O que é um cateter?

Perguntado por: Luciana Melissa Rodrigues  |  Última atualização: 2. November 2021
Pontuação: 4.9/5 (57 avaliações)

Em medicina, cateter ou catéter é um tubo que pode ser inserido em um vaso sanguíneo ou canal, com objetivo diagnóstico ou terapêutico, possibilitando a drenagem ou injeção de fluidos ou ainda o acesso de instrumentos cirúrgicos.

Qual a função de um cateter?

É um exame padrão-ouro para diagnosticar qualquer tipo de lesão nas artérias coronárias, o que, por sua vez, consegue indicar lesão no músculo cardíaco.

Quais são os tipos de cateter?

  • 1- Cateter Jelco intravenoso. Este modelo é composto por uma agulha e um revestimento flexível. ...
  • 2- Cateter duplo J. O cateter duplo J é responsável pela drenagem da urina, que parte do rim e vai até a bexiga. ...
  • 3- Cateter nasal. ...
  • 4- Cateter arterial periférico. ...
  • 5- Cateter Venoso Central.

Como se coloca um cateter?

O catéter é colocado com um procedimento cirúrgico simples, realizado pelo cirurgião vascular. O paciente é sedado e com anestesia local o cirurgião faz um pequena incisão no pescoço por onde ele coloca o catéter. Geralmente, é possível ir para casa no mesmo dia do procedimento.

Quais os tipos de cateter é para que serve?

Existem dois tipos de cateteres: o cateter venoso periférico, que é a introdução de um cateter nos membros, como braço, mão e perna; e o cateter venoso central, que é usado em pacientes que necessitam de quantidades maiores de medicamento e soro, bem como de medicações específicas, como quimioterapia ou dieta parental.

Cateter: quando é indicado, quais são e principais cuidados.

35 questões relacionadas encontradas

Qual cateter mais usado?

Cateter Venoso Central – Utensílio inserido em veias centrais (jugulares internas, femorais ou subclávias); é o tipo de CVC mais utilizado. É de extrema importância que o profissional esteja preparado para manipulação desse utensílio, uma vez que o uso inadequado pode prejudicar a saúde do paciente.

Quais os tipos de cateteres e seus cuidados?

Tipos de cateter
  • Cateter Jelco intravenoso – trata-se de um material médico básico, usado para introdução de medicamentos na corrente sanguínea. ...
  • Cateter duplo J – é usado para fazer a drenagem da urina dos rins até a bexiga.

Como é colocado o cateter na bexiga?

Como se faz? É realizado, normalmente, sob sedação anestésica. O cirurgião acessa o canal urinário com uma microcâmera introduzida pela uretra, localiza o meato ureteral na bexiga e posiciona, através dele, o cateter duplo J.

Quanto tempo demora para colocar um cateter?

Através de um procedimento cirúrgico simples, realizado pelo cirurgião vascular, é instalado após anestesia local, a duração costuma ser de 30 minutos a 1 hora e o paciente pode ter alta no mesmo dia. Se necessário, poderá até receber o medicamento logo após.

Como é feita a heparinização?

Para desobstrução do cateter, deve-se fazer regularmente a heparinização de cateter, que consiste na aplicação de uma solução anticoagulante de SF 0,9% e heparina nos acessos venosos.

Quais são os tipos de cateteres venosos periféricos?

Catéter venoso periférico

Existem vários tipos de dispositivos para este acesso, dentre eles, Jelco, Scalp, Abocath, entre outros. É considerado um dos procedimentos invasivos mais comuns e é usado para administração de fluidos, nutrientes, medicações, sangue e derivados.

Quais são os tipos de acesso?

Tipos de acesso venoso. Pode ser dividido em duas principais modalidades: acesso venoso central e acesso venoso periférico. Cada um deles tem suas especificidades e indicações, que serão discutidas abaixo.

Quais são os tipos de Jelco?

Os jelcos são numerados em números pares do 14 (maior e mais calibroso) até o 24 (menor e mais fino). Cada numeração tem uma indicação específica, como você pode ver abaixo: Jelco 14 e 16: usado em adolescentes e adultos, em cirurgias importantes e sempre que é necessário infundir grandes quantidades de líquidos.

Para que serve o cateter no rim?

O cateter Duplo J serve para manter o canal urinário aberto. Portanto, costuma ser usado nas situações em que há um cálculo ureteral ou um tumor que esteja invadindo o ureter ou um tumor de ureter. Para os casos de tumor de ovário ou de útero que estejam apertando esse canal e obstruindo o rim, também é indicado.

É perigoso fazer o cateterismo?

É natural que, por se tratar de um procedimento invasivo, o cateterismo cardíaco tenha riscos. O risco de complicações graves (infarto, derrame cerebral e sangramento no local de punção) é, em geral, muito baixo (menor que 1%).

O que não pode fazer depois do cateterismo?

Depois que o paciente de um cateterismo pelo punho for liberado para casa, a recomendação é de não fazer grandes esforços com o braço direito, no qual foi feito o exame, nas primeiras 24 horas, ou seja, não dirigir, não pegar peso.

Quanto tempo leva para colocar um cateter Duplo J?

A cirurgia de colocação de um cateter duplo J é um procedimento endoscópico que requer anestesia e em geral dura menos de 1 hora, por vezes até menos que esse intervalo de tempo.

Como é feito o cateter para quimioterapia?

Consiste em um dispositivo composto por um cateter longo que fica posicionado dentro de uma veia de grande calibre ligado a um reservatório localizado abaixo da pele, onde será realizada a punção e infusão da medicação. Eles são feitos em diversos diâmetros e comprimentos e de diferentes tipos de materiais.

Como aliviar a dor do cateter Duplo J?

Alguns pacientes têm baixa tolerância ao duplo J e este pode incomodar muito. O importante é ingerir bastante liquido e esvaziar a bexiga periodicamente não esperando ela fica muito cheia. Pode ser útil também usar antiespamódicos para aliviar a dor.

Qual anestesia para colocar cateter duplo J?

O procedimento é realizado com anestesia geral, sempre em ambiente hospitalar. O tempo de permanência hospitalar varia de 12h a 36h após o procedimento, exceto nos casos de alteração de função renal ou de infecção renal (pielonefrite).

É normal sentir dor com cateter duplo J?

O cateter duplo J pode causar uma série de sintomas, como aumento da frequência urinário, urgência urinária, dor ou ardência para urinar, incontinência urinária, presença de sangue na urina, esvaziamento incompleto da bexiga, desconforto pélvico e dor na região lombar.

Quanto tempo de repouso após retirada do cateter duplo J?

Considerando apenas a retirada do cateter duplo J, é recomendado tão somente um repouso relativo, não realizando atividades físicas, por um período de 3-5 dias, devido à manipulação das vias urinárias e risco de sangramento (hematúria). Não há restrição dietética para este caso.

Quais os tipos de cateteres para um acesso central?

Cateter venoso central temporário (não tunelizado): Esse é o tipo de acesso mais utilizado em pacientes internados em unidade de terapia intensiva e semi-intensiva ou nos casos de cirurgias de grande porte.
...
  • veia jugular interna (VJI)
  • veia subclávia (VSC)
  • veia femoral (VF)
  • veia jugular externa (VJE);
  • veia antecubital.

Quais os tipos de cateterismo E a diferença entre eles?

Existem dois tipos de cateter: o venoso periférico e o venoso central. O primeiro é utilizado em procedimentos cotidianos, em membros, como braço, mão e perna; enquanto o segundo é usado em pacientes que necessitam de quantidades maiores de medicamento e soro ou dieta parental.

Quais os cuidados de enfermagem com acesso venoso?

Cuidados com o acesso venoso periférico
  1. Sempre lavar as mãos antes de entrar em contato com o paciente;
  2. Verificar se o acesso está bem fixado na pele;
  3. No momento do banho, proteger o acesso e evitar com que caia água no local – isso pode ser feito com plástico;

Artigo anterior
A estátua de zeus no olimpo foi esculpida por?
Artigo seguinte
Como entra por a pagina google em anonimo?