O desejo se apresenta como fantasias, que podem ou não ser realizadas para satisfazer o sujeito. Assim como afirma Freud, esse desejo pode ser reprimido, pois seus pensamentos serão censurados e deformados pela atividade onírica.

Qual a diferença entre o conteúdo manifesto e o conteúdo latente de um sonho?

Conteúdo manifesto / conteúdo latente

Em outras palavras, o conteúdo manifesto é o produto do trabalho do sonho que consiste em não deixar aflorar na consciência algo proibido pela censura; enquanto o conteúdo latente é o produto da interpretação do analista em busca do verdadeiro significado do sonho.

O que são o conteúdo manifesto e o conteúdo latente dos sonhos de acordo com Freud 1900 )?

O conteúdo manifesto é o objeto literal real do sonho, enquanto o conteúdo latente é o significado subjacente destes símbolos. Freud acreditava que o conteúdo latente dos sonhos é suprimido e escondido pela mente subconsciente, a fim de proteger o indivíduo de pensamentos e sentimentos que são difíceis de lidar.

O que significa sonho manifesto?

Conteúdo manifesto do sonho – Freud

De acordo com o psicanalista Sigmund Freud, o conteúdo manifesto de um sonho inclui imagens reais, pensamentos e conteúdo contido dentro do sonho. O conteúdo manifesto são os elementos do sonho que nos lembramos ao acordar.

O que é consciência onírica?

O objeto desta reflexão é o surgimento e o estudo da lucidez onírica, ou seja, o processo de instalação do discernimento de que se sonha ou ainda, em outras palavras, o modo específico de alteração no funcionamento da consciência durante o sonho no que concerne à percepção da própria oniricidade.

Artigo anterior
Quais são os tipos de doações?
Artigo seguinte
Quando a pessoa não consegue olhar nos olhos?