O que é a dominância lateral?

Perguntado por: Ivo Fonseca Pacheco  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 5/5 (8 avaliações)

A lateralidade é a propensão que o ser humano possui de utilizar preferencialmente mais um lado do corpo que o outro. Isto significa que existe um predomínio motor, ou melhor, uma dominância de um dos lados.

O que é o conceito lateralidade?

A lateralidade é a dominância lateral direita ou esquerda, dos níveis: mão, pé olho e do hemisfério cerebral. A predominância ocorre durante o processo evolutivo do ser humano e depende de fatores genéticos e ambientais.

Como descobrir a dominância lateral dos membros inferiores?

Assim, em nível dos membros inferiores, do ponto de vista da força: pede-se a criança que percorra um trajeto com um pé, depois com o outro; o lado escolhido para o primeiro trajeto é muitas vezes o lado dominante, mas a observação dos pulos revelará maior facilidade de um lado: é esse lado que determina a dominância.

Como trabalhar a lateralidade?

JOGOS E BRINCADEIRAS PARA DESENVOLVER A LATERALIDADE
  • LATERALIDADE. Trabalhar noções de lateralidade.
  •  Colocar uma criança no centro. ...
  •  Brincar solicitando que apontem ou levantem as partes do corpo solicitadas. ...
  •  Estátua. ...
  •  Identificando partes do corpo. ...
  •  Desenhando o colega. ...
  •  Espelho. ...
  •  Conversa.

O que é lateralidade ambidestra?

A lateralidade ocorre quando se verifica o domínio de um lado do corpo sobre o outro, portanto a esfera motora da parte esquerda ou da direita tem ascendência em relação à outra. Quando bebê, a criança é considerada ambidestra, ou seja, ela utiliza sempre as duas mãos.

PSICOMOTRICIDADE: O que é DOMINÂNCIA LATERAL? | Lives NeuroSaber

45 questões relacionadas encontradas

O que é a lateralidade cruzada?

Quando há habilidades para usar diferentes lados do corpo para diferentes atividades chamamos de lateralidade cruzada, por ex. escrever com a mão esquerda e chutar com o pé direito. A lateralidade cruzada mão-olho tem sido implicada em dificuldades de aprendizagem, especialmente na leitura e escrita.

Quais são as características da lateralidade cruzada?

Quando a lateralidade não é homogénea, ou seja, a criança não tem claramente definida a prevalência de um dos lados do corpo para realizar as funções habituais, falamos de lateralidade cruzada. Esta característica pode detetar-se se a criança apresenta: Dificuldades na leitura, na escrita e no cálculo.

Quando acontece a lateralidade cruzada?

Ocorre quando algumas pessoas fazem certas coisas com um lado do corpo e outras com o outro lado. Lateralidade cruzada. Também pode ser chamada de contrariada e é caracterizada por uma lateralidade diferente para mãos, pés, olhos e ouvidos. Por exemplo, domina mais a mão direita e o olho esquerdo.

O que é uma criança ambidestra?

Ainda, uma criança pode ser ambidestra (dominância espontânea nos dois lados do corpo) ou ter sua lateralidade cruzada (quando é canhoto de mãos e destro de pés, por exemplo). Independente da predominância lateral da criança, é importante respeitá-la.

Como identificar uma pessoa ambidestra?

Em primeiro lugar, ambidestria refere-se à capacidade de ser igualmente habilidoso com os dois lados do corpo. Sendo assim, quem é ambidestro consegue escrever com a mão esquerda e a mão direita, por exemplo. Porém, as habilidades não se limitam apenas a escrever com as duas mãos ou chutar com os dois pés.

Quais são as noções de lateralidade?

Lateralidade é a capacidade de se vivenciar as noções de direita e esquerda sobre o mundo exterior, independente da sua própria situação física. Durante o crescimento, naturalmente, se define uma dominância lateral na criança: será mais forte e mais ágil do lado direito ou do lado esquerdo.

Qual objetivo de trabalhar a lateralidade?

3 – OBJETIVOS: - Identificar os lados direito e esquerdo, tendo como referência o seu corpo próprio. - Experimentar o domínio das noções esquerda-direita, independente da sua dominância lateral. - Favorecer a compreensão do conteúdo lateralidade e dominância lateral.

Como se desenvolve a lateralidade?

Como a lateralidade é desenvolvida

As crianças desenvolvem habilidades manuais através de brincadeiras e outras atividades. Além disso, elas descobrem o que podem fazer com as mãos. Assim, as crianças começam a mostrar a lateralidade de suas mãos em tarefas funcionais.

Qual o objetivo da atividade de lateralidade?

Objetivo Geral

Identificar as relações espaciais. Reconhecendo o lado esquerdo e direito em seu próprio corpo. Descrevendo a direção do movimento das pessoas (para frente, para trás, para cima e para baixo).

O que podemos fazer para identificar a dominância lateral da criança?

O que determina se a criança usará predominantemente a mão direita ou a esquerda, por exemplo, é a chamada lateralização ou dominância lateral. Durante o crescimento naturalmente se define uma dominância lateral na criança, ela será mais forte, mais ágil do lado direito ou do lado esquerdo.

Como saber se meu filho é destro ou canhoto?

Mesmo que seu filho pequeno comece a mostrar preferência pela mão direita ou esquerda, você só saberá ao certo se ele é destro ou canhoto quando tiver 2 ou 3 anos de idade, pois aí ele vai começar a usar uma das mãos com maior frequência.

Como ocorre a falsa sinistralidade?

- Sinistralidade Verdadeira: existe um predomínio claro estabelecido do lado esquerdo na utilização dos membros (dominância cerebral está à direita dos hemisférios). - Falsa Sinistralidade: caso em que o indivíduo adota a sinistralidade em consequência de uma paralisia ou amputação.

Qual é a importância da lateralidade?

Mas, o lado não dominante também é importante, pois auxilia no movimento global, completando-o. “A consciência da lateralidade e da discriminação de direita e esquerda ajudará a perceber os movimentos do corpo no espaço e no tempo” (NEGRINE, 1986, p.

Quando a lateralidade começa a ser definida?

A lateralidade na criança se torna mais evidente pela diferenciação de lado esquerdo e direito, a partir dos 6 a 8 anos de idade. Para Coste (1992), a definição da lateralidade continua a evoluir até alcançar culminância por volta dos 10 ou 12 anos de idade.

Como ensinar lateralidade na educação infantil?

A ideia é disponibilizar menos círculos que o número total de alunos. Todos eles devem participar da brincadeira, que consiste em uma ordem dada pela educadora: pulem para a direita, pulem para a esquerda. Assim, eles podem treinar a lateralidade saltando de um desenho para o outro.

É ruim ser ambidestro?

Hemisférios cerebrais simétricos equilibram não só habilidades motoras, mas também emoções e sentimentos. Dessa maneira, pessoas ambidestras (e até canhotas, em alguns casos), lutam com raiva e carregam mais emoções negativas do que destras. A condição também pode oferecer maior risco de problemas cognitivos.

É possível ser ambidestro?

No entanto, ao contrário do que alguns possam imaginar, é possível sim treinar o seu cérebro para se tornar ambidestro: basta apenas muita prática e paciência, pois você precisará primeiro se acostumar a usar a sua mão não dominante para as atividades diárias, para somente depois praticar as habilidades motoras finas, ...

Quem é destro escreve com que mão?

Como o lado esquerdo do cérebro controla o lado direito do corpo, na maioria das pessoas a mão que tem maior capacidade de efetuar movimentos finos, como a escrita, é a direita. Esses são os destros.

O que é escrita cruzada?

Ela é cruzada quando há uma discordância na utilização de uma dessas partes, como escrever com a mão direita e chutar com o pé esquerdo, por exemplo; é indefinida quando não há essa dominância, escrever tanto com mão direita, quanto com a esquerda, por exemplo.

O que é dominância cruzada?

A teoria mais aceita é que cada hemisfério do cérebro é especializado em um tipo de movimento – é a chamada dominância cruzada. O órgão é dividido em dois lados, direito e esquerdo, que não são simétricos. Cada um deles controla os membros do lado oposto. ... Se for o esquerdo, ela é destra.

Artigo anterior
Pode transportar cachorro no colo?
Artigo seguinte
Como são formados os compostos moleculares?