Quais são os tipos de radiações mais comuns?

Perguntado por: Carlota Débora Vaz  |  Última atualização: 4. Juni 2025
Pontuação: 4.9/5 (13 avaliações)

As radiações electromagnéticas mais conhecidas são: luz, microondas, ondas de rádio, radar, laser, raios X e radiação gama. As radiações sob a forma de partículas, com massa, carga eléctrica, carga magnética mais comuns são os feixes de elétrons, os feixes de prótrons, radiação beta, radiação alfa.

Quais os tipos de radiação mais comuns?

Existem dois tipos principais: radiação ionizante e não ionizante. A radiação ionizante, como raios-X e partículas alfa, tem energia suficiente para ionizar átomos e é amplamente utilizada em medicina.

Quantos tipos de radiação existentes?

Existem três modalidades de radiações denominadas alfa, beta e gama que podem ser separadas por um campo magnético ou por um campo elétrico: Radiação alfa (α): também chamada de partículas alfa ou raios alfa, são partículas carregadas por dois prótons e dois nêutrons, sendo, portanto, núcleos de hélio.

Qual e o tipo de radiação mais utilizada na medicina?

Radiação gama

A velocidade média é de 300.000 km/s, o que garante uma penetração em diversos tipos de materiais, inclusive do corpo humano. É essa a radiação utilizada nos exames de medicina nuclear, que nada mais é do que uma evolução das partículas anteriores.

Qual o tipo de radiação mais forte?

Os raios gama são os mais perigosos porque atravessam o corpo e deformam as células, podendo levar a vários tipos de câncer.

TIPOS DE RADIAÇÃO EXISTENTES | Radiologando

27 questões relacionadas encontradas

Qual radiação mata?

Depois da exposição a 6 Gy ou mais de radiação, a morte é comum.

Qual tipo de radiação faz mal?

Normalmente, o termo 'radiação' se refere a um tipo que faz mal para os organismos biológicos, chamado radiação ionizante. Assim como a luz, é uma radiação eletromagnética, só que está além do espectro visível, acima da região ultravioleta.

Qual e a radiação usada no exame de tomografia?

Uma TC de tórax ou de abdômen promove a absorção de 7,0 e 8,0 mSv, respectivamente. Para estimar o risco de desenvolver câncer em determinado órgão, a dose absorvida pelo corpo não é suficiente, sendo necessário calcular a dose absorvida diretamente pelo órgão (dose equivalente).

Tem radiação na ressonância magnética?

Não. Ele é um exame que não envolve radiação ionizante. Para fazer uma ressonância magnética basta a aplicação de um campo magnético e de ondas eletromagnéticas, que não provocam efeitos negativos no corpo humano.

O que bloqueia a radiação?

Um dos materiais mais conhecidos utilizados na blindagem contra a radiação é o chumbo. Ele pode estar presente nas mantas protetoras ou lençol de chumbo, portas, biombos, visores radiológicos e em vários outros equipamentos de proteção radiológica.

Que tipo de radiação e mais perigosa para o ser humano?

Os raios gama são uma forma de radiação eletromagnética naturalmente presente em eventos astronômicos, mas que também pode ser reproduzida pelos humanos em laboratório e em reatores nucleares. Essa radiação, contudo, oferece grandes riscos a organismos vivos e podem causar sequelas crônicas no corpo humano.

Quais são os 7 tipos de radiação?

Ele apresenta sete tipos de radiação que interagem de formas diferentes com a matéria e estão presentes em nosso cotidiano, em aplicações tecnológicas, são elas: ondas de rádio, micro-ondas, infravermelho, luz visível, radiação ultravioleta, raios x e raios gama.

Como a radiação e utilizada na medicina?

A radiação na medicina é utilizada em exames médicos, para diagnósticos e monitoramento de diversas doenças. É importante ressaltar que todo o processo é acompanhado por profissionais com conhecimento e em centros de referência.

Quais são os 4 tipos de radiações?

Infravermelho (Produzida em um ferro de passar) Ultravioleta (Produzida pelo sol) Micro-ondas (presente em um aparelho de micro-ondas doméstico) Luz visível (produzida em lâmpadas comuns, por exemplo)

Qual a principal fonte de radiação?

As fontes naturais da radiação ionizante são os raios cósmicos e os radionuclídeos provenientes da crosta terrestre, encontrados em locais como no solo, nas rochas, nos materiais de construção, na água potável e no próprio corpo humano.

Quais os tipos de radiação presentes no nosso cotidiano?

Todos os dias, estamos expostos à radiação de diversas fontes e, apesar do senso comum dizer o contrário, não é prejudicial quando usada da maneira correta e controlada. Alguns exemplos de radiação são: ondas de rádio AM e FM, raios X, radiação infravermelha e ultravioleta, entre outras.

Tem radiação na mamografia?

Principais riscos da radiação

A mamografia, portanto é indicada nas pacientes com menos de 40 anos apenas em alguns casos específicos de histórico familiar ou algum sintoma, não sendo realizado o rastreamento de rotina. Todas as mulheres que fazem mamografia se expõem à radiação ionizante.

Qual exame detecta radiação no corpo?

11/12/13 para todos os indivíduos ocupacionalmente expostos a radiação ionizante são: Hemograma completo. Contagem de Plaquetas.

O que tem mais radiação tomografia ou ressonância?

Apesar de as tomografias possuírem mais radiação do que as radiografias, os riscos das primeiras são muito baixos, inclusive o de câncer pela exposição à radiação. Além disso, é um exame de rotina, que dura entre 5 e 20 minutos, e pode ser encontrado em diversas cidades e clínicas populares como a Clínica do Bem.

Qual e a radiação do ultrassom?

A ultrassonografia permite a visualização e a análise de músculos, articulações, tendões e órgãos. Por não emitir radiação, o ultrassom é um exame seguro e que, normalmente, não possui contraindicações.

Qual o tipo de radiação usada na mamografia?

A mamografia utiliza raios X para formar a imagem da mama e é utilizada para o rastreamento do câncer de mama. A imagem é obtida com o uso de um feixe de raios X de baixa energia, após a mama ser comprimida entre duas placas.

Qual radiação e usada na ultrassonografia?

A ultrassonografia é um exame de imagem seguro que utiliza ondas sonoras para criar uma imagem em movimento da parte interior do corpo. A ultrassonografia não utiliza radiação (raios-X). A ultrassonografia também é conhecida como ultrassom ou sonografia.

Que tipo de radiação causa câncer?

As radiações ionizantes são aquelas que têm energia suficiente para remover dos átomos, elétrons firmemente dispostos, criando então os íons. Têm energia suficiente para danificar o DNA das células e causar câncer.

Quanto tempo a radiação fica no corpo humano depois de uma tomografia?

Por exemplo: em uma tomografia de cabeça, a dose de radiação equivale à de 100 radiografias e corresponde à radiação absorvida do ambiente em 243 dias. Já o exame de abdômen é equivalente a 350 radiografias e a 3,3 anos de exposição natural.

Qual radiação não faz mal à saúde?

São exemplos de radiação não ionizante as ondas de rádio, as ondas do espectro infravermelho que são emitidas o tempo todo pelo corpo humano e são captadas por óculos de visão noturna, por exemplo, e também a radiação visível, que nada mais é do que a luz que chega aos nossos olhos e que nosso cérebro traduz em cores ...

Artigo anterior
O que a Bíblia fala sobre beneficência?
Artigo seguinte
Como calcular o irr?