Como identificar as orações subordinadas substantivas?

Perguntado por: Teresa Magalhães de Almeida  |  Última atualização: 19. Juni 2024
Pontuação: 4.3/5 (38 avaliações)

Orações Subordinadas Substantivas são orações que exercem papel de substantivo e podem ser encontradas nas frases com funções de sujeito, complemento, objeto, predicado e aposto. Assim, a classificação sintática de uma oração subordinada substantiva depende do contexto.

Como identificar os tipos de orações subordinadas substantivas?

Orações subordinadas substantivas têm papel de substantivo no enunciado. Podem ser subclassificadas como subjetivas, objetivas diretas, objetivas indiretas, completivas nominais, predicativas e apositivas, a depender do papel sintático que desempenham em relação à oração principal.

Como entender orações subordinadas substantivas?

Orações subordinadas substantivas são aquelas que exercem, em relação à oração principal, uma das seguintes funções: sujeito (subjetivas), objeto direto (objetivas diretas), objeto indireto (objetivas indiretas), complemento nominal (completivas nominais), predicativo do sujeito (predicativas) ou aposto (apositivas).

Como separar as orações subordinadas substantivas?

O uso da vírgula somente se aplica às orações subordinadas substantivas apositivas, podendo também ser demarcadas pelos dois-pontos. Ex: Minha esperança é somente esta |, que você possa um dia me entender.

O que é oração subordinada e exemplos?

Isso porque as orações subordinadas exercem uma função sintática que complementa o sentido da oração principal e, portanto, são subordinadas a ela. Por exemplo, uma oração pode exercer a função de objeto direto da principal: O funcionário contou-lhe que a juíza estava sob suspeita.

Oração Subordinada Substantiva COMPLETIVA NOMINAL no ENEM 2020

18 questões relacionadas encontradas

Como identificar uma oração subordinada substantiva objetiva direta?

A diferença, portanto, entre ambas as orações é que na oração subordinada substantiva objetiva direta o sujeito está claro, definido, enquanto na oração subordinada subjetiva ele não se encontra.

Como saber se a oração é coordenada ou subordinada?

As orações coordenadas não dependem de nenhuma outra oração para fazer sentido. As orações subordinadas dependem de outra oração para fazer sentido. Assim, as orações subordinadas precisam estar ligadas a uma oração principal, com a qual se estabelece sentido.

Como identificar uma oração subordinada reduzida?

Orações reduzidas: não há conjunção ou pronome iniciando a oração subordinada; o verbo se encontra numa forma nominal (infinitivo, gerúndio ou particípio). Exemplos: 1) É importante conversar sempre. 2) Chegando as férias, irei até lá.

Como identificar os tipos de orações?

Como identificar uma oração

Orações podem ser identificadas por meio da presença ou da ausência de verbos nas construções sintáticas e da presença de conectivos como conjunções e locuções conjuntivas.

Como identificar o período?

O período é um enunciado com sentido completo construído por uma ou mais orações. Quando há apenas uma oração, ou seja, um verbo, ele é chamado de período simples; quando há dois ou mais verbos, ele é chamado de período composto.

Quais são os 5 tipos de orações coordenadas exemplos?

Os tipos são: oração coordenada sindética aditiva, adversativa, alternativa, explicativa e conclusiva.

Quando é oração subordinada subjetiva?

Oração subordinada substantiva subjetiva – que a tarefa não ia ser feita. Transformando essa oração para a voz passiva analítica, temos: Foi declarado que a tarefa não ia ser feita.

Como identificar uma oração subordinada adjetiva restritiva?

A depender da estruturação sintática, são classificadas como restritivas ou explicativas. As orações subordinadas adjetivas restritivas não aparecem entre vírgulas e restringem o significado de um termo presente na oração principal.

Como diferenciar subjetiva de objetiva?

Objetiva – a realidade é tratada como ela é. Subjetiva – a realidade é representada de acordo com os sentimentos e a emoção.

Para que serve a subordinada explicativa?

→ Oração subordinada adjetiva explicativa

Esse tipo de oração possui um caráter genérico, pois apenas acrescenta uma informação à oração principal. Isso quer dizer que se a oração subordinada adjetiva explicativa for excluída, o sentido do enunciado não é prejudicado.

Qual a diferença entre oração subordinada substantiva é adjetiva?

As orações subordinadas substantivas são aquelas que se relacionam sintaticamente com a oração principal, desempenhando um papel substantivo. Assim, podem admitir funções sintáticas como sujeito, objetos diretos e indiretos, aposto, complemento nominal ou predicado.

O que é uma oração coordenada Sindética conclusiva?

A oração coordenada sindética conclusiva, por sua vez, transmite a conclusão de uma ideia expressa na oração anterior. É obrigatório o uso de vírgulas antes das orações coordenadas sindéticas conclusivas.

Quais são os 6 tipos de oração subordinada substantiva?

Orações Subordinadas Substantivas
  • Orações Subordinadas Substantivas. A oração subordinada substantiva exerce função sintática de substantivo. ...
  • Subjetiva. Exercem a função sintática de SUJEITO. ...
  • Predicativa. ...
  • Objetiva Direta. ...
  • Objetiva Indireta. ...
  • Completiva Nominal. ...
  • Apositiva. ...
  • Subjetiva.

Quais são as orações subordinadas adjetivas?

As orações subordinadas adjetivas são aquelas que dependem de uma oração principal e que têm valor de adjetivo no enunciado. Muitas vezes, essas orações podem ser substituídas por um adjetivo, já que funcionam como um. Observe: Os filmes que fizeram sucesso foram indicados ao Oscar.

O que é uma oração subordinada substantiva subjetiva?

É aquela que exerce a função de sujeito da oração.

Como saber se é uma oração?

Por exemplo: “Socorro, eu preciso de ajuda!”. Nesta frase, temos uma oração: “Eu preciso de ajuda.” Ou seja, todas as vezes que tivermos um verbo dentro da frase, temos uma oração.

Como separar orações coordenadas?

# As orações coordenadas assindéticas são separadas entre si por meio da vírgula. Exemplo: O garoto chegou, guardou seus objetos, debruçou sobre a mesa sem nada dizer. # As orações coordenadas sindéticas separam-se por vírgulas, exceto as aditivas.

Artigo anterior
Qual país está em guerra 2022?
Artigo seguinte
Como desbloquear a senha do cartão Itaú pelo telefone?