O que diz a NBR 10126?

Perguntado por: Simão Amorim de Araújo  |  Última atualização: 7. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (7 avaliações)

De acordo com a NBR 10126 (ABNT), que trata da cotagem em desenho técnico, a cotagem é definida como a representação gráfica no desenho da característica do elemento, através de linhas, símbolos, notas e valor numérico numa unidade de medida.

O que é NBR 10126?

NBR 10126/1987 - Cotagem em desenho técnico — Páginas Pessoais - UTFPR.

O que é linha auxiliar desenho técnico?

Linhas de chamada/auxiliar: são linhas finas, paralelas entre si, que limitam a dimensão indicada pela cota. Elas não devem encostar no desenho. Linhas de cota: são linhas finas, com flechas de até 15º nas extremidades, e paralelas a superfícies dimensionadas. Em desenho mecânico utilizam-se setas cheias, preenchidas.

Qual a NBR que regulamenta a cotagem?

Ao indicar as medidas ou cotas, no desenho técnico, o desenhista segue determinadas normas técnicas. A cotagem é normalizada pela norma ABNT/NBR 10126/1987. Para interpretar desenhos cotados você̂ deve conhecer três elementos básicos: cota ou valor numérico, linha de cota e linha auxiliar.

Quais são os elementos da cota?

Os elementos de cotagem incluem a linha auxiliar, linha de cota, limite da linha de cota e a cota.

Todo Investidor da Americanas Deve Saber Disso - AMER3 - Cortes Luiz Barsi

34 questões relacionadas encontradas

Quais os tipos de cotagem?

De um modo global e dado que nem sempre os elementos a cotar são rectilíneas definem-se dois tipos fundamentais de cotagem: Linear: linhas de cota rectilínea. Angular: linhas de cota não rectilíneas.

Quais são os 4 elementos gráficos para a representação de uma cota?

Os elementos gráficos para a representação da cota são (Figura 17): Linha de cota; • Linha auxiliar; • Limite da linha de cota (seta ou traço oblíquo); • Valor numérico da cota. As linhas auxiliares e de cotas devem ser desenhadas como linhas estreitas contínuas.

O que é NBR 10647?

Nbr 10647 desenho técnico - terminologia.

O que diz a NBR 10067?

Esta Norma fixa a forma de representação aplicada em desenho técnico. O símbolo deste método é representado na Figura 1. O símbolo deste método é representado na Figura 2. O desenho técnico é representado na cor preta.

Quais são as regras gerais de cotagem?

As regras de cotagem segue a NBR 10126, onde mostra que para a cotagem de um desenho são necessários três elementos.
  • Linha de cota: São linhas estreitas, traço continuo, limitadas por setas nas extremidades;
  • Linha de extensão: São linhas estreitas, traço continuo, não devem tocar o contorno da peça.

Qual a importância das linhas auxiliares no desenho?

As cotas são os números que indicam as medidas da peça. A linha de cota é aquela que fica abaixo do número e que tem setas ou traços oblíquos nas extremidades. A linha auxiliar ajuda a ter uma visão melhor do desenho quando a linha de cota não está delimitada dentro do desenho.

Como devem ser feitas as linhas?

As linhas de chamadas devem terminar: a) sem símbolo, se elas conduzem a uma linha de cota (Figura 3); b) com um ponto, se termina dentro do objeto repre- sentado (Figura 4); c) com uma seta, se ela conduz e ou contorna a aresta do objeto representado (Figura 5).

O que é escala de 1 50?

Escala 1:50 (um por cinquenta)

Nessa escala do escalímetro, cada metro de parede no sentido horizontal equivale a dois centímetros no desenho do projeto. Ela proporciona um tamanho ideal para a visualização de detalhes e é muito utilizada em planta baixa e cortes de projeto.

Qual o tipo de linha empregada na cotagem?

Elementos de cotagem

Incluem a linha auxiliar, linha de cota (NBR 8403) limite da linha de cota e a cota.

O que é a NBR 6492?

1.1 Esta Norma fixa as condições exigíveis para repre- sentação gráfica de projetos de arquitetura, visando à sua boa compreensão. 1.2 Esta Norma não abrange critérios de projeto, que são objeto de outras normas ou de legislação específicas de municípios ou estados.

Qual a quantidade máxima de vistas possíveis de acordo com a NBR 10067?

No desenho técnico é possível representar até 6 vistas principais (ortogonais) de um objeto, porém na NBR 10067 recomenda que seja utilizado o menor número possível de vistas, o Page 5 1-7 mais comum é que sejam adotadas 3 (três) vistas principais.

O que são as vistas ortogonais?

Conceito de vistas ortográficas: São as projeções ortogonais nos planos horizontal, vertical e laterais de projeção.

Qual a norma que estabelece princípios gerais de representação em desenho técnico?

NBR 10067/1995 - Princípios gerais de representação em desenho técnico — Páginas Pessoais - UTFPR.

O que é NBR 13142?

Esta Norma fixa as condições exigíveis para dobramentos de cópias de desenho técnico. O formato final do dobramento de cópias de desenhos formatos A0,A1,A2 e A3 deve ser o formato A4. ...

O que uma folha padrão para Desenho Técnico contém?

A folha para o desenho deve conter (ver Figuras 1 e 2): a) espaço para desenho; b) espaço para texto; e, c) espaço para legenda. vertical. ... larguras apropriadas de forma que possível, leve em con-sideração o dobramento da cópia do padrão de desenho, conforme formato A4 (ver Figura 3).

Qual o objetivo principal da norma NBR 8402?

Esta norma fixa as condições exigíveis para a escrita usada em desenhos técnicos e documentos semelhantes. ... E os caracteres devem ser escritos de forma que as linhas se cruzem ou se toquem, aproximadamente, em ângulo reto. A norma NBR 8402 apresenta ainda uma tabela com as proporções e dimensões dos caracteres.

Quais os elementos fazem parte do sistema de cotagem explique cada um deles?

ELEMENTOS DE COTAGEM (consultar a norma ABNT NBR 10126/1987). Incluem: - linha auxiliar (ou linha de chamada), linha de cota, limite da linha de cota e a cota. - as linhas auxiliares e as cotas são desenhadas com linhas estreitas contínuas.

O que representam as cotas AutoCAD?

O AutoCAD já possui um estilo de cota, que é o ISO-25, que sua configuração é preparadas para cotar desenhos onde as unidades de telas são milímetros. Como estamos chamando as unidades de tela de metros precisamos ajustar os valores dos tamanhos dos objetos da cota (linhas,texto,setas..).

Qual a função das cotas em desenho técnico?

A cotagem normaliza o intercâmbio das informações entre as diversas partes envolvidas no projeto. De forma mais ampla, a cotagem pode significar a indicação das medidas, ou características, com a utilização do letreiro técnico, sem indicação de unidade (por exemplo, a medida é descrita por 50, e não por 50 mm).

Artigo anterior
Quanto Mbappé ganha em reais?
Artigo seguinte
Onde se localiza a depressão cuiabana?