O que é a argumentação científica?

Perguntado por: Íris Mélanie Vieira de Leal  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 5/5 (61 avaliações)

De forma geral, a argumentação científica pode ser compreendida como um processo social de justificativa de conclusões, que se dá a partir da coordenação de dados e teorias científicas, sendo que a avaliação do conhecimento é seu aspecto central.

O que é argumentação no ensino de ciências?

A argumentação e os objetivos do Ensino de Ciências. As pesquisas em Ensino de Ciências têm defendido uma aproximação entre as práticas realizadas na ciência escolar e as práticas realizadas no processo de construção do conhecimento científico. Os nove artigos deste número defendem de alguma forma essa orientação.

Como argumentar um texto científico?

Ainda sobre as observações e dada a ideia de evidência, para escrevermos bons argumentos científicos precisamos ter alguns conhecimentos técnicos como: observar e descrever fenômenos, ou coletar dados a partir de experimentos; identificar variáveis, dados e evidências, diferenciando um do outro; interpretar tabelas, ...

Quais são os tipos de argumentos que existem?

TIPOS DE ARGUMENTOS
  1. Argumento de Autoridade: ...
  2. Argumento por Causa e Consequência: ...
  3. Argumento de Exemplificação ou Ilustração: ...
  4. Argumento de Provas Concretas ou Princípio: ...
  5. Argumento por analogia (ou a simili): ...
  6. Argumento de Senso Comum: ...
  7. Argumento de fuga:

Qual é a finalidade da argumentação?

O argumento é a expressão, seja oral ou escrita, de um raciocínio. Permite justificar algo como sendo uma ação razoável com duas finalidades possíveis: persuadir outro sujeito (para promover uma determinada ação) ou transmitir um conteúdo com sentido de verdade (fomentando o entendimento).

Artigo Científico - Estratégias de Argumentação

29 questões relacionadas encontradas

O que é conceito de argumentação?

Argumentação é um conjunto de afirmações, premissas ou suposições que defendem um ponto de vista e que tem por objetivo convencer o leitor sobre algo.

O que é argumentação segundo a filosofia?

A Teoria da Argumentação, ou simplesmente Argumentação, é o estudo interdisciplinar de como conclusões podem ser alcançadas através do raciocínio lógico, assim como na filosofia moderna; ou seja, argumentar é afirmar algo, seguramente ou não, baseado em premissas.

Quais são os 5 tipos de argumentos?

5 tipos de argumento que você precisa conhecer
  • Argumento de autoridade. ...
  • Argumento histórico. ...
  • Argumento de exemplificação. ...
  • Argumento de provas concretas. ...
  • Argumento de comparação.

Como classificar um argumento?

Os argumentos podem ser válidos com premissas verdadeiras e conclusão verdadeira. Os argumentos podem ser válidos, com premissas falsas e conclusão falsa. Os argumentos podem ser válidos com premissas falsas e conclusão verdadeira. Os argumentos podem ser inválidos com premissas verdadeiras e conclusão verdadeira.

Como identificar os argumentos de um texto?

No início do texto deve-se apresentar o assunto e a problemática que o envolve, sempre tomando cuidado para não se contradizer. Ao decorrer do texto vão sendo apresentados os argumentos propriamente ditos, junto com exemplificações e citações (se existirem).

Como argumenta um artigo?

O artigo de opinião é um tipo de texto dissertativo-argumentativo onde o autor apresenta seu ponto de vista sobre determinado tema e, por isso, recebe esse nome. A argumentação é o principal recurso retórico utilizado nos textos de opinião, que tem como característica informar e persuadir o leitor sobre um assunto.

O que é um argumento de pesquisa?

Argumento de pesquisa é um conjunto de caracteres utilizados para a busca de informação num campo do tipo caractere, junto com o caractere curinga (que, no sistema, é o sinal "+").

Como analisar a estrutura de um artigo científico?

Estrutura do artigo científico
  1. Título. Inicialmente, um bom título deve informar de forma clara qual é o tema e o objetivo do artigo. ...
  2. Nome dos autores. ...
  3. Epígrafe (facultativa) ...
  4. Resumo e Abstract. ...
  5. Palavras-chave e Keyword. ...
  6. Conteúdo do artigo científico. ...
  7. Referências bibliográficas do artigo científico.

Qual a importância da argumentação e diálogo para a construção do conhecimento?

O diálogo alarga os horizontes da exigência do pensamento, pois para se responder e argumentar as ideias tem de se fazer uso do raciocínio. Os Diálogos de Platão mostram o processo de elaboração do pensamento, e a dialética não é mais do que a arte do diálogo ou da discussão.

O que é tendência argumentativa?

Assim, define os três tipos seguintes: (a) argumentativo de tendência expositiva: ao propor claramente uma tese, estrutura-se numa progressão de informação, com tendência a se organizar de acordo com um modelo próximo daquele dos textos expositivos; (b) argumentativo de tendência dialógica: enfatiza o aspecto polêmico ...

Que dimensões abrange a argumentação?

Em um plano complementar, classificamos os argumentos segundo diferentes dimensões argumentativas (científica, ambiental, social e econômica).

Qual é a estrutura de um argumento?

Segundo o modelo de Toulmin (1958), os elementos que compõem a estrutura de um argumento são o dado (D), a conclusão (C), a justificativa (J), os qualificadores modais (Q), a refutação (R) e o conhecimento básico (B).

Como se forma um argumento?

Todo argumento é formado por uma ou mais premissas (que são um tipo de declaração) e por UMA ÚNICA conclusão.

Como saber se um argumento é válido ou inválido?

Verdade e validade

Pois bem, quando a conclusão é uma consequência necessária das premissas, dizemos que o argumento é válido. Quando a conclusão não é uma consequência necessária das premissas, dizemos que o argumento é inválido.

Como começar o argumento 1?

O primeiro parágrafo do texto dissertativo-argumentativo deve conter duas partes – a apresentação do tema e a explicitação da tese. Tese é o mesmo que ponto de vista, ou seja, uma opinião do autor do texto acerca do tema proposto.

O que são argumentos na redação?

Argumentar na redação é uma forma de validar a tese – ou seja, a ideia principal defendida pelo autor do texto. Sendo assim, existem algumas maneiras de construir esses argumentos de forma que eles contribuam para a validação da tese.

Quais os tipos de argumentos usados no artigo de opinião?

Tipos de argumento
  • Argumento de autoridade. ...
  • Argumento por evidência. ...
  • Argumento por comparação (analogia) ...
  • Argumento por exemplificação. ...
  • Argumento de princípio. ...
  • Argumento por causa e consequência.

Qual o papel da argumentação na filosofia?

O objetivo da argumentação é convencer alguém que uma dada tese é preferível e melhor que a sua “rival”, por isso, há que influenciar o auditório para o convencer das razões apresentadas de forma a aderir a determinado ponto de vista.

O que é argumentação para Aristóteles?

A teoria da argumentação presume a retomada dos preceitos da antiga retórica já que apoia-se em Aristóteles, estuda as leis da lógica formal e pretende completá-la. Para Aristóteles existiriam duas formas de pensar: a analítica e a dialética. Desse modo, o entendimento analítico estaria ligado à ideia de comprovação.

O que é análise de um artigo científico?

A análise crítica é um exercício de reflexão a respeito de uma obra, considerando os seus aspectos positivos e negativos. Antes de realizar a leitura do texto científico, recomenda-se investigar o contexto, os principais temas discutidos e quais são os outros autores que dialogam com a obra.

Artigo anterior
Qual é o princípio básico da ciência?
Artigo seguinte
Qual a função de uma borda em uma planilha?