O que diz o artigo 35 da LDB?

Perguntado por: Matilde Marques de Magalhães  |  Última atualização: 17. März 2022
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(Incluído pela Lei nº 13.415, de 2017) Page 14 Artigo 35 Artigo 35-A § 7º Os currículos do ensino médio deverão considerar a formação integral do aluno, de maneira a adotar um trabalho voltado para a construção de seu projeto de vida e para sua formação nos aspectos físicos, cognitivos e socioemocionais.

Quais as finalidades do Ensino Médio segundo o artigo 35 da Lei 9394 96?

I - a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos; ... IV - a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina.

O que diz o artigo 34 da LDB?

Art. 34. A jornada escolar no ensino fundamental incluirá pelo menos quatro horas de trabalho efetivo em sala de aula, sendo progressivamente ampliado o período de permanência na escola. § 1º São ressalvados os casos do ensino noturno e das formas alternativas de organização autorizadas nesta Lei.

O que diz o artigo 36 da LDB?

Art. 36 O currículo do ensino médio será composto pela Base Nacional Comum Curricular e por itinerários formativos, que deverão ser organizados por meio da oferta de diferentes arranjos curriculares, conforme a relevância para o contexto local e a possibilidade dos sistemas de ensino, a saber.

Qual a duração mínima do Ensino Médio?

Última etapa da educação básica brasileira, o ensino médio tem duração de três anos e seu principal objetivo é aprimorar os conhecimentos obtidos pelos estudantes no ensino fundamental I e II, além de prepará-los para o mercado de trabalho, seja para ingressar imediatamente em uma profissão (possível com a união entre ...

8. LDB 2021 - ENSINO MÉDIO, Art. 35 e Art. 36. LEI Nº 9.394/96 e suas alterações.

16 questões relacionadas encontradas

Vai ter 4 anos de ensino médio?

A proposta que institui o Novo Ensino Médio foi aprovada em lei no ano de 2017 e entra em vigor ainda em 2022. Vale ressaltar que as alterações previstas serão aplicadas de maneira gradativa até 2023. Em resumo, a etapa referente aos 3 últimos anos da educação básica, ganhará um novo intuito a partir deste ano letivo.

Como fazer 2 anos em 1 na escola?

Inscrições Educação Jovens e Adultos 2022

Para fazer as inscrições na EJA, os candidatos devem comparecer à escola em que desejam estudar. Os menores de 18 anos devem ir acompanhados dos pais ou responsáveis.

O que diz o artigo 37 da LDB?

Art. 37. A educação de jovens e adultos será destinada àqueles que não tive- ram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria.

Como elaborar um itinerario formativo?

Para elaborar os itinerários a serem oferecidos, a escola deve apoiar e orientar os alunos das seguintes formas:
  1. Dispor de opções de escolha a partir de unidades eletivas e projetos.
  2. Pedir a colaboração dos alunos e professores para definir as unidades curriculares a partir das diretrizes da BNCC.

O que é diretrizes curriculares nacionais para a educação básica?

As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) são normas obrigatórias para a Educação Básica que orientam o planejamento curricular das escolas e dos sistemas de ensino. Elas são discutidas, concebidas e fixadas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE).

Como funciona escola de período integral?

A escola de tempo integral tem jornada diária de 9 ou 7 horas, dependendo do modelo adotado pela unidade. Durante o dia, são servidas três refeições e os estudantes participam de aulas diversificadas e atividades práticas.

O que diz a LDB sobre a educação integral?

3) LDB – LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO

O debate de educação integral está na ordem do dia no Brasil. A LDB – Lei de Diretrizes e Bases para Educação, nos seus artigos 34 e 87, prevê o aumento progressivo da jornada escolar para a jornada em tempo integral.

Quais os princípios que sustenta a educação integral enquanto concepção educacional?

Quais são os princípios da Educação Integral?
  • Centralidade do Estudante.
  • Aprendizagem permanente.
  • Perspectiva inclusiva.
  • Gestão democrática.

Quais as finalidades e características do Ensino Médio e da educação profissional previstos na LDB?

O ensino médio com duração mínima de três anos possui, conforme a LDB, as finalidades de consolidação e aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos; de preparação básica para o trabalho; de formação ética, de desenvolvimento da autonomia intelectual e do ...

Qual a finalidade da Lei de Diretrizes e Bases LDB da educação brasileira?

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação ou LDB é a legislação que define e regulamenta o sistema educacional brasileiro, seja ele público ou privado. Esta legislação foi criada com base nos princípios presentes na Constituição Federal, que reafirma o direito à educação desde a educação básica até o ensino superior.

Quais os objetivos da disciplina na fase do Ensino Médio?

O objetivos geral da disciplina é organizar o universo de discussão a respeito do currículo proposto pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, proporcionando uma visão de conjunto, tanto da teorização relativa à temática do currículo, quanto de aspectos da vida sócio-cultural contemporânea no mundo, no Brasil ...

Quais são itinerários formativos?

Os itinerários formativos são o conjunto de disciplinas, projetos, oficinas, núcleos de estudo, entre outras situações de trabalho, que os estudantes poderão escolher no ensino médio.

Quais são os eixos estruturantes dos itinerários formativos?

Os Itinerários Formativos, que são a parte flexível do currículo, estão organizados em três componentes: Aprofundamento, Eletivas e Projeto vida. E esses componentes devem dialogar com quatro eixos estruturantes: investigação científica, mediação e intervenção sociocultural, processos criativos e empreendedorismo.

Quais são os itinerários formativos novo ensino médio?

Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio
  • Ciências da Natureza e suas tecnologias.
  • Linguagens e suas Tecnologias.
  • Ciências Humanas e Sociais aplicadas.
  • Matemática e suas tecnologias.
  • Formação Técnica e Profissional.

Como deve funcionar a EJA segundo a LDB 9.394 1996 artigos 37 e 38?

A EJA na LDB 9.394/96

Diz o artigo 37: “A educação de jovens e adultos será destinada àqueles que não tiveram acesso ou oportunidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria”. Essa definição da EJA, nos esclarece o potencial de educação inclusiva e compensatória que essa modalidade de ensino possui.

O que significa os conhecimentos e habilidades adquiridos pelos educandos por meios informais?

§ 2º - Os conhecimentos e habilidades adquiridos pelos educandos por meios informais serão aferidos e reconhecidos mediante exames”. Exames supletivos são provas que visam verificar se os jovens e adultos interessados detêm as competências correspondentes ao Ensino Fundamental ou Médio.

Qual a lei que ampara a Educação de Jovens e Adultos?

Esclarecemos que, a Educação de Jovens e Adultos está baseada no que determina a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional-LDB 9.394.96, no Parecer CNE/CEB Nº11/2000, na Resolução CNE/CEB Nº01/2000, no Plano Nacional de Educação (Lei 10.172/01), no Plano de Desenvolvimento da Educação, nos Compromissos e acordos ...

O que fazer para adiantar um ano no colégio?

É impossível pular de ano letivo sem a autorização de seus pais ou responsáveis e da escola. Converse com seus professores sobre o assunto para ver o que eles acham. Explique sua motivação e lembre os docentes sobre seu desempenho acadêmico para deixar claro que está pronto para desafios mais avançados.

Tem como fazer aceleração na escola?

O Ministério da Educação (MEC) está desenvolvendo um programa para “acelerar” a trajetória escolar de estudantes que têm entre 15 e 17 anos de idade e ainda estão no ensino fundamental e fazer com que ingressem rapidamente no ensino médio.

Como faço para pular de série?

Não há lei estadual consistente contra crianças pularem uma série, mas as escolas têm individualmente seu próprio conjunto de regras distintas sobre o assunto. É importante conhecer bem a política da sua escola, antes de prosseguir com a ajuda para o seu filho pular um série.

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