Quais os principais componentes de um cromatógrafo líquido de alta eficiência?

Perguntado por: Gaspar Martinho de Vaz  |  Última atualização: 25. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (48 avaliações)

A Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (CLAE ou HPLC) se desenvolveu muito nos últimos anos, recebendo o nome de cromatografia líquida por que a sua fase móvel é um solvente. Os componentes de um cromatógrafo líquido são: bomba, coluna cromatográfica, detector e o registrador.

Como é feita a cromatografia líquida de alta eficiência?

A cromatografia Líquida de Alta Eficiência (CLAE ou HPLC) é um método de separação de compostos químicos em solução, onde o sucesso da separação cromatográfica só é possível se for aplicada uma fase móvel (FM) correta a uma fase estacionária (FE) conveniente.

O que é cromatografia líquida de alta performance?

A HPLC utiliza uma fase móvel líquida para separar os componentes da amostra. ... Os componentes são dissolvidos em um solvente e, em seguida, forçados a passar por uma coluna de alta pressão.

Quais os tipos de separação na cromatografia líquida de alta eficiência?

(1) partição ou cromatografia líquido-líquido; • (2) adsorção ou cromatografia líquido-sólido; • (3) troca iônica ou cromatografia de íons; • (4) cromatografia por exclusão; • (5) cromatografia por afinidade; • (6) cromatografia quiral.

Qual a natureza das fases envolvidas na cromatografia líquida de alta eficiência?

O princípio básico da cromatografia é a separação de misturas, no qual os componentes a serem separados são distribuídos entre duas fases, uma fase estacionária e uma fase móvel, como mostrado na figura 1.

MINI CURSO GRATUITO DE HPLC - CROMATOGRAFIA A LÍQUIDO DE ALTA/ULTRA EFICIÊNCIA

23 questões relacionadas encontradas

Como são definidos os tipos de cromatografia líquida?

*Cromatografia líquida: “Clássica” – feita em colunas de vidro, sob pressão atmosférica. Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (CLAE) – utiliza-se colunas metálicas (normalmente) e pressões de fase móvel elevadas, obtidas com o auxílio de uma bomba de alta pressão.

O que é fase estacionária e móvel?

A fase móvel é aquela em que os componentes, quando ficam isolados, movem-se por um solvente fluido, que pode ser líquido ou gasoso. A fase estacionária é aquela em que o componente em seu processo de separação ou identificação irá ficar fixo na superfície de outro material líquido ou sólido.

Quais são os mecanismos de separação da cromatografia?

A separação é realizada através da distribuição dos componentes da mistura entre 2 fases que estão em contato íntimo. Nos processos cromatográficos estão sempre envolvidas 2 fases (fase móvel e fase estacionária), sendo que uma se locomove através de uma outra. A fase que se move denomina-se fase móvel.

Quais os mecanismos de separação em cromatografia?

A cromatografia envolve uma série de processos de separação de misturas, acontece pela passagem de uma mistura através de duas fases: uma estacionária (fixa) e outra móvel. ... dos componentes de uma mistura.

Como se classificam os métodos de separação cromatográfica?

E classificação por fase móvel e estacionária pode ser apresentada por três categorias: cromatografia líquida, gasosa e com fluido supercrítico. ...

Para que serve a cromatografia?

A Cromatografia é uma das técnicas de análise química mais empregadas. Dentre seus vários tipos, elas servem para identificar substâncias, purificação e ou separação de compostos! Monitoramento do ar, testagem de água potável, detecção de drogas através da urina e fingerprinting.

Como funciona o HPLC cromatografia líquida de alta eficiência?

Cromatografia líquida de alta eficiência (HPLC)

É uma forma de cromatografia em coluna que bombeia uma mistura de amostra ou analito em um sistema de solvente comumente conhecido como fase móvel no fluxo especificado através de uma coluna que contém a fase estacionária.

Quais as vantagens e desvantagens da cromatografia líquida de alta eficiência?

Este equipamento é de alto custo, se não existir uma alta demanda de análises, não compensa o investimento para sua aquisição. Há um alto custo para repor os consumíveis (fases móveis com alto grau de pureza, fases estacionárias ou colunas, e materiais utilizados para o preparativo da amostra).

Qual é o princípio básico de HPLC?

O princípio básico da cromatografia é a separação de misturas, no qual as substâncias a serem separadas são distribuídas entre duas fases: uma fase estacionária e uma fase móvel.

Como é medida a eficiência de uma coluna?

A medida da eficiência de uma coluna cromatográfica é dada pelos pratos teóricos. ... Quanto menor o número de pratos teóricos, maior é a eficiência da coluna. Quanto menor a altura do prato, mais larga é a banda. Quanto maior o número de pratos teóricos, maior é a eficiência da coluna.

Qual a principal característica que a amostra deve ter para ser utilizada na cromatografia líquida de alta eficiência CLAE )?

A principal característica é que a fase móvel dissolva a amostra sem qualquer interação química entre ambas. Esta fase deve ter alto grau de pureza ou ser de fácil purificação, para que se possam fazer análises de alta sensibilidade, pois as impurezas podem interferir na detecção do analito por ultravioleta (UV).

Qual é o mecanismo de separação da cromatografia em papel?

Na cromatografia em papel a separação está baseada no mecanismo de partição líquido-líquido, ou seja, os componentes de uma mistura são separados pela suas diferenças de solubilidade nas duas fases imiscíveis (fase estacionária e móvel) (Degani et al., 1998).

Qual o mecanismo de separação da cromatografia de exclusão?

A cromatografia por exclusão promove uma distribuição seletiva e dinâmica das moléculas a serem separadas entre dois líquidos, a fase móvel presente dentro dos poros da fase estacionária e a fase móvel externa aos poros. ... Somente as moléculas que penetram parcialmente são sepa- radas (Figura 1).

Qual o tipo de mecanismo de separação envolvido na cromatografia em coluna?

A cromatografia em coluna (CC) é uma técnica onde ocorre a separação de substâncias presentes em uma mistura entre duas fases, a fase sólida, geralmente sílica, chamada cromatografia em coluna de sílica (CCS), e a fase líquida, sendo essa um solvente ou uma mistura de solventes, baseado na capacidade de solubilidade e ...

Qual o mecanismo de separação usado na cromatografia gasosa explique?

Separação ocorre por diferença de Ponto de ebulição do composto e Interação com a FE na coluna. Na cromatografia gasosa por partição a fase estacionária é um líquido não-volátil cobrindo a parte interna da coluna ou fino suporte sólido.

Qual o principal mecanismo de separação da cromatografia gasosa?

O principal mecanismo de separação da cromatografia gasosa está baseado na partição dos componentes de uma amostra entre a fase móvel gasosa e a fase estacionária sólida.

Quais são os métodos de separação dos aminoácidos?

SEPARAÇÃO DE AMINOÁCIDOS

Uma mistura de aminoácidos pode ser separada através de várias técnicas diferentes como: a eletroforese, a cromatografia em papel, a cromatografia em camada delgada e a cromatografia de troca iônica.

Qual a função da fase móvel na cromatografia?

A cromatografia é um processo físico-químico de separação de misturas, mais especificamente, de sólidos em uma solução (mistura homogênea de duas ou mais substâncias). ... Fase móvel: nesta fase as substâncias que queremos isolar são “arrastadas” por um solvente fluido, que pode ser líquido ou gasoso.

Como é constituída a fase móvel e a fase estacionária na cromatografia por adsorção?

Na cromatografia de adsorção as separações ocorrem através de interacções electrostáticas e forças de Van Der Waals entre a fase estacionária (sólido) e os componentes a separar da fase móvel (líquido ou gás). A natureza da fase estacionária pode ser muito diversa, nomeadamente sílica gel, alumina ou celulose.

Qual é o estado físico da fase móvel e da fase estacionária na cromatografia em camada delgada CCD )?

Cromatografia em papel: É uma técnica do tipo líquido-líquido, onde tanto a fase móvel quanto a estacionária são líquidas. ... Cromatografia em camada delgada (CCD): É uma técnica do tipo líquido-sólido, onde a fase móvel líquida percorre uma fase estacionária sólida adsorvida sobre um suporte.

Artigo anterior
O que é tempo cronológico na narrativa?
Artigo seguinte
Quais são os motivos que levaram o crescimento da população?