O que diz a Portaria 529 de 1o de abril de 2013?

Perguntado por: Rebeca Rita Esteves  |  Última atualização: 2. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (60 avaliações)

529 de 1º de abril de 2013 visa prevenir, monitorar e reduzir a incidência de eventos adversos relacionados com os cuidados de saúde, promovendo melhorias relacionadas à qualidade do cuidado e à segurança do paciente.

O que diz a Portaria 529 de 1º de abril de 2013?

Institui o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP). V - fomentar a inclusão do tema segurança do paciente no ensino técnico e de graduação e pós-graduação na área da saúde. ...

O que diz a Portaria 529?

A Portaria MS/GM nº 529/2013 estabelece que um conjunto de protocolos básicos, definidos pela OMS, deva ser elaborados e implantados: prática de higiene das mãos em estabelecimen- tos de Saúde; cirurgia segura; segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos; identificação de pacientes; comunicação no ...

Quais são os objetivos específicos da Política Nacional de Segurança do paciente?

A Portaria MS/GM nº 529/2013, no artigo 3º, define como objetivos específicos do PNSP: promover e apoiar a implementação de iniciativas voltadas à segurança do paciente, por meio dos Núcleos de Segurança do Paciente nos estabelecimentos de Saúde; envolver os pacientes e os familiares nesse processo; ampliar o acesso da ...

O que normatiza a Portaria 529 e 941 2013?

Altera e acresce dispositivo ao art. 8º da Portaria nº 529/GM/MS, de 1º de abril de 2013, que institui o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP).

SEGURANÇA DO PACIENTE : PORTARIA 529 DE 2013

41 questões relacionadas encontradas

Quais são as principais leis que normatiza a segurança do paciente?

Portaria nº 2.095 de 24 de setembro de 2013. Aprova os Protocolos de Segurança do Paciente. Diário Oficial da União, 25 set 2013. Paciente em Serviços de Saúde - Monitoramento e Investigação de Eventos Adversos e Avaliação de Práticas de Segurança do Paciente.

São princípios e diretrizes do Programa Nacional de Segurança do paciente?

6º O NSP deve adotar os seguintes princípios e diretrizes: I - A melhoria contínua dos processos de cuidado e do uso de tecnologias da saúde; II - A disseminação sistemática da cultura de segurança; III - A articulação e a integração dos processos de gestão de risco; IV - A garantia das boas práticas de funcionamento ...

Quais os objetivos do núcleo de segurança do paciente?

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) deve ser instituído nos serviços de saúde com o objetivo de apoiar a direção na implementação e gestão de ações de melhoria da qualidade e da segurança do paciente.

Quais são as 6 metas de segurança do paciente?

São elas:
  • Identificar o paciente corretamente.
  • Melhorar a eficácia da comunicação.
  • Melhorar a segurança dos medicamentos de alta-vigilância.
  • Assegurar cirurgias com local de intervenção correto, procedimento correto e paciente correto.
  • Reduzir o risco de infecções associadas a cuidados de saúde.

Quais são as 6 metas definidas pelo Programa Nacional de Segurança do paciente?

Veja um resumo das metas de segurança do paciente:

Segurança de medicamentos de alta vigilância; Assegurar segurança para cirurgias; Redução do risco de infecções associadas aos cuidados em saúde; Prevenção de complicações decorrentes de quedas.

Quais são os princípios que a Gestão de Risco de qualidade e segurança do paciente possui?

O processo de gestão de risco é fundamental para a criação de uma cultura de segurança fundamentada na prevenção, comunicação, identificação, análise, avaliação, tratamento, monitoramento e análise crítica dos riscos, redução de níveis de eventos adversos de forma proativa, bem como para fornecer su- porte e ...

Quais são os 6 principais protocolos de segurança do paciente estabelecidos pelo Ministério da Saúde?

Dessa forma, definiu seis protocolos básicos de segurança:
  • Identificação do paciente;
  • Higiene das mãos;
  • Segurança cirúrgica;
  • Segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos;
  • Prevenção de quedas dos pacientes;
  • Prevenção de úlceras por pressão (UPP).

O que são eventos adversos na assistência à saúde?

Evento ou circunstância que poderia ter resultado, ou resultou, em dano desnecessário ao paciente. Podem ser oriundos de atos intencionais ou não- intencionais. Evento adverso (JCI) - Ocorrência imprevista, indesejável ou potencialmente perigosa na instituição de saúde. Ver também evento sentinela.

Quantas são as metas de segurança do paciente?

A Organização Mundial de Saúde estabeleceu seis metas internacionais de segurança do paciente.

O que é meta 3?

Melhorar a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos. ... As práticas para melhorar a segurança na prescrição e administração de medicamentos envolvem a padronização de procedimentos para garantir a segurança de armazenamento, distribuição, preparo e administração.

Quando foi criada as 6 metas de segurança do paciente?

Em 2005, a Aliança Mundial para a Segurança do Paciente, identificou seis áreas de atuação, entre elas, o desenvolvimento de "Soluções para a Segurança do Paciente”. Trata-se de soluções que têm o propósito de promover melhorias específicas em áreas que são problemáticas na assistência.

Quais as competências e responsabilidades do núcleo de qualidade e segurança do paciente?

Competências do Núcleo de Segurança do Paciente

Integração de profissionais de múltiplas áreas do conhecimento relativas à saúde; Identificação de não conformidades nos procedimentos de assistência; Elaboração, implantação, divulgação e atualização do Plano de Segurança do Paciente em Serviços de Saúde (PSP);

Quais são as 6 metas internacionais?

Metas internacionais de segurança do paciente
  • META 1 - IDENTIFICAÇÃO CORRETA DO PACIENTE.
  • META 2 - COMUNICAÇÃO EFETIVA.
  • META 3 - MELHORAR A SEGURANÇA DOS MEDICAMENTOS.
  • META 4 - CIRUGIA SEGURA.
  • META 5 - REDUZIR O RISCO DE INFECÇÃO ASSOCIADO AO CUIDADO.
  • META 6 - REDUZIR O RISCO DE DANOS AOS PACIENTES RESULTANTE DE QUEDAS.

Quais os principais conceitos e definições sobre segurança do paciente?

Segundo a Organização Mundial da Saúde, em documento publicado em 2009, o conceito de Segurança do Paciente se refere à redução dos riscos de danos desnecessários* associados à assistência em saúde até um mínimo aceitável*. danos desnecessários? Esses danos desnecessários são conhecidos como EVENTOS ADVERSOS.

Qual RDC responsável pela segurança do paciente?

Segundo a RDC n°. 36/2013, o NSP é “a instância do serviço de saúde criada para promover e apoiar a implementação de ações voltadas à segurança do paciente”, consistindo em um componente extremamente importante na busca pela qualidade das atividades desenvolvidas nos serviços de saúde7.

O que diz a Lei 7.498 de 25 de junho de 1986?

LEI No 7.498, DE 25 DE JUNHO DE 1986.

Dispõe sobre a regulamentação do exercício da enfermagem, e dá outras providências. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte lei: Art. ... 4º A programação de enfermagem inclui a prescrição da assistência de enfermagem.

O que são os eventos adversos?

É considerado um evento adverso qualquer ocorrência médica desfavorável ao em uso de um medicamento, independentemente de o evento ter sido causado por esse medicamento. Eventos adversos são frequentemente referidos como (potenciais) “efeitos colaterais”.

Quais são os tipos de eventos adversos?

Eventos Adversos (EAs)
  • Queda do leito;
  • Administração de medicamento errado ou dose errada;
  • Queda de visitante;
  • Agressão;
  • Lesão por pressão;
  • Acidente perfurocortante com colaboradores;

O que seria um evento adverso Cite exemplos?

Evento adverso não evitável: incidente decorrente do cuidado prestado aos pacientes, que resulta em dano à saúde e não é atribuído à evolução natural da doença de base. Exemplo: – Uma complicação hemorrágica após o uso de um quimioterápico; – Uma reação alérgica medicamentosa em paciente sem antecedentes.

Quais são os 6 protocolos de aplicação da segurança do paciente nos serviços de saúde e seus objetivos?

Os seis protocolos – identificação do paciente; prevenção de úlcera por pressão; segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos; cirurgia segura; prática de higiene das mãos em serviços de saúde; e prevenção de quedas – fazem parte do Programa Nacional de Segurança do Paciente, cujo objetivo é prevenir e ...

Artigo anterior
Precisa se enxaguar depois do banho de assento?
Artigo seguinte
Quais são os tipos de escavadeira?