Qual a Importância da educação física para portadores de deficiência?

Perguntado por: Ivan Sebastião Marques Almeida Pires  |  Última atualização: 23. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (5 avaliações)

Segundo o Guia, os principais benefícios da prática de atividade física para pessoas com deficiência são: aumento da força muscular, da resistência, da coordenação motora, do equilíbrio, da flexibilidade e da agilidade.

Qual a importância da educação física na inclusão da pessoa com deficiência na sociedade?

Praticar atividade física com regularidade melhora a qualidade e traz inúmeros benefícios para a saúde física e mental. Para as pessoas com deficiência, os ganhos são ainda maiores: aprimora a força, o equilíbrio e a agilidade, estimula o convívio externo e previne as enfermidades secundárias à deficiência.

Qual o objetivo principal do trabalho da área da educação física para as pessoas com deficiência intelectual?

O papel do professor de educação física em suas aulas, especificamente para deficientes intelectuais é a busca para prática regular de atividades físicas, para reverter essa condição que se encontra os alunos sedentários.

Qual o objetivo da educação física inclusiva?

Você já ouviu falar em educação física inclusiva? A prática nada mais é do que o direito à atividade física para todos. Isso significa dizer que o desenvolvimento afetivo, cognitivo e psicomotor deve ser garantido, também, para os alunos com algum tipo de deficiência.

Qual o principal objetivo da educação física Adaptada?

A educação física adaptada tem como objetivo o desenvolvimento afetivo, cognitivo e psicomotor dos estudantes com deficiência. No início, essa modalidade baseava-se na prática dos esportes adaptados, cuja origem são os esportes convencionais.

Educação Física Inclusiva: Inclusão nas Aulas de Educação Física

39 questões relacionadas encontradas

Qual a importância de se trabalhar a educação física na educação Especial?

Concluiu- se que a prática de atividades físicas é considerada fundamental nos processos de inclusão de alunos que apresentam necessidades especiais, em turmas regulares, contribuindo para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e motor, ressaltando a relevância dos professores de Educação Física nesse processo.

Como a educação física pode trabalhar com a inclusão?

Já na educação física inclusiva, todos participam das mesmas atividades propostas. A prática das duas modalidades requer um ambiente acessível, que oferece oportunidades iguais, com inclusão social e valorização das diferenças, estimule o desenvolvimento de habilidades e valorize as competências socioemocionais.

Qual é a contribuição da educação física para o desenvolvimento na inclusão?

De acordo com Bagatini (1984) o objetivo geral da Educação Física é “dar assistência as crianças com alguma deficiência, preparando para a vida, integrando tanto quando possível na comunidade, a fim de torna - lá uteis e felizes”.

Como o esporte pode contribuir com a inclusão social?

O esporte tem sido uma importante ferramenta quando o assunto é inclusão social. Além de promover a convivência em grupo, atividades desse tipo ajudam no crescimento pessoal, na percepção da participação de cada um na sociedade, no aprimoramento da disciplina, do respeito ao próximo, entre diversos outros aspectos.

Quais os conteúdos da educação física podem ser trabalhados na educação especial?

Seu foco é o desenvolvimento da cultura corporal de movimento. Atividades como ginástica, dança, jogos e esportes, conteúdos de qualquer programa de atividade física, devem ser considerados tendo em vista o potencial de desenvolvimento pessoal (e não a deficiência em si).

O que é educação física Especial?

05), "é a Educação Física aplicada em condições especiais, visando uma população especial que necessita de estímulos especiais de desenvolvimento motor e funcional". Já, para Barbanti (1994, apud DUARTE; LIMA, 2003, p.

Qual o papel do professor de educação física na educação inclusiva?

O papel do educador físico

O professor de educação física tem que estar preparado para lidar com o processo de inclusão. Ele deve garantir além do direito das pessoas com necessidades especiais frequentarem as aulas, deve também garantir as condições necessárias de aprendizagem.

Qual é o papel do professor de educação física?

O papel do profissional de educação física vai além do desenvolvimento de práticas que visam a promoção, prevenção, proteção e reabilitação da saúde. Sua função também é aprimorar habilidades sociais e psicológicas dos alunos, de forma a promover a cidadania e o respeito na escola e na sociedade.

O que é a Educação Especial e quais as características?

A Educação Especial é o ramo da educação voltado para o atendimento e educação de pessoas com alguma deficiência. Preferencialmente em instituições de ensino regulares ou ambientes especializados (como por exemplo, escolas para surdos, escolas para cegos ou escolas que atendem a pessoas com deficiência intelectual).

O que é uma escola especial?

De acordo com o Art. 58 da Lei n° 9.394/1996 , entende-se por educação especial, a modalidade de educação escolar, na rede regular de ensino para educandos portadores de necessidades especiais.

O que é atividade física adaptada?

É um programa diversificado de atividades, jogos, esportes e ritmos, adequados aos interesses, capacidades e limitações do aluno com necessidades especiais. ... A atividade motora adaptada é um dos meios que proporciona ao aluno com necessidades especiais condições de aumentar o repertório de movimentos.

Quais os desafios do trabalho na educação especial com os conteúdos da educação física?

Manter-se atualizado na área e basear-se em novos estudos da área educacional constituem alguns dos desafios a ser enfrentados pelo professor de Educação Física. Trabalhar com deficientes ou com qualquer outro público precisa de bons referenciais para que sua prática pedagógica seja construída em bons pilares.

Quais os princípios da educação física Adaptada?

Educacional. Um dos princípios que norteiam os Parâmetros Curriculares Nacionais para a área de Educação Física é o da Inclusão, que tem como meta inserir todos os alunos na cultura corporal de movimento, por meio da reflexão e da participação concreta e afetiva.

Qual o objetivo da Ed física Especial e quem pode participar?

É para o estudante com deficiência física, para os que têm comprometimento mental, para os superdotados, para todas as minorias e para a criança que é discriminada por qualquer outro motivo. O espaço escolar deve ser organizado de modo a tornar a educação acessível a todos os alunos.

Para que serve a educação especial?

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva tem como objetivo assegurar a inclusão escolar de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, orientando os sistemas de ensino para garantir: acesso ao ensino regular, com participação, ...

Quais são as principais características dos esportes adaptados?

Esporte adaptado é um termo utilizado apenas no Brasil e consiste em uma possibilidade de prática para pessoas com deficiência. Para tanto regras, fundamentos e estrutura são adaptados para permitir a participação destas pessoas2.

O que é educação física inclusiva e adaptada?

Na educação física adaptada, os estudantes com deficiência praticam atividades físicas separadamente dos colegas. Já na educação física inclusiva, todos participam das mesmas atividades propostas. Ambas têm objetivos iguais de desenvolvimento dos estudantes, mas diferem na maneira de fazê-lo.

Quais os benefícios da educação adaptada para os alunos?

A Educação Física Adaptada caracteriza-se por adequar metodologicamente um conjunto de atividades ou tarefas que envolvam diferentes estímulos, adaptando as capacidades e limitações do aluno com deficiência.
...
Desenvolve:
  • Raciocínio.
  • Atenção.
  • Melhora a percepção espaço-temporal.
  • Aumentar a capacidade de concentração.

Quais são as dificuldades da educação física adaptada?

O grande problema é que, embora a inclusão de portadores de necessidades especiais no âmbito escolar já seja dada como óbvia, a formação dos professores nessa área é deficitária. Embora pareça um trocadilho infame, no caso da escola, o deficiente é, na maioria das vezes, o professor.

Quais as dificuldades atribuídas a educação física para inclusão de alunos com deficiência?

As dificuldades atribuídas ao aluno com deficiência foram: 1) o sentimento de inferioridade (FIORINI, 2011); 2) faltava constantemente das aulas (RODRIGUES, 2006); 3) o desinteresse em participar das aulas (BRITO; LIMA, 2012; FALKENBACH; LOPES, 2010); 4) a dificuldade para entender e executar as atividades (CRUZ, 2008) ...

Artigo anterior
Qual o valor da taxa mínima de água Sabesp 2021?
Artigo seguinte
O que pode causar pedra no fígado?