O que diz o artigo 483 da CLT?
Perguntado por: Joel Tomé de Reis | Última atualização: 31. Dezember 2024Pontuação: 4.7/5 (6 avaliações)
O art. 483 da CLT elenca como faltas graves patronais a exigência de serviços superiores às forças do empregado, defesos por lei, contrários aos bons costumes, ou alheios ao contrato, por exemplo.
Quais são os casos de rescisão indireta do art 483 da CLT?
O artigo 483 da CLT enumera as faltas graves do empregador que podem motivar a rescisão indireta. Entre elas estão o descumprimento de obrigações contratuais, atos lesivos à honra do empregado e sua submissão a perigo manifesto de mal considerável.
Em quais hipóteses o trabalhador pode aplicar a justa causa no empregador conforme artigo 483 CLT?
Segundo o artigo 483 da CLT, o empregado poderá considerar rescindido o contrato quando o empregador (a) exigir serviços superiores às suas forças, defesos por lei, contrários aos bons costumes, ou alheios ao contrato; (b) for tratado pelo empregador ou por seus superiores hierárquicos com rigor excessivo; (c) correr ...
Quando o empregado pode rescindir o contrato de trabalho?
Dentre elas estão o ato de improbidade, indisciplina ou insubordinação, abandono de emprego, embriaguez habitual ou em serviço e a violação de segredo da empresa. Contudo, é preciso ter cuidado: a falta do empregado deve ser grave o suficiente para justificar o rompimento contratual.
O que diz o artigo 469 da CLT?
O artigo 469 da CLT dispõe que é vedado transferir o empregado sem a sua anuência para localidade diversa da que resultar do contrato, não se considerando transferência a que não acarretar necessariamente a mudança do seu domicílio. A transferência se caracteriza pela mudança de domicílio.
RESCISÃO INDIRETA – ARTIGO 483 DA CLT
O que diz o artigo 455 da CLT?
455 - Nos contratos de subempreitada responderá o subempreiteiro pelas obrigações derivadas do contrato de trabalho que celebrar, cabendo, todavia, aos empregados, o direito de reclamação contra o empreiteiro principal pelo inadimplemento daquelas obrigações por parte do primeiro.
O que diz o artigo 457 da CLT 457 da CLT?
"Art. 457. Compreendem-se na remuneração do empregado, para todos os efeitos legais, além do salário devido e pago diretamente pelo empregador como contra-prestação do serviço, as gorjetas que receber.
Quais os 5 tipos principais de rescisão contratual de trabalho?
- DISPENSA SEM JUSTA CAUSA.
- DISPENSA POR JUSTA CAUSA CAUSADA PELO EMPREGADO.
- PEDIDO DE DEMISSÃO.
- TÉRMINO DO CONTRATO POR ATO CULPOSO DO EMPREGADOR: RESCISÃO INDIRETA.
- RESCISÃO POR CULPA RECÍPROCA.
O que diz o artigo 477?
1º do PLC nº 38, de 2017, passa a ter a seguinte redação: Art. 477 – Na rescisão do contrato de trabalho sem justa causa, é assegurado ao empregado o direto de haver do empregador uma indenização, paga na base da maior remuneração que tenha percebido na mesma empresa.
Quais os direitos que o trabalhador tem quando pede demissão?
De acordo com a CLT, o trabalhador que opta pela demissão voluntária tem direito às seguintes verbas rescisórias: Saldo de salário: Valor proporcional aos dias trabalhados no mês da rescisão. Férias proporcionais: Remuneração correspondente às férias proporcionais ao período trabalhado.
O que a empresa não pode fazer?
negociação habitual. violação de segredo da empresa. desídia. ato de indisciplina ou de insubordinação.
O que diz o artigo 468?
468 - Nos contratos individuais de trabalho só é lícita a alteração das respectivas condições por mútuo consentimento, e ainda assim desde que não resultem, direta ou indiretamente, prejuízos ao empregado, sob pena de nulidade da cláusula infringente desta garantia.
Qual o tipo de doença que a empresa não pode demitir?
Assim, o empregado portador de doença grave, como HIV, câncer, diabetes, doenças cardíacas, hepatite, tuberculose, alcoolismo crônico, depressão, dentre outras, não poderá ser dispensado de forma arbitrária pelo empregador.
Quais são os 3 requisitos para configuração do assédio moral?
Assim, para o jurista, os requisitos caracterizadores do assédio moral são: a) conduta abusiva; b) natureza psicológica do atentado à dignidade psíquica do indivíduo; c) reiteração da Conduta; e d) finalidade de exclusão.
O que eu ganho com a rescisão indireta?
Todos os direitos do empregador em uma demissão sem justa causa, como seguro-desemprego, pagamento de horas trabalhadas, indenização do FGTS, entre outros, são mantidos por lei na rescisão indireta.
Qual o valor da indenização por rescisão indireta?
Em uma rescisão indireta os direitos trabalhistas são semelhantes à demissão sem justa causa, tendo o empregador de pagar as verbas rescisórias, tais como o aviso prévio indenizado, as repercussões nas férias, o décimo terceiro salário, a indenização de 40% (quarenta por cento) sobre o FGTS e ainda liberação das guias ...
O que diz o artigo 480 da CLT?
480 da CLT ("Havendo termo estipulado, o empregado não se poderá desligar do contrato, sem justa causa, sob pena de ser obrigado a indenizar o empregador dos prejuízos que desse fato lhe resultarem") está condicionada à demonstração dos prejuízos sofridos pelo empregador.
Quais são todas as verbas rescisórias?
Entre as verbas rescisórias principais, estão: saldo de salário, salário-família, aviso-prévio (trabalhado ou indenizado), férias proporcionais ou vencidas e multa do FGTS.
Qual é o prazo que a empresa tem para entregar a rescisão?
O prazo para o pagamento da rescisão é de 10 dias corridos, a contar do término do contrato. Durante esse período, o empregador deve proceder com a homologação, pagamento dos valores devidos e entrega de todos os documentos relacionados à rescisão.
Quando o empregado pode pedir a rescisão indireta?
Quando falamos de rescisão indireta, nos referimos a situações em que a falta grave foi cometida por alguém de nível hierárquico superior. Os funcionários podem se sentir intimidados e inseguros diante dessa situação.
Qual o tipo de rescisão é mais vantajoso?
Ganhou-se mais uma modalidade, a rescisão consensual, neste caso, pode ser vantajoso tanto para empresa, quanto para o funcionário. Na rescisão consensual, o valor pago pela multa rescisória é de apenas metade do valor total do aviso prévio.
O que diz a lei sobre a demissão?
O cumprimento do aviso prévio é feito como um dia normal no trabalho, caso a demissão tenha sido solicitada pelo empregado, no entanto, a CLT prevê que se o colaborador foi demitido pelo empregador, a quantidade de horas do aviso prévio decai em 2 h, sem que haja prejuízo salarial.
O que diz o artigo 473?
Ausência do empregado em virtude de casamento
Pensando em uma sociedade que não se paute apenas pelo lucro, sacrificando a vida social das pessoas, a legislação trabalhista permite que o empregado se ausente no trabalho por determinadas razões.
O que quer dizer o artigo 491 da CLT?
491 - O empregado que, durante o prazo do aviso prévio, cometer qualquer das faltas consideradas pela lei como justas para a rescisão, perde o direito ao restante do respectivo prazo.
O que quer dizer o artigo 443 da CLT?
Esse contrato, também chamado de jornada móvel variável, permite que o trabalhador seja contratado para trabalhar recebendo o salário por hora trabalhada, mas atendendo apenas à conveniência do empregador.
O que significa faringite?
O que é Medicina de ponta?