O que diz a equação de clapeyron?

Perguntado por: Santiago Matos Correia  |  Última atualização: 12. Januar 2022
Pontuação: 4.3/5 (49 avaliações)

Segundo a equação de Clapeyron, essa constante é igual ao número de mols multiplicada por uma constante R, conhecida como constante universal dos gases ideais, e igual à constante de Boltzmann multiplicada pelo número de Avogadro.

Qual é a equação de estado de um gás perfeito?

2. (UFMT) Termodinamicamente, o gás ideal é definido como o gás cujas variáveis de estado se relacionam pela equação PV = nRT, em que P é a pressão, V é o volume, T é a temperatura na escala Kelvin, R é a constante universal dos gases e vale R = 0,082 atm.

Quando é que se deve usar PV nRT?

um gás é considerado perfeito se suas variáveis de estado seguem a equação PV=nRT, sendo n seu número de moles e R, a constante universal dos gases perfeitos.

Qual é a equação formulada para descrever o comportamento de um gás perfeito ou equação de Clapeyron?

A equação de estado dos gases, ou equação de Clapeyron, descreve o comportamento de um gás ideal e faz a seguinte relação de grandezas: PV = nRT.

O que quer dizer PV nRT?

P.V = n.R.T

P = pressão gerada pelo gás nas paredes do recipiente; V = volume ocupado pelo gás e pode ser expresso em litros ou metros cúbicos; n = número de mol (quantidade de matéria do gás);

Equação de Clapeyron - Brasil Escola

25 questões relacionadas encontradas

Quando usar R 0082?

R = 0,082 atm .

Esta é a constante universal dos gases perfeitos. Mas há aqui uma observação importante: você usará esse valor na equação se os dados estiverem com as mesmas unidades da constante R, ou seja, se a pressão estiver em atm, se o volume estiver em L e se a temperatura estiver em K.

Qual é a equação que descreve a lei do gás ideal?

A Equação de Clapeyron descreve totalmente o comportamento de um gás ideal, pois relaciona suas três variáveis (p, v e t) para qualquer quantidade de matéria (n). Não pare agora... ... T = temperatura do gás, medida na escala kelvin; R = constante universal dos gases perfeitos.

Quais são as características de um gás ideal?

Gás ideal ou gás perfeito é um modelo teórico em que um grande número de partículas diminutas movem-se aleatoriamente com diferentes velocidades, podendo sofrer apenas colisões perfeitamente elásticas entre si.

Quais são as condições para que os gases reais se comportem como ideais?

Gases reais comportam-se como gases ideais quando em regimes de baixas pressões e altas temperaturas; Grande parte dos gases comporta-se de forma similar aos gases ideais.

O que é o número de Mol?

“Mol é a quantidade de matéria de um sistema que contém tantas entidades elementares quantos são os átomos contidos em 12 gramas de carbono-12.” Isso significa que 1 mol de C-12 tem 12 g, da mesma forma que 1 mol de Ca tem 40 g, que 1 mol de H tem 1g, que 1 mol de O tem 16 g e que 1 mol de água tem 18 g.

Quais são as três variáveis de estado de um gás perfeito?

As variáveis de estado dos gases são: pressão, volume e temperatura. Quando estudamos um gás, temos que estudar suas três grandezas fundamentais: pressão, volume e temperatura. Essas grandezas são chamadas de variáveis de estado dos gases porque elas influenciam grandemente suas propriedades e comportamento.

O que é um gás perfeito exemplo?

Gás perfeito é um modelo idealizado para o comportamento dos gases. ... Um gás perfeito se encontra em recipiente fechado, suas moléculas se agitam, essa ação é conhecida como Energia cinética (Ecin) das moléculas. Se aumentarmos a temperatura dentro do recipiente teremos um aumento da Ecin .

Como se calcula o volume de um gás?

Sabendo que o volume de 1 mol de gás na CNTP é 22,4 L, basta multiplicar por 2 para saber o volume de 2 mol. Temos então a resposta, 2 . 22,4 = 44,8 L – letra “d”.

Qual a fórmula de trabalho?

Para o calcular o trabalho de uma força devemos utilizar a fórmula T = F x d, em que:
  1. T – trabalho dado em joules;
  2. F – força dada em newtons;
  3. d – deslocamento do corpo dado em metros.

Qual a diferença da lei geral dos gases e a equação de clapeyron?

Equação de Clapeyron, também conhecida como a lei geral dos gases ideais, é usada para descrever o estado termodinâmico dos gases ideais por meio das grandezas de pressão, volume e temperatura.

O que é o estudo dos gases ideais?

O estudo dos gases compreende a análise da matéria quando se apresenta no estado gasoso, sendo este o seu estado termodinâmico mais simples. ... Normalmente consideramos um gás quando a substância encontra-se no estado gasoso em temperatura e pressão ambiente.

Quando aos gases é correto afirmar que?

Quanto aos gases, é CORRETO afirmar que: a) sob pressão de uma atmosfera e temperatura ambiente, um mol de qualquer gás ocupa o volume de 22,4 litros. b) a equação de estado que relaciona volume, temperatura, pressão e massa de um gás é chamada equação de Clapeyron.

O que é a energia interna de um gás?

Energia interna de um sistema (U) é a soma das energias cinética e potencial das partículas que constituem um gás. Para um gás ideal como não existe interação entre as moléculas, a energia interna é somente a energia cinética. ...

O que é e qual a importância da Lei Geral dos gases?

A lei geral dos gases pode ser utilizada para explicar a mecânica de processos que são afetados pela pressão, temperatura e volume. Por exemplo: os equipamentos de ar condicionado, os sistemas de refrigeração e a formação de nuvens.

Qual é a constante universal dos gases?

Nesta definição, P representa a pressão, V, o volume, n o número de mols, R, a Constante Universal dos Gases e T, a temperatura Kelvin do gás. A Constante Universal dos Gases é: R = 8,31 J/mol K.

Quais são as variáveis de Estado do gás?

Um gás é caracterizado por três grandezas físicas: temperatura, volume e pressão. São as chamadas variáveis de estado, que definem o estado termodinâmico de um gás.

Artigo anterior
O que pode causar eritema?
Artigo seguinte
O que é a cláusula rebus sic stantibus?