Antibióticos que ultrapassam a barreira hematoencefálica?

Perguntado por: Isabela Cristiana Borges Jesus  |  Última atualização: 2. November 2021
Pontuação: 4.9/5 (49 avaliações)

Os antibióticos que atravessam a barreira hematoencefálica com ótima penetração são o trimetoprim, o metronidazol, o cloranfenicol e as sulfonamidas; com intermediária penetração são as penicilinas, as ampicilinas, a oxacilina, a carbenecilina, o ceftriaxone, o moxalactam e as tetraciclinas, e os com baixa penetração ...

O que atravessa a barreira hematoencefálica?

A barreira hematoencefálica (BHE) é uma estrutura que impede e/ou dificulta a passagem de substâncias do sangue para o sistema nervoso central, tais como anticorpos, complemento e fatores de coagulação.

Quais antibióticos agem na parede celular?

A parede celular da bactéria é formada por peptideoglicano. A penicilina e outros antibióticos impedem a síntese completa dele, consequentemente enfraquece a parede celular e a célula sofre lise. Como as células humanas não possuem peptideoglicano, a penicilina possui baixa toxicidade para a célula do hospedeiro.

Quais são as principais classes dos antibióticos citando exemplos?

Os antibióticos de origem natural e seus derivados semi-sintéticos compreendem a maioria dos antibióticos em uso clínico e podem ser classificados em β-lactâmicos (penicilinas, cefalosporinas, carbapeninas, oxapeninas e monobactamas), tetraciclinas, aminoglicosídeos, macrolídeos, peptídicos cíclicos (glicopeptídeos, ...

Porque a penicilina não deve ser administrada por via oral?

Penicilina G benzatina

Ela é mal absorvida a partir do intestino por isso a via oral não é utilizada. É uma penicilina de depósito, pouco hidrossolúvel, e seu uso é exclusivamente intramuscular.

Função e Fisiologia da Barreira Hematoencefálica

32 questões relacionadas encontradas

Qual o sítio é mecanismo de ação da penicilina e similares?

Mecanismo de ação

Como os demais antibióticos beta-lactâmicos, as penicilinas possuem ação bactericida. Elas atuam por inibição da síntese da parede celular bacteriana através do bloqueio da síntese da camada de peptidoglicano da parede celular.

Qual o mecanismo utilizado pela Probenecida que torna a penicilina mais eficaz?

A probenecida atua na fórmula como inibidor competitivo da excreção da ampicilina nos túbulos renais proximal e distal, aumentando assim a concentração sangüínea e prolongando a ação desta.

Qual é a classe dos antibióticos?

Os antibióticos selecionados foram divididos nos seguintes grupos: penicilinas, carbapenêmicos, cefalosporinas, aminoglicosídeos, sulfonamídeos, macrolideos, quinolonas, fluoroquinolonas, glicopeptídeos, lincosamidas, tetraciclinas, anfenicóis e nitromidazólicos.

Quais os mecanismo de ação dos antibióticos?

Mecanismos de ação dos antibióticos
  • Inibição da síntese da parede celular. ...
  • Inibição da síntese proteica. ...
  • Inibição da síntese de ácidos nucleicos. ...
  • Destruição da membrana plasmática. ...
  • Inibição da síntese de folato.

Quais são os mecanismos de ação dos antibióticos?

Os mecanismos de ação dos antibióticos

O antibiótico impede a reprodução do microrganismo, impossibilitando que a bactéria ou vírus continua a se multiplicar no corpo; O antibiótico também pode impedir a formação completa do peptidoglicano, uma substância que deixa a estrutura celular da bactéria muito mais rígida.

Quais antibióticos agem na Transpeptidação?

ampicilina), cefalosporinas e monobactamas. Eles se ligam e inibem enzimas (proteínas ligadoras de penicilina) envolvidas na transpeptidação (ligação-cruzada) do peptidoglicano.

Quais agentes podem causar dano a parede celular bacteriana?

A bacitracina, cicloserina, fosfomicina e a vancomicina interferem na síntese da parede celular interferindo nos percursores da parede celular.

Quais antibióticos que inibem a síntese da parede celular?

Os principais antibióticos polipeptídios que inibem a síntese da parede celular são: a vancomicina (Vancocina) (Vancocid); bacitracina (Nebacetin) (Cicatrene); polimixina B (Lidosporin) (Otosynalar) (Elotin); teicoplanina (Targocid).

Qual é a diferença entre a barreira hematoencefálica e a barreira Hematoliquórica?

Diferencie a barreira hematoencefálica da barreira hematoliquórica: Barreira hematoencefálica (BHE) é uma estrutura de permeabilidade altamente seletiva que protege o Sistema Nervoso Central (SNC) de substâncias potencialmente neurotóxicas presentes no sangue e sendo essencial para função metabólica normal do cérebro.

Como o álcool atravessa a barreira hematoencefálica?

Por ser uma pequena molécula apolar solúvel tanto em água como em lipídeos, o etanol ultrapassa facilmente a barreira hematoencefálica e exerce boa parte dos seus efeitos no sistema nervoso central (Charness et al., 1989).

Qual a importância da barreira hematoencefálica e quais fármacos a atravessam mais facilmente?

A BHE permite a passagem de compostos necessários para o bom funcionamento do cérebro, como nutrientes e hormônios, mas evita que toxinas, antibióticos e outros medicamentos cheguem até ele.

Qual a função e o mecanismo de ação dos antibióticos?

Mecanismo de ação dos antibióticos

Os antibióticos podem atuar inibindo o crescimento ou causando a morte das bactérias causadoras de determinada enfermidade. Os antibióticos podem atuar inibindo o crescimento ou causando a morte das bactérias causadoras de determinada enfermidade.

Como agem os agentes antimicrobianos?

ANTIMICROBIANOS - BASES TEÓRICAS E USO CLÍNICO. Apresentam um múltiplo mecanismo de ação, inibindo a síntese do peptideoglicano, além de alterar a permeabilidade da membrana citoplasmática e interferir na síntese de RNA citoplasmático. Desta forma, inibem a síntese da parede celular bacteriana.

Qual é a função dos antibióticos?

Antibióticos são substâncias capazes de eliminar ou impedir a multiplicação de bactérias, por isso são usados no tratamento de infecções bacterianas. Sua descoberta revolucionou a história da medicina, pois anteriormente muitas pessoas morriam em decorrência de diversos tipos de infecções.

Quais são os antibióticos macrolídeos?

São um grupo de antimicrobianos quimicamente constituídos por um anel macrocíclico de lactona, ao qual ligam-se um ou mais açúcares. Pertencem a este grupo azitromicina, claritromicina, eritromicina, espiramicina, miocamicina, roxitromicina, etc.

Como os antibióticos são classificados de acordo com o espectro de ação?

Segundo a sua ação, os antimicrobianos antibacterianos são classificados em bactericidas e bacteriostáticos. Bactericidas são aqueles capazes de matar ou lesar irreversivelmente as bactérias.

Quais são os antibióticos de amplo espectro?

b) Largo espectro - São antibióticos que atingem grande número de microrganismos nas doses terapêuticas. Ex.: penicilinas de largo espectro, tetraciclinas, cefalosporinas, etc.

Quais os medicamentos podem ter a sua excreção inibida pela probenecida?

O transporte e a eliminação da furosemida, sulfimpirazona e do ácido p-aminobenzóico (PAS) são inibidos pela probenecida.

Qual o provável mecanismo de interação da probenecida com a Cefradina?

Interacções. Não deve ser administrada concomitantemente com probenecida porque esta substância inibe competitivamente a secreção tubular das cefalosporinas, podendo causar um aumento significativo das suas concentrações séricas.

Para que serve o medicamento probenecida?

A probenecida é um remédio para prevenir as crises de gota, pois ajuda a eliminar o excesso de ácido úrico pela urina. Além disso, a probenecida também é utilizada em associação com outros antibióticos, em especial da classe da penicilina, para aumentar o seu tempo no organismo.

Artigo anterior
Quantos é o triplo de 3?
Artigo seguinte
O que é salto triplo?