Quais são as partes constituintes de um preparo Cavitário?

Perguntado por: Mónica Martins de Martins  |  Última atualização: 1. April 2025
Pontuação: 5/5 (14 avaliações)

O preparo divide as paredes da cavidade entre circundantes (laterais) e de fundo (soalho). As paredes circundandes são nomeadas de acordo com a face mais próxima, distal, mesial, vestibular lingual e cervical. As paredes de fundo são as que protegem a polpa do dente, as paredes pulpar e oclusal.

Quais são as partes constituintes de uma cavidade?

As cavidades são constituídas por paredes e ângulos.

Como é feito o preparo Cavitario?

Quais as regras no preparo cavitário?
  1. É preciso remover completamente o tecido cariado, não deixando nenhum rastro de infecção;
  2. As paredes que sustentam a cavidade precisam estar sadias e fortes;
  3. Como a ideia é preservar o dente original, não se deve retirar mais tecido dental sadio que o extremamente necessário;

Quais são as estruturas de reforço do dente?

Compreende as faces vestibular, lingual, incisal e distal de todos os dentes.

Quais são os ângulos formados pelas paredes dos preparos cavitários?

As paredes vestibular e lingual formam um ângulo de aproximadamente 90° com a superfície externa do dente. A parede gengival em dentina deve ser plana e perpendicular ao eixo longitudinal do dente e a parede axial deve ficar parte vestíbulo-lingualmente e ligeiramente expulsiva no sentido gengivo-oclusal.

Classificação das cavidades | DENTÍSTICA

36 questões relacionadas encontradas

Quais são as paredes de fundo?

As paredes de fundo são as que protegem a polpa do dente, as paredes pulpar e oclusal.

O que é restauração 3 faces?

Restaurações classe III estão relacionadas ao tratamento de lesões cariosas que se iniciam na região proximal de dentes anteriores, geralmente na área de contato entre os dentes, e não comprometem o ângulo incisal.

Quais são as 3 estruturas principais que formam o dente?

Estrutura do dente
  • Esmalte. A camada mais externa da superfície do dente. ...
  • Dentina. Camada dentária situada abaixo do esmalte. ...
  • Polpa do dente. Tecido mole situado no centro do dente, onde se encontram o nervo e os vasos sanguíneos.

O que é a ponte de esmalte?

Ponte de esmalte: Eminência linear que une cúspides interrompendo um sulco principal.

O que é a curva reversa de Hollemback?

(V) (F) - A curva reversa de Hollenback é uma manobra operatória executada principalmente na parede lingual da caixa proximal, para garantir um ângulo de aproximadamente 90° entre o amálgama e a superfície externa do dente.

Quais são os princípios gerais do preparo Cavitário?

Na realização de preparos cavitários, algumas regras devem ser seguidas: => Total remoção de tecido cariado; => As paredes da cavidade devem estar suportadas por dentina sadia; => Conservar a maior quantidade possível de tecido dental sadio; => Deixar as paredes cavitárias planas e lisas; => Deixar o preparo cavitário ...

Qual broca usar para preparo Cavitário?

Broca Carbide:

Preparo cavitário (contorno inicial) Remoção de tecido ósseo.

Qual a finalidade do verniz simples nos preparos cavitários?

Atua como uma barreira contra os agentes químicos presentes nos materiais restauradores, reduz a infiltração marginal ao redor da maioria dos materiais restauradores, especialmente das restaurações de amálgama.

O que são paredes circundantes de um preparo Cavitário?

Paredes circundantes: que definem o contorno da cavidade e são nomeadas de acordo com a face envolvida (oclusal, mesial, distal, vestibular, lingual/palatal, ou cervical/gengival). Paredes de fundo: que correspondem às paredes internas da cavidade e nunca alcançam a superfície externa do dente.

Quais os grampos para cada dente?

Nº 209 - Menor que o 208, indicado principalmente para pré-molares inferiores. Nº 210 - Para incisivos, caninos e em alguns casos também pré-molares. Para anteriores grandes. Nº 211 - Para todos os dentes anteriores incisivos.

O que é Abfração?

A abfração é uma lesão por perda de estrutura dentária. As lesões ocorrem gradualmente, fazendo com que o dente se desgaste com o passar do tempo. Elas têm a forma de cunha e ocorrem na junção amelocementária (JAC). As abfrações não são cáries, e sim lesões cervicais não cariosas ou LCNC.

O que são os Mamelos?

3- Mamelos:

São três ondulações localizadas na borda incisal dos incisivos superiores e inferiores.

O que é a bossa do dente?

Bossa lingual: elevação arredondada situada entre os terços cervical e médio dos dentes posteriores; • Bossa proximal: elevação arredondada situada nos dois terços incisais/oclusais das faces de contato.

O que é tubérculo de Carabelli?

O tubérculo de Carabelli é uma pequena cúspide acessória que se forma em alguns primeiros molares superiores permanentes. Ocorre na face do dente voltada para o interior da boca, na cúspide mesiopalatina e, se presente, pode parecer uma saliência extra no dente.

Como é o nome da raiz do dente?

Localizado no interior do dente em uma câmara oca está o canal radicular ou pulpar. Um dente pode ter uma única raiz, ou até duas ou três, como alguns pré-molares e os molares.

O que é o osso alveolar?

O osso alveolar (OA), camada de tecido ósseo que reveste o alvéolo dentário, em associação ao cemento e ao ligamento periodontal, constitui o periodonto de sustentação. Devido à deposição periódica de tecido ósseo, o OA apresenta-se formado por lamelas paralelas nas quais estão inseridas as fibras de Sharpey.

Qual o maior tecido do dente?

Dentina- É o maior tecido do dente.

Qual o nome da massa que coloca no dente?

A massinha no dente ou “resina composta” é o material que os profissionais da odontologia utilizam no tratamento de restauração. Ela pode ter diversas tonalidades e possui uma ótima resistência.

Qual o melhor tipo de obturação?

A porcelana é o material preferido dos dentistas para a realização das restaurações indiretas, pois é muito resistente, e o resultado fica bonito, com um tom próximo à cor natural do dente. Só um detalhe: seu custo é alto. Essa restauração depende, antes de tudo, do envio de um molde para o laboratório de próteses.

O que é uma mordida classe 2?

Classe II. Chamada ainda de retrognatismo, essa categoria inclui mordidas que provocam o desalinhamento e a má oclusão dos dentes. Nesse caso, o arco superior (maxila) está mais à frente do inferior (mandíbula).

Artigo anterior
Como é feita a escolha de um desembargador?
Artigo seguinte
Qual é o valor normal da tireoide?