O que é deslocamento mecanismo de defesa?

Perguntado por: Andreia Nunes Neves  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (6 avaliações)

O deslocamento como mecanismo de defesa é o deslocamento de ações de um alvo desejado para um alvo substituto quando há alguma razão em que o primeiro alvo não seja permitido ou não disponível. O deslocamento pode envolver manter a ação e simplesmente mudar o alvo dessa ação.

O que é deslocamento para Freud?

Deslocamento e condensação caracterizam, para Freud, o processo primário. O deslocamento acontece quando uma representação recebe todo o investimento devido a uma outra, de modo que a segunda acaba por substituir completamente a primeira.

O que é deslocamento e condensação para Freud?

Condensação segundo Freud / Deslocamento e sonhos

A condensação é quando deslocamentos se fundem / fusionam / condensam. Freud argumentou que um dos aspectos do conteúdo manifesto poderia vir a representar um número de elementos latentes (e vice-versa) através de um processo chamado de condensação.

O que é o mecanismo de deslocamento e condensação?

É o mecanismo pelo qual uma representação inconsciente concentra os elementos de uma série de outras representações. Tal como o deslocamento equivale à metonímia, a condensação, equivale à metáfora. Mas deslocamento e condensação distinguem-se por serem mecanismos do processo primário inconsciente.

O que é deslocamento no sonho?

O deslocamento é a obra da censura, onde um elemento do sonho a nível latente é substituído por um dos seus fragmentos constituintes. ... Daí estes desejos surgirem como lampejos nos sonhos, que se disfarçam de certos mecanismos para realizar essa função desejante.

Deslocamento - Mecanismos de Defesa do Ego #14

24 questões relacionadas encontradas

Quais são os mecanismos de defesa?

Existem pelo menos quinze tipos de mecanismos de defesa conhecidos e explicados pelas teorias da psicologia. Entre eles, podemos citar: compensação, expiação, fantasia, formação reativa, identificação, isolamento, negação, projeção e regressão.

Quais são os mecanismos de defesa segundo Freud?

Os principais mecanismos de defesa são: repressão, negação, racionalização, formação reativa, isolamento, projeção e regressão. A repressão consiste em afastar da consciência eventos e ideias provocadores de ansiedade.

Quais os mecanismos de defesa na psicanálise?

Os 9 Mecanismos de Defesa na psicanálise
  • Recalcamento, recalque ou repressão.
  • Negação.
  • Regressão.
  • Deslocamento.
  • Projeção.
  • Isolamento.
  • Sublimação: um dos principais mecanismos de defesa.
  • Formação reativa.

São exemplos de deslocamento?

Exemplos de deslocamento: um homem é advertido no trabalho e quando chega em casa agride a esposa, uma pessoa ganha um prêmio e abraça desconhecidos que estão ao redor dela, uma criança é proibida de brincar no pátio então passa o dia atormentando o irmão menor etc.

O que é repressão na psicanálise?

A repressão é um mecanismo mental inconsciente, pelo qual as ideias ou os impulsos indesejáveis e inaceitáveis para a consciência são suprimidos por ela e impedidos de entrar no estado consciente. Este material indesejável não está geralmente sujeito à recordação voluntária consciente.

Quais são os quatro mecanismos fundamentais do trabalho do sonho?

Para chegar à interpretação dos sonhos faz-se necessário um trajeto progressivo da elaboração onírica e observar os quatro mecanismos fundamentais do trabalho do sonho: Condensação, deslocamento, figuração e elaboração secundária, esta última como sendo um segundo momento da elaboração onírica.

Como funciona os sonhos e seus mecanismos?

O sonho e seus mecanismos

O que Freud chamou de trabalho do sono, para ele, havia quatro tipos de mecanismos do sonho: a condensação, o deslocamento, a dramatização e a simbolização. Assim, por meio desses mecanismos é que os sonhos se transformavam em manifestos. Os quais deveriam ser interpretados.

Como é o processo de formação dos sonhos?

Freud acredita que o sonho se liga a realização de um desejo reprimido pela consciência que está inserida no moral vigente da cultura na qual o indivíduo se encontra. O material que compõe o sonho vem de nossas experiências, daquilo que vivenciamos, mas que não é reconhecido pelo próprio indivíduo.

O que é introjeção em psicanálise?

Introjeção, de acordo com o prefixo intro (para dentro) e do latim iacere (lançar) - lançar para dentro - é um mecanismo psíquico inconsciente pelo qual o indivíduo incorpora qualidades dos objetos do mundo exterior.

O que é conteúdo latente e manifesto?

Conteúdo manifesto / conteúdo latente

O conteúdo manifesto é o relato descritivo do sonho feito pelo sonhador e o conteúdo latente é o conjunto do que vai sendo revelado a partir da análise.

O que é associação livre para Freud?

A livre associação foi um método utilizado por Freud, em substituição à hipnose, que consistia em deitar o paciente no divã e encorajá-lo a dizer o que viesse à sua mente, sendo também este convidado a relatar seus sonhos.

Qual a função dos sonhos na visão de Freud?

Para Freud, o sonho constitui "uma realização (disfarçada) de um desejo (reprimido)". Possui um conteúdo manifesto, que é a experiência consciente durante o sono, e ainda um conteúdo latente, considerado inconsciente.

O que é deslocamento e distância percorrida?

O deslocamento é simplesmente a diferença entre a posição das duas marcas e é independente do caminho tomado entre as duas marcas. A distância percorrida, contudo, é o comprimento total do caminho tomado entre as duas marcas.

O que é uma neurose obsessiva?

A neurose obsessiva é então caracterizada como uma neurose cujos sintomas atingem especialmente o pensamento, por oposição à histeria - marcada pela conversão do conflito psíquico para sintomas corporais.

O que é formação reativa na psicanálise?

A formação reativa, um dos mecanismos de defesa descritos por Freud, substitui comportamentos e sentimentos que são diametralmente opostos ao desejo real. A pessoa desenvolve atitudes e modelos de comportamento que estão diretamente opostos aos impulsos subjacentes e que foram recalcados.

Que palavra pode substituir deslocamento?

1 locomoção, deslocação, viagem. Transferência de uma coisa para outra: 2 transferência, remoção, mudança.

Quais são os principais mecanismos de defesa do ego?

Mecanismos de Defesa do Ego
  • Repressão: Movimento que o Ego realiza para rebaixar conteúdos. ...
  • Negação: Consiste na recusa da aceitação da realidade incômoda ao. ...
  • Deslocamento: Consiste na transferência de um impulso para outro. ...
  • Racionalização: É um processo pelo qual a pessoa elabora desculpas.

Qual a instância psíquica responsável pelos mecanismos de defesa?

Vale ressaltar que o Ego não é sinônimo de Consciente, pois possui raízes no Inconsciente, além de ser considerado a fonte e sede dos mecanismos de defesa. Assim, ela é mediadora, harmonizadora e integradora entre as pulsões do Id, as exigências e ameaças do Superego e as demandas da realidade exterior.

Qual o mecanismo de defesa do ego?

Dentre os mecanismos de defesa do Ego, os 8 principais são: Negação: não querer aceitar um fato ou uma lembrança. Regressão: interpretar um fato ou uma lembrança à luz de outro momento da vida, especialmente da infância. Deslocamento: colocar um fato ou lembrança fora de seu “lugar” original.

Como se dá o processo de formação dos sonhos por que os sonhos são considerados por Freud a via régia para o ICS?

O sonho pode ser entendido como a expressão de uma série de desejos, que encontram nele a única via para a consciência. É por isto também que o sonho será entendido por Freud como a via régia para o inconsciente, uma vez que é sua manifestação mais direta.

Artigo anterior
Quais são os critérios de avaliação de desempenho?
Artigo seguinte
Quanto custa um internato em SP?