O que destrói o ozônio são quatro palavras?

Perguntado por: Matias Vasco Cunha Carvalho Lourenço  |  Última atualização: 23. Dezember 2024
Pontuação: 4.5/5 (28 avaliações)

Foram descobertos quatro novos gases que destroem a camada de ozônio, sendo que três são CFCs e um deles é um HCFC. Ouça o texto abaixo! Sabe-se, desde a década de 70, que os gases CFCs (Clorofluorcarbonetos) são os principais responsáveis pela destruição da camada de ozônio.

O que destrói O ozônio?

Seus principais inimigos são produtos químicos como Halon, Tetracloreto de Carbono (CTC), Hidroclorofluorcabono (HCFC), Clorofluorcarbono (CFC) e Brometo de Metila, substâncias controladas pelo Protocolo de Montreal e que são denominadas Substâncias Destruidoras da Camada de Ozônio - SDOs.

Que elemento químico destrói a camada de ozônio?

Descobriu-se que determinadas ações do homem, causadoras de poluição, estavam intensificando o aumento do buraco na camada de ozônio, como, por exemplo, os gases clorofluorcarbonetos, conhecidos como CFCs (os principais CFCs são CCl3F (CFC-11), CCl2F2 (CFC-12), CClF2CClF2 (CFC-114) e CClF2CF3 (CFC-115) ), os quais ...

Como O homem destrói a camada de ozônio?

A lista negra dos produtos danosos à camada de ozônio inclui os óxidos nítricos e nitrosos expelidos pelos exaustores dos veículos e o CO2 produzido pela queima de combustíveis fósseis, como o carvão e o petróleo.

Como O CO2 destrói a camada de ozônio?

A liberação de gás carbônico, óxidos nítricos e nitrosos, e os clorofluorcarbonos na atmosfera impossibilitam a renovação do Ozônio, permitindo que os raios ultravioletas consigam penetrar com maior intensidade na superfície do planeta.

Como a Camada de Ozônio afeta a sua vida - Vídeo Animado

29 questões relacionadas encontradas

O que pode causar a destruição da camada de ozônio?

A camada de ozônio sendo danificada permite que mais UV alcance a superfície da Terra, causando um aumento no número de casos de câncer de pele, dano aos olhos e enfraquecimento do sistema imunológico. Uma exposição excessiva à radiação solar UV pode também danificar a produção agrícola e a vida marinha.

Qual radiação faz com que o ozônio seja destruído e recomposto?

Até que descobriu que os raios ultravioleta do sol podem decompor os CFCs, liberando cloro e desencadeando uma reação química que destrói o ozônio na atmosfera.

O que destrói o meio ambiente?

Há milhares de anos o homem vem degradando a natureza, passo a passo, através de agressões como: as queimadas, as derrubadas de florestas, o desenvolvimento industrial que se tornou o principal responsável pela degradação da natureza e do meio ambiente.

Por que o ozônio é perigoso?

Em humanos, o ozônio afeta o sistema respiratório, sistema cardiovascular e causa mortalidade. Estudos relatam que em humanos, o ozônio tem efeitos nos olhos, pele, sistema imunológico e causa danos no DNA. Vários estudos sobre o efeito do ozônio no sistema respiratório, foram realizados.

O que podemos fazer para evitar a destruição da camada de ozônio?

Menos veículos circulando garante a emissão de menos gases poluentes; Separe o lixo corretamente e descarte baterias e pilhas em lixos próprios para esses materiais. Quando descartados de maneira errada, certos produtos podem contaminar o solo e liberar metais pesados na atmosfera.

Onde está localizado o buraco da camada de ozônio?

O buraco na camada de ozônio é um processo que ocorre normalmente na Terra durante certas épocas do ano e que depois desaparece. A ocorrência do buraco é nas regiões polares do Ártico e Antártida, já que o frio facilita a transformação química dos elementos que reagem com o ozônio.

Qual substância não afeta a camada de ozônio?

Os hidrofluorcarbonetos foram criados como alternativa aos clorofluorcarbonetos, e são gases de refrigeração contendo hidrogênio, flúor e carbono. Por não conterem cloro como os clorofluorcarbonetos, não são destrutivos à camada de ozônio da atmosfera pois o flúor em si não é prejudicial ao ozônio.

Quais são os principais gases responsáveis pela destruição da camada de ozônio e como eles agem nesse processo?

Sabe-se, desde a década de 70, que os gases CFCs (Clorofluorcarbonetos) são os principais responsáveis pela destruição da camada de ozônio. As reações que ocorrem e como o ozônio é degradado por essas substâncias são bem explanados no texto Camada de Ozônio.

Onde se localiza a camada de ozônio por que é importante Preservá-la?

A camada de ozônio localiza-se em uma região da atmosfera, denominada de estratosfera, entre 20 km e 35 km da superfície do planeta Terra. A molécula do gás ozônio é formada por três átomos de oxigênio (O3). A função da camada é garantir a proteção contra os efeitos nocivos dos raios ultravioletas emitidos pelo Sol.

O que o ozônio faz no corpo humano?

Seria uma oxidação, o ozônio é um oxidante, que induz uma oxidação leve e transitório no organismo e o organismo responde a essa oxidação produzindo mais antioxidante. A ozonioterapia consegue ativar o nosso sistema glutationa, que são os sistemas antioxidante endógeno", explica.

Faz mal Respirar ozônio?

A inalação do gás ozônio pode ser deletéria ao sistema pulmonar e possivelmente outros órgãos. A respiração prolongada de ozônio causa toxicidade progressiva, iniciando com tosse e lacrimejamento, podendo ocasionar consequências mais sérias.

É perigoso Respirar ozônio?

A exposição acima de 3 ppm pode causar sintomas como: dificuldades respiratórias, tosse, choque, batimento cardíaco irregular, vertigem, alterações no campo visual, queda de pressão sanguínea, dores no peito e no corpo. A inalação de mais de 20 ppm por 1 hora ou 50 ppm por 30 minutos pode ser fatal.

Qual o produto polui mais?

1. Indústria têxtil. Entre todas as indústrias, a têxtil é a que mais gera efluentes líquidos.

Qual produto polui mais?

Sacolinhas descartáveis, garrafas, embalagens e papel filme para embalar alimentos, tudo feito de plástico, são os quatro itens mais comuns encontrados entre os objetos que poluem os mares, constituindo quase metade dos dejetos de origem humana, de acordo com a pesquisa.

Como o ser humano destrói a atmosfera?

O uso de combustíveis fósseis, como carvão mineral e petróleo, é uma das atividades que mais emitem este gás. Desde a Revolução Industrial, houve um aumento de 35% da quantidade de dióxido de carbono na atmosfera. Atualmente, considera-se que ele seja responsável por 55% das emissões mundiais de gases de efeito estufa.

É verdade que a destruição da camada de ozônio é chamada de efeito estufa?

Porém, gases capazes de destruir a camada de ozônio são também gases de efeito estufa, como é o caso do CO2, dos óxidos de nitrogênio, dos CFCs e dos hidrofluorcarbonetos (HFCs), todos com concentração acima da média por causa das atividades humanas.

Como o ozônio é formado?

Na estratosfera, o ozônio é formado quando a radiação ultravioleta, de origem solar, interage com a molécula de oxigênio, quebrando-o em dois átomos de oxigênio (O). O átomo de oxigênio liberado une-se a uma molécula de oxigênio (O2), formando assim o ozônio (O3).

O que é necessário para recuperar a camada de ozônio?

Acordos globais para diminuir as emissões de gases poluentes são as principais responsáveis para a recuperação da camada de ozônio.

Como a camada de ozônio protege a Terra?

Essa camada protege a Terra dos efeitos danosos da radiação do Sol, como um escudo protetor, absorvendo os raios ultravioletas (UV), que podem ser prejudiciais ao homem, aos animais e até aos vegetais, pois eles podem causar problemas de saúde, como câncer de pele (carcinoma basocelular e melanoma); catarata nos olhos; ...

Qual é o maior poluente da camada de ozônio?

Alguns gases estão entre os mais nocivos emitidos na atmosfera, capazes de alterar a camada de ozônio, são eles: Halom (CBrCtF2) Tetracloreto de carbono (CTC)

Artigo anterior
Quais são as técnicas da biotecnologia?
Artigo seguinte
O que significa o triângulo na maçonaria?